PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

13 julho 2020

Volta da torcida ao estádio é desafio à saúde

Realidade distante no Brasil, retorno de público já é possível em países da Europa, mas sob vigilância dos casos de Covid-19

As torcidas pernambucanas já anotaram o próximo domingo (19) na agenda, quando o Campeonato Pernambucano recomeça e o grito de gol preso na garganta pode voltar a sair. Mas dentro de casa. Após três meses de paralisação, o Estadual irá voltar sem torcida, assim como a Copa do Nordeste, no dia 21. Restrições de público em eventos esportivos é uma das medidas para impedir a proliferação do novo coronavírus, no entanto, alguns países europeus liberaram as arquibancadas na reta final da temporada e já se observa movimentações para replicar a decisão controversa em plena pandemia no Brasil.

Ao menos na elite do futebol são poucos que sinalizaram a presença de público neste momento. Liga dos Campeões, Liga Europa e os campeonatos mais tradicionais do Velho Continente em andamento, como a Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha) e Serie A (Itália), não abriram os portões. Em contrapartida, ligas sem alcance global são maioria na flexibilização do cenário. Apenas seis países posicionados entre os 50 melhores do último ranking da Fifa autorizam torcedores em seus estádios.

Após o cancelamento do campeonato nacional, a final da Copa da França marca a retomada do futebol francês no dia 24 de julho. A decisão entre PSG e Saint-Ettiene, no Stade de France, contará com até cinco mil pessoas. Contudo, a Federação Francesa deseja aumentar a ocupação em até 30% da capacidade permitida pelo governo. Em evolução no combate à Covid-19, o país contabiliza pouco mais de 207 mil casos e 29.982 mortes até o fechamento desta matéria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário