PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

23 novembro 2016

Alexandre Arraes sancionou a lei que cria a Unidade de Conservação Eduardo Henrique Accioly Campos

Resultado de imagem para eduardo Campos

O prefeito de Araripina Alexandre Arraes sancionou ontem (22) a lei municipal 2815,  criando a Reserva de Floresta Urbana Eduardo Henrique Accioly Campos, uma justa  homenagem ao ex-governador que muito fez por Araripina.
O Parque criado, é onde  funciona atualmente a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAD), uma área no centro da cidade abrangendo 58.707,92 m2 (5,87 ha)

De acordo com informações da secretária de Meio Ambiente Cristina Alencar Arraes, a reserva Objetiva primordialmente a proteção da biodiversidade, a recreação, a pesquisa, a interpretação, a Educação Ambiental e o uso turístico de base sustentável no município.

Estudos mostram que, em muitas áreas do estado de Pernambuco, o bioma Caatinga encontra-se em processo de desertificação. Na Região do Araripe, no estado de Pernambucano, existem diversas pressões antrópicas sobre os recursos florestais, colocando em situação de risco diversas espécies endêmicas. A criação dessa Unidade visa recuperar e proteger espécies da caatinga. Após sua criação pretende-se enriquecer a Unidade com árvores nativas em processo de extinção, criando-se um banco de germoplasma para região. A implantação da Unidade evitará artificializar demasiadamente a paisagem, criando um cenário de extrema beleza e melhoria da qualidade de vida no seu entorno. A sua criação e implantação alinha-se aos compromissos internacionais do Brasil de proteger o ambiente, conforme metas estabelecidas pela ONU. O principal instrumento da implantação da Unidade de Conservação na Categoria de Reserva de Floresta Urbana Eduardo Henrique Accioly Campos será o seu Plano de Manejo, a ser elaborado com a participação da FACIAGRA (Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina) através de convênio com a Autarquia Educacional de Araripina - AEDA, instituição gestora das faculdades FACIAGRA, FACISA (Faculdade de Ciências Sociais de Araripina) e FAFOPA (Faculdade de formação de Professores de Araripina) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

ACE - PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário