PREFEITURA DE TRINDADE

SARGENTO EDYMAR

23 março 2015

Fernando Bezerra Coelho confirma audiência pública do Senado em Petrolina para discutir fruticultura irrigada e estiagem

Fernando FBCPetrolina sediará, no próximo dia 10 de abril, uma audiência pública para discutir a situação da fruticultura irrigada e a estiagem no Vale do São Francisco. A iniciativa é do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), que confirmou o evento com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Todos os integrantes da comissão de Agricultura do Senado deverão participar.
O senador fez um pronunciamento sobre o tema no dia 6 de março, na Tribuna do Senado. Na ocasião, ele chamou a atenção do Governo Federal e apresentou uma pauta de reivindicações entregue pelos produtores da região, que prevê medidas como a suspensão do plantio de novas áreas internas e externas nos perímetros irrigados, a aquisição de equipamentos de bombas flutuantes para bombeamento subsidiários, obras estruturais nos canais de chamada que permitam plena captação do sistema de bombeamento, e a retirada da tarifa bandeira vermelha dos consumidores, cuja energia se destina a irrigação de áreas localizadas na região do semiárido nordestino.
“Temos 94% dos empreendimentos de irrigação no Vale do São Francisco compostos por pequenos produtores com até 20 hectares de terra plantados. Se não tivermos ações do Governo Federal para minimizar os efeitos da estiagem, o setor será gravemente atingido, gerando muito desemprego”, disse Fernando.
O ministro Gilberto Occhi, que garantiu empenho para a produção no Vale do São Francisco, confirmou a participação de representantes do ministério na audiência pública.
Região
O Vale do São Francisco está entre os maiores produtores de fruticultura irrigada do mundo, com um faturamento anual que ultrapassa os R$ 2 bilhões, sendo R$ 440 milhões resultado das exportações de uvas e mangas. Este arranjo produtivo envolve municípios de Pernambuco e da Bahia e gera mais de 240 mil empregos diretos. (Foto: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário