PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

08 maio 2015

Para reforçar o Pacto Pela Vida, Governo do Estado anuncia concursos para polícias

Melhorias em câmeras e ações junto aos jovens também foram medidas divulgadas

Anúncio foi feito no Palácio do Campo das Princesas
Foram anunciadas, na manhã desta quinta-feira (7), novas ações para o programa Pacto Pela Vida. Entre os destaques, estão a realização de concursos públicos para as polícias Militar, Civil e Científica, totalizando 2.366 vagas, e o fortalecimento de ações junto à juventude. As medidas foram divulgadas pelo governador Paulo Câmara junto a secretários estaduais. A cerimônia ocorreu no Palácio do Campo das Princesas.
No caso dos concursos, devem ser abertas 1.500 vagas para soldados da Polícia Militar, 500 para agentes da Polícia Civil, 50 para escrivães e 316 para a Polícia Científica, além das 100 oportunidades para delegados, cujas provas estão temporariamente suspensa por conta de problemas na escolha da organizadora. Os certames devem ocorrer ainda este ano. Os profissionais aprovados devem começar a trabalhar em 2016.
Outra medida anunciada foi o remanejamento, sem custo, de 100 câmeras, que deixarão postes de sete metros e serão instaladas na cobertura de edifícios. Com isso, o videomonitoramento no Estado será potencializado de um raio de 400 metros para até três quilômetros. Além da Região Metropolitana do Recife, o processo de elevação das câmeras será feito nas cidades de Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão do São Francisco).
Ainda nesse segmento, Paulo Câmara assinou um termo de cooperação técnica para a prestação de assistência jurídica integral e gratuita, pela Defensoria Pública do Estado, em processos judiciais criminais. O serviço será oferecido aos policiais militares e civis, além de bombeiros militares, que não possuam condições financeiras de custear as despesas processuais e os honorários advocatícios.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) também integra as ações de reforço do Pacto Pela Vida. Uma das medidas será a ampliação do Programa Jovem Aprendiz, através do aumento de 2% para 5% do número de vagas para esse público em órgãos públicos. Deverão ser abertas mil novas vagas. Dessas, 400 serão destinadas a egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).
Um projeto de lei a ser encaminhado em regime de urgência à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) também prevê que o Governo dê uma bolsa de R$ 200 para 300 jovens que estão no Centro de Juventude de Santo Amaro. O objetivo é evitar que eles tenham envolvimento com o tráfico de drogas.
Por fim, a solenidade também marcou o lançamento do Selo Pacto pela Vida de Prevenção Social, que será concedido à pessoas físicas e jurídicas que implementem ações de inclusão social da criança e da juventude, ou que contribuam para garantir oportunidades de emprego e inserção social a adolescentes e jovens, egressos ou que estejam submetidos aos sistemas socioeducativo e prisional, bem como os beneficiários do Programa Atitude. Com validade de um ano, a contar da publicação da certificação em veículo de comunicação oficial, o selo poderá ser renovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário