13 fevereiro 2014
"VERGONHA DILMA" Obra da Transnordestina a passos de tartaruga
O processo de remobilização das atividades tem outro entrave para a Transnordestina Logística S.A (TLSA), empresa responsável pela obra, além do atual marasmo de canteiros sem trabalhadores. O balanço da Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) considerava, em outubro de 2013, o prazo de 36 meses para a entrega de 100% da ferrovia. Isso levando em conta o reinício imediato da obra, com conclusão agendada, portanto, para setembro de 2016. De outubro para cá, as empresas que vão substituir a construtora Odebrecht na obra não foram anunciadas, o que leva teoricamente o prazo final para o primeiro semestre de 2017.
Já são quatro meses sem obras de engenharia depois que a Odebrecht anunciou a saída do projeto, extraoficialmente por impasses no contrato financeiro com a TLSA. A Odebrecht tinha um pleito antigo para que o valor de R$ 5,4 bilhões fosse reajustado. O aditivo só saiu em outubro de 2013, confirmando o valor atual de R$ 7,5 bilhões, quando a Odebrecht já estava fora do circuito.
A TLSA se pronunciou por nota, na qual afirma que a construção da ferrovia Transnordestina está em curso e terá seu ritmo intensificado nas próximas semanas. “Estão sendo mobilizados equipes, equipamentos e materiais para as novas frentes de trabalho que estão sendo instaladas”. Já o ministério não retornou os questionamentos do Diário.
Vale lembrar que a obra foi iniciada em 2006 com valor de R$ 4,5 bilhões, orçamento de maio de 2005, e foi reajustada acima do índice do IPCA, que mede a inflação no país. Esse valor estaria em R$ 6,9 bilhões em dezembro do ano passado, caso utilizasse o índice.
A obra é dividida em cinco trechos: Missão Velha/CE – Salgueiro/PE (96 quilômetros), Salgueiro/PE – Trindade/PE (163 quilômetros), Trindade/PE – Eliseu Martins/PI (420 quilômetros), Salgueiro-PE – Suape/PE (522 quilômetros) e Pecém/CE – Missão Velha/CE (527 quilômetros). Segundo o balanço do ministério, o único traçado 100% concluído é de Salgueiro/PE a Missão Velha/CE. Já os mais de 500 quilômetros que complementam o traçado do Ceará, que vão de Missão Velha até o Porto de Pecém, estão com atividades praticamente zeradas.
Números
R$ 7,5 bilhões é o valor do contrato da ferrovia Transnordestina; 100% do trecho Salgueiro-Missão Velha estão concluídos. (Fonte: Agência Brasil/foto reprodução)
12 fevereiro 2014
Araripina promove o 1º curso de atualizações e Regras de Futebol e Futsal
A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Esportes estará promovendo entre os dias 20 a 23 de fevereiro, no Auditório Charles Luciano - FACIAGRA, o 1º Curso de atualizações e Regras de Futebol e Futsal. O convidado para apresentar o andamento foi o profissional reconhecido pelas Federações Pernambucanas de Futebol e Futsal – Ricardo Jorge Ribeiro.
O objetivo do curso é reciclar os conhecimentos dos árbitros, com as novas regras de arbitragem, mecânica de arbitragem, preenchimento de súmulas, além das aulas práticas que serão apresentadas.
O curso servirá para professores, estudantes de Educação Física e árbitros amadores que já atuam no segmento. Proporcionando mais segurança, conhecimento e aptidões para o exercício a arbitragem nos eventos esportivos que venham participar. As inscrições são gratuitas e já acontecem na Secretaria de Esportes, localizada na Rua Agamenon Magalhães, s/n, Centro - das 08h às 13h, munidos de identidade, CPF e comprovante de residência.
ASCOM - PMA
O objetivo do curso é reciclar os conhecimentos dos árbitros, com as novas regras de arbitragem, mecânica de arbitragem, preenchimento de súmulas, além das aulas práticas que serão apresentadas.
O curso servirá para professores, estudantes de Educação Física e árbitros amadores que já atuam no segmento. Proporcionando mais segurança, conhecimento e aptidões para o exercício a arbitragem nos eventos esportivos que venham participar. As inscrições são gratuitas e já acontecem na Secretaria de Esportes, localizada na Rua Agamenon Magalhães, s/n, Centro - das 08h às 13h, munidos de identidade, CPF e comprovante de residência.
ASCOM - PMA
RECIFE: Prefeito Alexandre Arraes solicita mais segurança para Araripina
O prefeito Alexandre Arraes (PSB) esteve em companhia da primeira dama, Roberta Arraes para juntos solicitar da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco – SDS mais segurança para o município que vem sofrendo um grave aumento nas ocorrências criminais.
O prefeito relatou ao secretário de estado, Alessandro Carvalho Liberato de Mattos sobre as necessidades e solicitou duas importantes ações: uma delas foi a disponibilidade de um delegado para plantões na Delegacia local nos finais de semana, e a criação da Companhia de polícia Independente para Araripina.
Para Alexandre Arraes, estas duas medidas irão diminuir significativamente o nível de violência em nosso município pelo aumento do efetivo policial e pela agilidade na tramitação dos inquéritos.
ASCOM - PMA
O prefeito relatou ao secretário de estado, Alessandro Carvalho Liberato de Mattos sobre as necessidades e solicitou duas importantes ações: uma delas foi a disponibilidade de um delegado para plantões na Delegacia local nos finais de semana, e a criação da Companhia de polícia Independente para Araripina.
Para Alexandre Arraes, estas duas medidas irão diminuir significativamente o nível de violência em nosso município pelo aumento do efetivo policial e pela agilidade na tramitação dos inquéritos.
ASCOM - PMA
AGENCIA DO BANCO DO BRASIL DE SIMÕES-PI É NOVAMENTE ASSALTADA POR BANDIDOS FORTEMENTE ARMADOS
![]() |
| IMAGEM ILUSTRATIVA |
A agência do Banco do Brasil de Simões, 440 km de Teresina, foi assaltada na manhã desta quarta-feira (12), sob intenso tiroteio entre assaltantes e a polícia.
Segundo informações da população, quatro pessoas teriam sido levadas, pela quadrilha como reféns após o roubo, entre elas o gerente e o segurança da agência bancária.
"Ouvimos tiros para todos os lados na região da agência do Banco do Brasil em Simões", declarou o advogado Edilberto de Carvalho Gomes, que mora na cidade.
Muitos moradores saíram correndo do centro da cidade para evitar que fossem vítimas de balas perdidas.
Pelo menos quatro homens estavam envolvidos no assalto que fugiram após a ação criminosa em uma caminhonete. A quantia levada pelo bando ainda não foi revelada.
Adolescentes de Araripina serão imunizadas contra HPV
A Secretaria de Saúde de Araripina forma uma grande equipe de enfrentamento, dando início a preparação para a campanha de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano).
Em reunião, nesta tarde (11) com a equipe de Comunicação da PMA, a coordenadora do PNI – Programa Nacional de Imunização, Giovanna Modesto falou da importância desta campanha que acontecerá entre o período de 10 de Março a 10 de Abril do corrente ano.
“Iremos estar com várias equipes em determinados locais, seja nas escolas municipais, estaduais e particulares, além das estratégias de Saúde da Família para que o maior número de adolescentes entre 11 a 13 anos de idade possam receber a vacina contra o HPV”, frisou Giovana.
A Secretaria de Saúde irá enviar para a ASCOM – PMA todo o gráfico com as datas, horários e locais que será realizado a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano no município de Araripina.
Saiba mais:
O HPV é um vírus transmitido pelo contato com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, e constitui um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero. É o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres.
O material técnico sobre a doença e o guia prático com perguntas e respostas sobre o HPV foram encaminhados através do Ministério da Saúde em parceria com Estados e Municípios. Além disso, está sendo confeccionado material gráfico do tipo cartazes e folders, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da imunização de adolescentes.
ASCOM - PMA
Em reunião, nesta tarde (11) com a equipe de Comunicação da PMA, a coordenadora do PNI – Programa Nacional de Imunização, Giovanna Modesto falou da importância desta campanha que acontecerá entre o período de 10 de Março a 10 de Abril do corrente ano.
“Iremos estar com várias equipes em determinados locais, seja nas escolas municipais, estaduais e particulares, além das estratégias de Saúde da Família para que o maior número de adolescentes entre 11 a 13 anos de idade possam receber a vacina contra o HPV”, frisou Giovana.
A Secretaria de Saúde irá enviar para a ASCOM – PMA todo o gráfico com as datas, horários e locais que será realizado a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano no município de Araripina.
Saiba mais:
O HPV é um vírus transmitido pelo contato com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, e constitui um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero. É o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres.
O material técnico sobre a doença e o guia prático com perguntas e respostas sobre o HPV foram encaminhados através do Ministério da Saúde em parceria com Estados e Municípios. Além disso, está sendo confeccionado material gráfico do tipo cartazes e folders, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da imunização de adolescentes.
ASCOM - PMA
EM RECIFE, DIRETO DO FACEBOOK DO PREFEITO ALEXANDRE ARRAES
Bom dia a
todos. Ontem estive com o secretário estadual de defesa social, Alessandro
Carvalho Liberato. Pedi urgência na situação de Araripina, de início duas reivindicações.
A primeira foi a disponibilidade de um delegado para plantões na delegacia
local durante os finais de semana para não precisar se deslocar até Ouricuri
para queixas.
A segunda foi a criação da Companhia de Polícia Independente para Araripina. Com estas duas solicitações acredito que irá diminuir significativamente o nível de crimes e violências em nossa cidade com o aumento de efetivo policial e na agilidade de tramitações dos inquéritos. Pedi urgência urgentíssima. Um abraço a todos.
A segunda foi a criação da Companhia de Polícia Independente para Araripina. Com estas duas solicitações acredito que irá diminuir significativamente o nível de crimes e violências em nossa cidade com o aumento de efetivo policial e na agilidade de tramitações dos inquéritos. Pedi urgência urgentíssima. Um abraço a todos.
“Araripina terá mais investimentos para a cultura municipal”, diz secretário.
Na última semana o secretário de Cultura, Juventude e Turismo de Araripina, Lídio Santiago esteve na capital Pernambucana em reunião com secretarias do Estado, no interesse de buscar novos recursos e investimentos para sua pasta que vem atendendo uma grande demanda de oportunidades para a juventude da cidade.
Santiago, reuniu-se na Secretaria da Criança e Juventude com o secretário - Pedro Eurico e a gerente da Juventude de Pernambuco, Cristina Lima para reforçar a solicitação da atenção a criança da Casa da Juventude de Araripina, do qual, em parceria com o Estado irão proporcionar um espaço Cultural para os jovens Araripinenses proporcionando várias atividades de inclusão social: Hip Hop, capoeira, teatro, cinema, dança, além de vários cursos profissionalizantes.
Para o secretário Lídio, o apoio que o prefeito Alexandre Arraes vem dando para o desenvolvimento juvenil em Araripina motiva e determina a equipe da sua Secretaria.
“Com o apoio e a confiança que o prefeito vem favorecendo aos trabalhos que estamos buscando desenvolver, vamos criar este espaço, e a atenção que tivemos do secretário de Estado, logo logo, iremos abrir nossa Casa para a Juventude se sentir mais segura e mais privilegiada”, destacou.
ASCOM – PMA
Santiago, reuniu-se na Secretaria da Criança e Juventude com o secretário - Pedro Eurico e a gerente da Juventude de Pernambuco, Cristina Lima para reforçar a solicitação da atenção a criança da Casa da Juventude de Araripina, do qual, em parceria com o Estado irão proporcionar um espaço Cultural para os jovens Araripinenses proporcionando várias atividades de inclusão social: Hip Hop, capoeira, teatro, cinema, dança, além de vários cursos profissionalizantes.
Para o secretário Lídio, o apoio que o prefeito Alexandre Arraes vem dando para o desenvolvimento juvenil em Araripina motiva e determina a equipe da sua Secretaria.
“Com o apoio e a confiança que o prefeito vem favorecendo aos trabalhos que estamos buscando desenvolver, vamos criar este espaço, e a atenção que tivemos do secretário de Estado, logo logo, iremos abrir nossa Casa para a Juventude se sentir mais segura e mais privilegiada”, destacou.
ASCOM – PMA
Mendonça denuncia vice-líder do PT na Secretaria da Mulher
O líder do Democratas na Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), anunciou nesta terça-feira (11/2) que o partido entrou com uma denúncia na Secretaria da Mulher contra o vice-líder do PT, Zé Geraldo (PA).
A Secretaria da Mulher é composta pela Procuradoria da Mulher, liderada pela deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA); e pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher, chefiada por Jô Moraes (PCdoB-MG).
“O deputado Zé Geraldo subiu à tribuna para ler uma nota de um conselho municipal de uma cidade do Pará caluniando, mentindo, diminuindo e falando da intimidade da médica cubana. Falando dos encontros dela. Uma atitude discriminatória que atinge os direitos fundamentais na condição de ser humano da doutora Ramona e atinge os direitos dela na condição de mulher”, denunciou Mendonça Filho.
O município paraense em questão é reduto eleitoral do petista, que ainda acusou a refugiada de ser uma profissional “que não tem como prestar um bom serviço à população”. As declarações foram feitas na última quarta (5/2), logo após ela ter abandonado o programa sob a alegação de ter sido enganada pelos governos brasileiro e cubano e por só receber 10% do valor pago aos seus colegas não-cubanos.
“O cubano não pode ser tido como um ser menor, um ser humano reduzido à condição de 10% de um médico espanhol ou português. O cubano tem que ser tratado com respeito, com dignidade, no mesmo patamar”, defende o democrata.
Na representação encaminhada à secretaria, o partido acusa Zé Geraldo tomando como base a Declaração sobre a Eliminação da Violência contra a Mulher, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. Na definição do manifesto, configura-se como violência baseada no gênero quando “um ato é dirigido contra uma mulher, porque é mulher, ou quando atos afetam as mulheres de forma desproporcional”.
HORÁRIO DE VERÃO TERMINA DOMINGO 16/02

O horário de verão termina no próximo domingo, dia 16, no Distrito Federal e outros dez estados. À meia-noite de sábado para domingo os relógios devem ser atrasados em uma hora, para que o horário volte ao normal. O Ministério de Minas e Energia (MME) estima que a economia deve chegar a R$ 400 milhões com a redução do consumo de energia durante o período. Além disso, R$ 4,6 bilhões em investimentos em geração e transmissão de energia deixarão de ser gastos. Na próxima semana, o ministério deverá divulgar um balanço.
Na terça-feira passada (4), um apagão atingiu 12 estados e o Distrito Federal afetando 12 milhões de pessoas. A causa do problema ainda não foi oficializada pelo governo federal. A presidente Dilma Rousseff cobrou do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que apure se os operadores estão fazendo a manutenção adequada de sua rede de para-raios. Há suspeita de que descargas elétricas (raios) podem ter causado o apagão.
Desde o dia 20 de outubro, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, além do Distrito Federal adotaram o horário de verão É o 38º ano em que o horário de verão é utilizado no Brasil. Em 2012, o montante economizado pelo país com o racionamento ficou entre R$ 130 e R$ 150 milhões. A redução da demanda por energia no horário de pico (entre 19h e 21h) é de até 4,5%, e o consumo de energia cai 0,5% durante o horário de verão.
O horário de verão começa no terceiro domingo do mês de outubro, e é mantido até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.
Fonte - Agência O Globo
Assinar:
Postagens (Atom)




.jpg)


