PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

20 novembro 2019

Gonzaga Patriota destaca ações realizadas a favor da segurança pública de Pernambuco

Clipping
Gonzaga Patriota destaca ações realizadas a favor da segurança pública de Pernambuco
Ações do Governo de Pernambuco foram destaque, nesta terça-feira (19), no pronunciamento do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O parlamentar falou sobre a capacitação oferecida para gestores e técnicos municipais da Assistência Social e ressaltou, mais uma vez, o boletim com dados criminais do Estado.
“O Governo do Estado de Pernambuco está treinando pessoas para o combate ao tráfico. E o outro pronunciamento, o próprio governador Paulo Câmara levantou uma queda na criminalidade do Estado.  O indicador da criminalidade violenta recuou 18,88%, caindo de 10,91 para 8,85 por 100 mil habitantes”, disse.
Patriota acredita que esse resultado é fruto de uma ação conjunta entre os governos, policias e a sociedade. “O governo do Estado, os governos municipais, as polícias, principalmente, a do Estado, em parceria com a sociedade conquistaram de volta para Pernambuco o chamado Pacto Pela Vida”. O socialista encerrou o discurso parabenizando o governador Paulo Câmara pelas ações em prol ao combate à criminalidade no Estado.
A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgou recentemente o Boletim Trimestral da Conjuntura Criminal em Pernambuco referente ao 2º trimestre deste ano. O documento esboça o perfil da criminalidade violenta em Pernambuco entre os meses de janeiro a junho efetuando a comparação com igual período do ano anterior. Também traz dados de crimes violentos letais e intencionais – CVLI, referentes aos dois últimos períodos de vigência do Pacto pela Vida.
Entre os dados apresentados no boletim, está registrado que, no segundo semestre desse ano, a criminalidade violenta em Pernambuco voltou a experimentar um período de retração, se comparada ao mesmo período do ano passado (-37 casos de CVLI). A queda foi maior ainda com relação aos números registrados no segundo trimestre de 2019, comparado a igual período do ano anterior (-188 casos). Em consequência, o indicador da criminalidade violenta no Estado recuou 18,88%, caindo de 10,91 para 8,85 por 100 mil habitantes.
Outra ação do governo de Pernambuco pretende combater o tráfico de pessoas que movimenta anualmente R$ 32 bilhões de dólares em todo o mundo, onde 85% desse valor provêm da exploração sexual. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU), órgão que destaca a violência como o terceiro negócio ilícito mais rentável no mundo, atrás apenas das drogas e armas. Em Pernambuco, sete municípios registraram atendimento de pessoas em situação de tráfico nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), somando 11 casos em 2018.
Diante dos dados e da necessidade de inserir os profissionais dos Creas na discussão, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) promove um ciclo de capacitação com gestores e técnicos municipais das unidades. A primeira qualificação aconteceu durante o Encontro de Supervisão Técnica da Secretaria Executiva de Assistência Social (Seass), na manhã desta quinta-feira (19), no auditório do prédio da ProRural. Com a temática “Diálogo sobre enfrentamento à violência e exploração sexual e tráfico de pessoas”, gestores, coordenadores e técnicos da pasta e do Conselho Estadual da Assistência Social pontuaram os principais formatos e como as violações se desmembram e acontecem nas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário