Na disputa presidencial em Pernambuco, a candidata do PSB, Marina Silva, abre uma frente de 12 pontos percentuais sobre a presidente Dilma. Segundo levantamento do Instituto Opinião, com exclusividade para este blog, se as eleições fossem hoje Marina teria 44,5% dos votos contra 32,9% de Dilma, enquanto o candidato do PSDB, Aécio Neves, desponta com apenas 3,1% das intenções de voto.
O Pastor Everaldo (PSC) aparece com 0,7%, Luciana Genro (PSOL) 0,3%, Zé Maria (PSTU) 0,2% e os demais – Eymael, Eduardo Jorge, Levy Fidelix e Rui Costa 0,1%. Brancos e nulos somam 7% e 10,9% se apresentaram indecisos. Estratificando por regiões, Marina só perde para Dilma no Sertão.
Na Região Metropolitana, onde estão concentrados mais de 40% do eleitorado do Estado, Marina tem 51,5% dos votos contra 23,1% de Dilma. Na Zona da Mata, 44,6% contra 33,6% em favor da socialista. No Agreste, Marina se apresenta com 42,3% contra 38,7% da petista, enquanto no São Francisco Marina tem 45,5% contra 34,8% de Dilma.
Os maiores percentuais de Marina no Estado estão entre os eleitores com renda familiar entre cinco e 10 salários mínimos (62,4%), entre os eleitores com grau de instrução superior (60,7%) e entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (49,3%). Por sexo, 46,6% dos seus eleitores são homens e 42,6% mulheres.
As menores taxas de Marina aparecem entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (29,6%), entre os eleitores com renda familiar até um salário mínimo (33,2%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (38,8%).
Já a presidente Dilma tem seus melhores percentuais no Estado entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (48,2%), entre os eleitores com renda familiar até um salário mínimo (47,7%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (37,8%). Por sexo, 34,2% dos seis eleitores são homens e 31,8% homens.
As suas menores taxas estão entre os eleitores com renda familiar acima de 10 salários mínimos (15,4%), entre os eleitores com grau de instrução superior (18,9%) e entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (31,1%).
METODOLOGIA- modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de SURVEY, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. As entrevistas foram realizadas por sete equipes de entrevistadores, devidamente treinadas para abordagem desse tipo de público; supervisionadas pelos coordenadores de campo da OPINIÃO – Pesquisas Sociais Ltda.
METODOLOGIA- modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de SURVEY, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. As entrevistas foram realizadas por sete equipes de entrevistadores, devidamente treinadas para abordagem desse tipo de público; supervisionadas pelos coordenadores de campo da OPINIÃO – Pesquisas Sociais Ltda.
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