PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

16 outubro 2017

Saiba os benefícios do ovo para uma dieta saudável

Com diversas vitaminas, minerais e proteínas, alimento é o mais completo depois do leite materno.

Você sabia que dia 13 de outubro é o Dia do Ovo? Um dos alimentos mais completos, nutritivos, saborosos e acessíveis que fazem parte da dieta do brasileiro, ele é importante em todas as fases da vida e oferece diversos benefícios para a saúde. Versátil e de fácil preparação, pode estar presente em qualquer refeição.
Muitos não sabem, mas o ovo é o segundo alimento mais completo em termos nutricionais, atrás apenas do leite materno. Na Semana do Ovo, entidades como a Associação Avícola de Pernambuco (Avipe) buscam conscientizar a população sobre sua importância. “Queremos levar ao conhecimento da população e do consumidor que o ovo é um alimento saudável, que pode ser consumido sem risco, sem medo”, comenta o presidente da Avipe, Edival Veras de Barros Campelo Filho.
No ovo são encontradas vitaminas A, D, E, todas as do complexo B, entre outras. O alimento também é rico em minerais como ferro, zinco, cálcio, cobre, selênio, fósforo, sódio, manganês e magnésio, gorduras boas como ômega 3 e 6, e muitas proteínas.
Um desses nutrientes é a colina, fundamental para o nosso organismo em todas as idades. Dietas que incluem a vitamina são benéficas para o aumento do foco em atividades intelectuais, maior animação e disposição para a prática de exercícios.
Em média, um ovo possui 126mg de colina, o que representa quase toda a necessidade diária de uma criança até os 6 anos, e 50% do necessário para as demais idades. Ela é fundamental na composição de diversas substâncias no organismo humano e tem grandes benefícios para as atividades cerebrais. Estudos apontam que o nutriente é muito relevante para a manutenção da memória em pessoas de idade avançada, por exemplo.

O ovo na saúde da gestante

A recomendação para mulheres grávidas é de ingerirem 450mg de colina por dia, por estar ligada ao desenvolvimento do feto. O nutriente está relacionado ao fechamento do tubo neural e formação do centro de memória e hipocampo, e influenciará na estrutura cerebral com o passar dos anos. Outros nutrientes também necessários para a gestante e que o ovo pode fornecer são ácido fólico, ferro, vitamina A e selênio.
Na fase de crescimento, as crianças necessitam de muita proteína, e cada ovo pode fornecer 6g dela, com alto valor biológico, com aminoácidos essenciais para o organismo. Ele ainda ajuda no combate da anemia, muito comum nos pequenos.

Ânimo para a prática de esportes

Uma dieta balanceada é fundamental para as pessoas que praticam atividades físicas e o ovo é um grande aliado dos esportistas. Rico em vitaminas, antioxidantes, também corresponde a 20% das recomendações diárias de proteínas, algumas delas, como a albumina, importantes no crescimento e reparo dos músculos. Além disso, contribui para a disposição. “O ovo é rico em energia”, lembra Edival.

Derrubando o mito do colesterol

Para quem ainda pensa que o ovo é um vilão do colesterol, é bom saber que isso é um mito. Estudos apontam que nosso organismo absorve apenas 1/3 do colesterol presente nele. “80% do colesterol do ovo é o colesterol bom”, afirma Edival.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de um ovo por dia. No Brasil, o consumo per capita é de 200 por ano. “A gente ainda tem muito a crescer, porque além de ser nutricionalmente muito bom, é também considerado a proteína mais barata que existe”, aponta.
Uma das grandes vantagens do ovo é que ser um alimento de rápido preparo e muito versátil, fácil de ser incluso em qualquer das refeições do dia. No café da manhã ele pode ser consumido frito, cozido ou em omeletes, por exemplo. Entre os pratos mais comuns do almoço do brasileiro, como o famoso PF, o ovo aparece frito, ao lado do arroz e do feijão. O ovo ainda está presente em massas, bolos, quiches, na preparação de molhos, saladas e sobremesas. “A praticidade e a versatilidade do ovo é realmente incrível”, ressalta Edival.

Veja alguns dados sobre o ovo no Brasil:

  • O brasileiro consome 200 ovos per capita ao ano;
  • Isso corresponde a cerca de 0,5 ovos por dia. A OMS recomenda 1 ovo diário;
  • O Brasil é o sétimo maior produtor de ovos do mundo;
  • O estado de Pernambuco é o maior produtor de ovos do nordeste, com 10 milhões por dia, e o quarto maior produtor do Brasil;
  • Além da população pernambucana, os ovos produzidos no estado são enviados para toda a região nordeste e para países da Europa, Ásia, África e América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário