PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

28 abril 2017

Confira serviços que devem ser afetados na RMR pela greve geral desta sexta-feira

Sindicatos de transporte, bancos, educação e segurança prometem paralisar atividades; protesto é contra reformas da previdência e trabalhista
Greve geral está marcada para esta sexta-feira (28)
Greve geral está marcada para esta sexta-feira (28)Foto: Leo Motta/Arquivo Folha de Pernambuco
Centrais sindicais de diversas categorias organizam greve para esta sexta-feira (28) em todo o Brasil. Serviços básicos de transporte, educação, segurança, entre outros, devem ser afetados em Pernambuco. O protesto é contra as reformas das previdência e trabalhista e a Lei da Terceirização. Confira abaixo o que deve parar.

Transporte
O Sindicato dos Rodoviários informou que nenhum ônibus circulará durante o dia. A Urbana/PE foi orientada pelo Grande Recife Consórcio a adotar medidas legais para garantir a circulação de 50% dos das 5h às 9h e das 16h às 20h. Nos demais horários, circulação de 30% da frota. 

O metrô funciona parcialmente nos horários de pico. A Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que as linhas Centro e Sul funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, horários de maior uso do sistema. A linha Diesel fica parada.

Educação
Os profissionais da educação estadual e municipal prometem paralisar as atividades. O Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE) confirmou que pelo menos 50 escolas particulares aderiram à greve. A Secretária Estadual de Educação informou que apesar do anúncio do sindicato dos docentes estaduais, funcionará normalmente. 

Os docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiram apoiar a paralisação. Como instituição, a UFPE não se posicionou ainda sobre a greve, mas afirma que a decisão está relacionada às deliberações dos sindicatos. A Universidade Católica de Pernambuco, Faculdade dos Guararapes e da Esuda cancelaram as aulas. 

Saúde
Na saúde, os médicos não vão aderir à greve. O mesmo não ocorrerá com o resto dos servidores do Ministério da Saúde, que, segundo o sindicato responsável, estará participando dos atos realizados na sexta. 

Segurança
O Sindicato da Polícia Civil de Pernambuco afirmou que a categoria irá paralisar as atividades. Ainda assim, atividades como o Instituto de Medicina Legal e os plantões estarão funcionando normalmente. Independente disso, a Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco, sindicato que representa os policiais militares, ratificou que não participará da greve.

Bancos
Os bancários de Pernambuco decidiram participar da greve em assembleia realizada no dia 18 de abril. A categoria aprovou o fechamento das agências dos bancos públicos e privados por um período de 24 horas.

AeroportosPilotos e comissários de bordo decidiram em assembleia realizada na quinta-feira (27) não aderir à paralisação. Apesar disso, os aeroviários, responsáveis pelos serviços de solo, afirmam que vão parar as atividades, o que deve afetar os principais aeroportos do país. Contudo, a Infraero informou que não há previsão de impactos na programação de voos do Aeroporto do Recife por enquanto e nem da adesão dos seus funcionários nessa greve. 

ComércioA Federação dos Empregados do Comércio de Bens e de Serviços do Norte e do Nordeste e seus 34 sindicatos filiados das regiões Nordeste e Norte declararam adesão à greve.

Servidores do Recife
Servidores municipais do Recife decidiram aderir à greve. A categoria não aceita a proposta da Prefeitura do Recife de só iniciar as negociações salariais a partir de julho deste ano, o que estaria desrespeitando a data-base do município, que é janeiro de 2017.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) informa que todas as unidades do Órgão, Lojas dos Shoppings e Ciretrans funcionarão normalmente, conforme o horário das referidas unidades. 

Servidores do legislativo
O Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo de Pernambuco informou que servidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vão aderir à greve. A decisão foi tomada em assembleia da categoria no último dia 20 de abril.

Fazendários estaduais
Auditores fiscais e julgadores tributários da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) aprovaram a paralisação das atividades em assembleia no dia 18 de abril. A suspensão dos serviços vai afetar a Sefaz-PE em todas as 26 agências da Receita Estadual, na sede da secretaria, no Edifício San Rafael, no Detran-PE, além dos 15 postos fiscais.

Estaleiros
Trabalhadores do setor naval, em Suape, vão aderir à paralisação geral, conforme ficou decidido em assembleia com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE). Apenas no Estaleiro Atlântico Sul são 3,6 mil trabalhadores.
Petroleiros 
Os petroleiros também prometem suspender as atividades. No site da Federação Única dos Petroleiros (FUP), a categoria informa que os trabalhadores do sistema Petrobras vão parar, a partir da 0h de sexta, as operações nas principais unidades da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário