PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

11 janeiro 2017

Leia o discurso completo de despedida de Barack Obama

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos pediu ao povo americano que acredite em sua capacidade de promover mudanças e recordou que isto foi feito nos últimos oito anos
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama em seu discurso de despedida
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama em seu discurso de despedidaFoto: Kamil Krzaczynski/EPA/Lusa
Confira a tradução feita pela Folha de Pernambuco da transcrição não editada do discurso preparado pelo Presidente Obama para sua despedida em Chicago, conforme fornecido pela Casa Branca.

Leia mais
Obama defende unidade "além de nossas divergências"


É bom estar em casa. Meus compatriotas, Michelle e eu fomos tocados por todos os desejos que recebemos nas últimas semanas. Mas hoje à noite é minha vez de dizer obrigado. Mesmo que raramente tenhamos nos visto olho-a-olho, minhas conversas com você, o povo americano - em salas de estar e escolas; Nas fazendas e nos pisos da fábrica; Em jantares em postos avançados - são o que me mantiveram honesto, mantiveram-me inspirado, e me fizeram seguir em frente. Todos os dias, eu aprendi com você. Você me fez um melhor presidente, e você me fez um homem melhor.

Eu vim para Chicago quando eu tinha uns 20 anos, ainda tentando descobrir quem eu era; Ainda procurando um propósito para a minha vida. Foi em bairros não muito longe daqui que comecei a trabalhar com grupos de igrejas nas sombras de moinhos de aço fechados. Foi nessas ruas que testemunhei o poder da fé e a dignidade tranquila dos trabalhadores diante das lutas e das perdas. Isto é onde eu aprendi que a mudança acontece somente quando os povos ordinários se envolvem, começam acoplados, e vêm junto exigi-la.

Depois de oito anos como seu presidente, eu ainda acredito nisso. E esta não é apenas minha crença. É o coração palpitante de nossa ideia americana - nossa experiência audaciosa em autogoverno. É a convicção de que todos somos criados iguais, dotados pelo nosso criador de certos direitos inalienáveis, entre eles a vida, a liberdade e a busca da felicidade.

É a insistência de que esses direitos, embora auto evidentes, nunca foram auto executáveis; Que nós, o povo, através do instrumento da nossa democracia, podemos formar uma união mais perfeita. Este é o grande presente que os Fundadores nos deram. A liberdade de perseguir nossos sonhos individuais através do nosso suor, trabalho e imaginação – e o imperativo de lutar juntos também, para alcançar um bem maior.

Por 240 anos, a nossa chamada nacional para a cidadania deu trabalho e propósito a cada nova geração. É o que levou os patriotas a escolher a república sobre a tirania, os pioneiros a caminhar para o oeste, os escravos a desafiar essa estrada de ferro improvisada para a liberdade. Foi isso que puxou imigrantes e refugiados através dos oceanos e do Rio Grande, empurrou as mulheres para que chegassem ao escrutínio e os trabalhadores motorizados se organizassem. É por isso que os soldados americanos (GIS) deram suas vidas em Omaha Beach e Iwo Jima; Iraque e Afeganistão - e por que homens e mulheres de Selma a Stonewall estavam preparados para dar o deles também.
Então é isso que queremos dizer quando dizemos que a América é excepcional. Não que a nossa nação tenha sido impecável desde o início, mas que temos demonstrado a capacidade de mudar, e tornar a vida melhor para aqueles que seguem.

Sim, o nosso progresso tem sido desigual. O trabalho da democracia sempre foi duro, contencioso e às vezes sangrento. Para cada dois passos para frente, muitas vezes parece que damos um passo para trás. Mas o longo alcance da América foi definido pelo movimento para a frente, um constante alargamento do nosso credo fundador para abraçar todos, e não apenas alguns.

Se eu tivesse dito a você há oito anos que a América iria reverter uma grande recessão, reiniciar a nossa indústria automobilística, e desencadear o mais longo trecho de criação de emprego em nossa história ... se eu tivesse dito a você que abriria um novo capítulo com o povo cubano, fechar o programa de armas nucleares do Irã sem disparar um tiro, e tirar o cérebro do 9/11 ... se eu tivesse dito que iria ganhar a igualdade de casamento e garantir o direito à segura saúde para outros 20 milhões de nossos concidadãos - Você poderia ter dito que a nossa visão estava um pouco elevada demais.

Mas foi o que fizemos. Foi o que você fez. Você foi a mudança. Você respondeu às esperanças das pessoas, e por causa de você, por quase todas as medidas, a América é um lugar melhor e mais forte do que era quando começamos.

Em 10 dias, o mundo testemunhará uma marca distintiva de nossa democracia: a transferência pacífica do poder de um presidente livremente eleito para o próximo. Me comprometi com o Presidente eleito Trump que meu governo asseguraria a transição mais suave possível, assim como o Presidente Bush fez por mim. Porque cabe a todos nós certificar-se de que nosso governo pode nos ajudar a enfrentar os muitos desafios que ainda enfrentamos.

Temos o que precisamos para fazer isso. Afinal, continuamos a ser a nação mais rica, mais poderosa e mais respeitada da Terra. Nossa juventude e nosso impulso, nossa diversidade e abertura, nossa capacidade ilimitada de risco e reinvenção significam que o futuro deve ser nosso.

Mas esse potencial só será realizado se a nossa democracia funcionar. Só se a nossa política reflete a decência do nosso povo. Somente se todos nós, independentemente de nossa filiação partidária ou interesse particular, ajudar a restaurar o sentido de propósito comum que tanto precisamos agora.

Isso é o que eu quero focar hoje à noite - o estado de nossa democracia.
Entenda, democracia não requer uniformidade. Nossos fundadores brigaram e comprometeram-se, e esperavam que fizéssemos o mesmo. Mas eles sabiam que a democracia requer um sentido básico de solidariedade - a ideia de que, para todas as nossas diferenças externas, estamos todos juntos nisso; Que subimos ou caímos como um só.

Houve momentos em toda a nossa história que ameaçaram romper essa solidariedade. O começo deste século foi um daqueles tempos. Um mundo encolhido, crescente desigualdade; A mudança demográfica e o espectro do terrorismo - essas forças não apenas testaram nossa segurança e prosperidade, mas também nossa democracia. E como enfrentar esses desafios para a nossa democracia vai determinar a nossa capacidade de educar nossos filhos, criar bons empregos e proteger a nossa pátria.
Em outras palavras, determinará nosso futuro.

Nossa democracia não funcionará sem a sensação de que todos têm oportunidades econômicas. Hoje, a economia está crescendo novamente; Salários, rendas, valores domésticos e contas de aposentadoria estão subindo novamente; A pobreza está caindo novamente. Os ricos estão pagando uma parcela mais justa dos impostos, mesmo que o mercado de ações quebre os registros. A taxa de desemprego está perto de uma baixa de 10 anos. A taxa sem seguro nunca foi menor. Os custos dos cuidados de saúde estão subindo ao ritmo mais lento em 50 anos. E se alguém puder montar um plano que seja comprovadamente melhor do que as melhorias que fizemos ao nosso sistema de saúde - que cobre tantas pessoas a um custo menor - vou apoiá-lo publicamente.

Afinal, é por isso que servimos - para melhorar a vida das pessoas, não piorar.

Mas nós sabemos que todo o progresso real que fizemos não é o bastante. Nossa economia não funciona tão bem ou cresce tão rápido quando alguns prosperam à custa de uma crescente classe média. Mas a desigualdade radical também é corrosiva para os nossos princípios democráticos. Enquanto o 1% superior acumulou uma maior parcela de riqueza e renda, muitas famílias, em cidades e municípios rurais, foram deixadas para trás - o trabalhador de fábrica despedido; A garçonete e os profissionais de saúde que lutam para pagar as contas - convencido de que o jogo é fixado contra eles, que seu governo serve apenas os interesses dos poderosos - uma receita para mais cinismo e polarização em nossa política.

Não há soluções rápidas para esta tendência de longo prazo. Concordo que o nosso comércio deve ser justo e não apenas livre. Mas a próxima onda de deslocamento econômico não virá do exterior. Virá do ritmo implacável de automação que torna muitos bons trabalhos de classe média obsoletos.

E assim devemos forjar um novo pacto social - garantir a todos os nossos filhos a educação de que precisam; Dar aos trabalhadores o poder de sindicalizar-se por melhores salários; Para atualizar a rede de segurança social para refletir a maneira como vivemos agora e fazer mais reformas para o código tributário para corporações e indivíduos que colhem mais da nova economia não evitam as suas obrigações para o país que fez o seu sucesso possível. Podemos discutir sobre como atingir melhor esses objetivos. Mas não podemos ser complacentes sobre os objetivos próprios. Pois, se não criarmos oportunidades para todas as pessoas, o desinteresse e a divisão que travaram o nosso progresso só se aguçarão nos próximos anos.

Há uma segunda ameaça à nossa democracia - uma tão velha quanto a nossa própria nação. Depois da minha eleição, falou-se de uma América pós-racial. Essa visão, embora bem intencionada, nunca foi realista. A raça continua a ser uma força potente e muitas vezes divisiva em nossa sociedade. Eu vivi o suficiente para saber que as relações raciais são melhores do que eram 10, 20, ou 30 anos atrás – você pode ver não apenas em estatísticas, mas nas atitudes dos jovens americanos em todo o espectro político.

Mas não estamos onde precisamos estar. Todos nós temos mais trabalho a fazer. Afinal de contas, se cada questão econômica for enquadrada como uma luta entre uma classe média branca e as minorias não merecedoras, os trabalhadores de todas as sombras ficarão lutando por sucatas enquanto os ricos se retiram mais para seus enclaves privados. Se recusarmos a investir nos filhos dos imigrantes, só porque eles não se parecem com nós, diminuiremos as perspectivas de nossos próprios filhos - porque essas crianças pardas representarão uma parcela maior da força de trabalho dos Estados Unidos. E nossa economia não precisa ser um jogo de soma zero. No ano passado, as rendas aumentaram para todas as raças, todas as faixas etárias, para homens e mulheres.
No futuro, temos de defender leis contra a discriminação - na contratação, na habitação, na educação e no sistema de justiça criminal. Isso é o que nossa Constituição e ideais mais elevados exigem. Mas as leis sozinhas não serão suficientes. Os corações devem mudar. Para que nossa democracia funcione nessa nação cada vez mais diversa, cada um de nós deve tentar obedecer ao conselho de um dos grandes personagens da ficção americana, Atticus Finch, que disse: "Você nunca entende uma pessoa até que considere as coisas Seu ponto de vista ... até você subir em sua pele e andar nela. "

Para os negros e outras minorias, significa amarrar nossas próprias lutas pela justiça aos desafios que um grande número de pessoas neste país enfrenta - o refugiado, o imigrante, o pobre rural, o transgênero americano e também o homem branco de meia-idade que do lado de fora pode parecer que ele tem todas as vantagens, mas que viu seu mundo revirado por mudanças econômicas, culturais e tecnológicas.

Para os americanos brancos, significa reconhecer que os efeitos da escravidão e Jim Crow não desapareceram repentinamente nos anos 60; Que quando grupos minoritários manifestam descontentamento, eles não estão apenas envolvidos em um racismo reverso ou praticando correção política; Que quando eles protestam pacificamente, não estão exigindo tratamento especial, mas o tratamento igual que nossos Fundadores prometeram.

Para os nativos americanos, significa lembrar-se de que os estereótipos sobre os imigrantes hoje foram ditos, quase palavra por palavra, sobre os irlandeses, italianos e poloneses. A América não foi enfraquecida pela presença desses recém-chegados; Eles abraçaram o credo desta nação e ela foi fortalecida.

Assim, independentemente da estação que ocupamos; Nós temos que tentar mais duramente; Para começar com a premissa de que cada um de nossos concidadãos ama este país tanto quanto nós; Que valorizam o trabalho duro e a família como nós; Que seus filhos são tão curiosos e esperançosos e dignos de amor como os nossos.

Nada disso é fácil. Para muitos de nós, tornou-se mais seguro recuar em nossas próprias bolhas, seja em nossos bairros, campus universitários, locais de culto ou alimentações de mídia social, cercado por pessoas que se parecem conosco e compartilham a mesma visão política e nunca desafiam o nosso premissas. O surgimento do partidarismo nu, a crescente estratificação econômica e regional, a fragmentação de nossa mídia em um canal para todos os gostos - tudo isso faz com que essa grande classificação pareça natural, até inevitável. E cada vez mais, ficamos tão seguros em nossas bolhas que aceitamos apenas informações, verdadeiras ou não, que se encaixam em nossas opiniões, em vez de basear nossas opiniões nas evidências que estão lá fora.

Esta tendência representa uma terceira ameaça à nossa democracia. A política é uma batalha de ideias; No decurso de um debate saudável, daremos prioridade a diferentes objetivos e aos diferentes meios de os alcançar. Mas sem alguma linha de base comum de fatos; Sem uma vontade de admitir novas informações, e admitir que seu oponente está fazendo um ponto justo, e que a ciência e a razão assunto, vamos continuar falando um do outro, tornando terreno comum e compromisso impossível.

Não é essa parte que torna a política tão desanimadora? Como podem as autoridades eleitas enfurecerem sobre déficits quando propomos gastar dinheiro em pré-escola para crianças, mas não quando estamos cortando impostos para corporações? Como podemos desculpar lapsos éticos em nosso próprio partido, mas atacar quando a outra parte faz a mesma coisa? Não é apenas desonesto, essa seleção seletiva dos fatos; É autodestrutivo. Porque, como minha mãe costumava me dizer, a realidade tem um jeito de alcançar você.

Aceite o desafio da mudança climática. Em apenas oito anos, reduzimos para metade nossa dependência do petróleo estrangeiro, dobramos nossas energias renováveis e levamos o mundo a um acordo que promete salvar este planeta. Mas sem ações mais ousadas, nossos filhos não terão tempo para debater a existência de mudanças climáticas; Eles estarão ocupados lidando com seus efeitos: desastres ambientais, perturbações econômicas e ondas de refugiados climáticos buscando refúgio.

Agora, podemos e devemos discutir sobre a melhor abordagem para o problema. Mas simplesmente negar o problema não só trai gerações futuras; Trai o espírito essencial de inovação e resolução de problemas práticos que guiou nossos Fundadores.

É esse espírito, nascido do Iluminismo, que nos fez uma potência econômica - o espírito que tomou vôo em Kitty Hawk e Cabo Canaveral; O espírito que cura a doença e colocar um computador em cada bolso.

É esse espírito - uma fé na razão, no empreendimento e no primado do direito sobre o poder, que nos permitiu resistir à atração do fascismo e da tirania durante a Grande Depressão e construir uma ordem pós-Segunda Guerra Mundial com outras democracias, Ordem baseada não apenas no poder militar ou afiliações nacionais, mas em princípios - o Estado de Direito, os direitos humanos, as liberdades de religião, a fala, a assembleia e uma imprensa independente.

Essa ordem está sendo agora desafiada - primeiro por fanáticos violentos que afirmam falar para o Islã; Mais recentemente por autocratas em capitais estrangeiros que veem mercados livres, democracias abertas e a própria sociedade civil como uma ameaça ao seu poder. O perigo que cada um coloca à nossa democracia é mais abrangente do que um carro-bomba ou um míssil. Representa o medo da mudança; O medo de pessoas que olham, falam ou oram de maneira diferente; Um desprezo pelo Estado de Direito que responsabiliza os líderes; Uma intolerância da dissidência e do pensamento livre; A crença de que a espada ou a arma ou a bomba ou máquina de propaganda é o árbitro supremo do que é verdadeiro e do que é certo.

Devido à extraordinária coragem de nossos homens e mulheres de uniforme e dos oficiais de inteligência, policiais e diplomatas que os apoiam, nenhuma organização terrorista estrangeira planejou e executou com êxito um ataque à nossa pátria nos últimos oito anos; E embora Boston e Orlando nos lembrem de como a radicalização pode ser perigosa, nossas agências de aplicação da lei são mais eficazes e vigilantes do que nunca. Levamos dezenas de milhares de terroristas - incluindo Osama bin Laden. A coalizão global que estamos liderando contra a Estado Islâmico tirou seus líderes e tirou cerca de metade de seu território. O Estado Islâmico será destruído, e ninguém que ameace a América jamais estará seguro. Para todos os que servem, tem sido a honra de minha vida ser seu Comandante-em-Chefe.

Mas proteger nosso modo de vida exige mais do que nossas forças armadas. A democracia pode se curvar quando nos entregamos ao medo. Assim como nós, como cidadãos, devemos permanecer vigilantes contra a agressão externa, devemos nos proteger contra o enfraquecimento dos valores que nos tornam quem somos. É por isso que, nos últimos oito anos, tenho trabalhado para colocar a luta contra o terrorismo em uma base jurídica firme. É por isso que acabamos com a tortura, trabalhamos para fechar a Baía de Guantánamo e reformamos nossas leis que governam a vigilância para proteger a privacidade e as liberdades civis. É por isso que eu rejeito a discriminação contra os muçulmanos americanos. É por isso que não podemos nos afastar das lutas globais - para expandir a democracia, os direitos humanos, os direitos das mulheres e os direitos LGBT - não importa quão imperfeitos sejam nossos esforços, não importa quão oportuno ignorar tais valores possa parecer. Pois a luta contra o extremismo e a intolerância e o sectarismo são um pedaço da luta contra o autoritarismo e a agressão nacionalista. Se o alcance da liberdade e do respeito pelo Estado de Direito se encolher em todo o mundo, a probabilidade de guerra dentro e entre as nações aumenta, e nossas próprias liberdades serão eventualmente ameaçadas.

Então, vamos ser vigilantes, mas não com medo. O Estado Islâmico tentará matar pessoas inocentes. Mas eles não podem derrotar a América a menos que traiamos a nossa Constituição e nossos princípios na luta. Rivais como a Rússia ou a China não podem igualar a nossa influência em todo o mundo - a menos que abandonemos o que defendemos e nos transformarmos em apenas outro grande país que intimida os vizinhos menores.

O que me leva ao meu ponto final - nossa democracia está ameaçada sempre que tomamos isso como certo. Todos nós, independentemente do partido, devemos nos lançar na tarefa de reconstruir nossas instituições democráticas. Quando as taxas de voto são algumas das mais baixas entre as democracias avançadas, devemos tornar mais fácil, e não mais difícil, votar. Quando a confiança em nossas instituições é baixa, devemos reduzir a influência corrosiva do dinheiro em nossa política e insistir nos princípios de transparência e ética no serviço público. Quando o Congresso é disfuncional, devemos atrair nossos distritos para incentivar os políticos a atender ao senso comum e não a extremos rígidos.

E tudo isso depende da nossa participação; Em cada um de nós aceitar a responsabilidade da cidadania, independentemente de qual forma o pêndulo do poder oscila.

Nossa Constituição é um presente notável e bonito. Mas é realmente apenas um pedaço de pergaminho. Não tem poder por conta própria. Nós, as pessoas, damos poder - com a nossa participação e as escolhas que fazemos. Se queremos ou não defender nossas liberdades. Se respeitamos ou não o Estado de Direito. A América não é coisa frágil. Mas os ganhos de nossa longa jornada para a liberdade não estão garantidos.

Em seu próprio discurso de despedida, George Washington escreveu que o autogoverno é o fundamento de nossa segurança, prosperidade e liberdade, mas "de diferentes causas e de diferentes lugares serão tomadas muitas dores ... para enfraquecer em suas mentes a convicção desta verdade, que devemos preservá-lo com "ansiedade ciumenta", que devemos rejeitar "a primeira aurora de cada tentativa de alienar qualquer parte de nosso país do resto ou enfraquecer os laços sagrados que nos tornam um”.

Nós enfraquecemos esses laços quando permitimos que nosso diálogo político se torne tão corrosivo que pessoas de bom caráter sejam desligadas do serviço público; Tão grosseiro com rancor que os americanos com quem discordamos não são apenas equivocados, mas de alguma forma malévolo. Nós enfraquecemos esses laços quando definimos alguns de nós como mais americanos do que outros; Quando anulamos todo o sistema como inevitavelmente corrompido, e culpamos os líderes que escolhemos sem examinar nosso próprio papel na eleição deles.

Cabe a cada um de nós sermos esses guardiões ansiosos da nossa democracia; Para abraçar a tarefa alegre que nos foi dada para tentar continuamente melhorar esta nossa grande nação. Porque para todas as nossas diferenças externas, todos compartilhamos o mesmo título orgulhoso: cidadãos.

Em última análise, é isso que nossa democracia exige. Ela precisa de você. Não apenas quando há uma eleição, não apenas quando seu próprio interesse estreito está em jogo, mas durante todo o período de uma vida. Se você está cansado de discutir com estranhos na Internet, tente conversar com um na vida real. Se algo precisa de fixação, lace até seus sapatos e faça alguma organização. Se você está decepcionado por quem foi eleito, pegue uma prancheta, obtenha algumas assinaturas e corra para o escritório sozinho. Mostre-se. Mergulhe dentro. Persevere. Às vezes você vai ganhar. Às vezes você vai perder. Presumir um reservatório de bondade em outros pode ser um risco, e haverá momentos em que o processo decepciona você. Mas para aqueles de nós a sorte de ter sido uma parte deste trabalho, para vê-lo de perto, deixe-me dizer-lhe, ele pode energizar e inspirar. E mais frequentemente do que não, sua fé na América - e nos americanos - será confirmada.

Minha certeza tem sido. Ao longo destes oito anos, eu vi os rostos esperançosos de jovens diplomados e nossos mais novos oficiais militares. Eu chorei com famílias aflitas procurando respostas e encontrei graça em uma igreja de Charleston. Eu vi nossos cientistas ajudarem um homem paralisado a recuperar seu senso de toque, e nossos guerreiros feridos caminhar novamente. Eu vi nossos médicos e voluntários reconstruírem após terremotos e barrar pandemias em suas trilhas. Eu vi as crianças mais novas nos lembrar de nossas obrigações para cuidar dos refugiados, trabalhar em paz e, sobretudo, cuidar uns dos outros.

Essa fé eu coloquei todos aqueles anos atrás, não muito longe daqui, no poder dos americanos comuns para trazer a mudança - essa fé foi recompensada de maneiras que eu não poderia ter imaginado. Espero que a sua tenha, também. Alguns de vocês aqui esta noite ou assistindo em casa estavam lá conosco em 2004, em 2008, em 2012 - e talvez você ainda não pode acreditar que tirou essa coisa toda fora.

Vocês não são os únicos. Michelle - nos últimos 25 anos, você foi não só minha esposa e mãe de meus filhos, mas minha melhor amiga. Você assumiu um papel que você não pediu e fez com graça, estilo e bom humor. Você fez da Casa Branca um lugar que pertence a todos. E uma nova geração coloca suas vistas mais elevadas porque a tem como um modelo. Você me deixou orgulhoso. Você fez o país orgulhoso.

Malia e Sasha, sob a mais estranha das circunstâncias, vocês se tornaram duas mulheres maravilhosas, inteligentes e bonitas, mas mais importante, gentis e pensativas e cheias de paixão. Vocês usaram o fardo de anos no centro das atenções tão facilmente. De tudo o que eu fiz na minha vida, estou mais orgulhoso de ser seu pai.

Para Joe Biden, o rapaz determinado de Scranton que se tornou filho favorito de Delaware: Você foi a primeira escolha que eu fiz como um indicado, e o melhor. Não só porque você tem sido um grande vice-presidente, mas porque no negócio, eu ganhei um irmão. Nós amamos você e Jill como família, e sua amizade tem sido uma das grandes alegrias de nossa vida.

A minha notável equipe: Durante oito anos - e para alguns de vocês, muito mais - tirei de sua energia e tentei refletir o que vocês exibem todos os dias: coração, caráter e idealismo. Eu vi você crescer, se casar, ter filhos, e começar novas viagens incríveis de sua preferência. Mesmo quando os tempos tenham ficado difíceis e frustrantes, você deixou Washington obter o melhor de você. A única coisa que me faz mais orgulhoso do que todo o bem que fizemos é o pensamento de todas as coisas notáveis que você vai conseguir a partir daqui.

E para todos vocês lá fora - cada organizador que se mudou para uma cidade desconhecida e uma família amável que os acolheu, cada voluntário que bateu às portas, cada jovem que votou pela primeira vez, cada americano que vivia e respirava trabalho duro de mudança – vocês são os melhores apoiantes e organizadores que qualquer um poderia esperar, e eu vou ser eternamente grato. Porque, sim, vocês mudaram o mundo.
É por isso que deixo esta fase hoje à noite ainda mais otimista sobre este país do que eu era quando começamos. Porque eu sei que nosso trabalho não só ajudou tantos americanos; Inspirou tantos americanos - especialmente tantos jovens lá fora - a acreditar que pode fazer a diferença; Para engatar seu vagão para algo maior do que vocês. Esta geração que vem acima - altruísta, criativa, patriótica - eu o vi em cada canto do país. Você acredita em uma América justa, justa e inclusiva; Você sabe que a mudança constante tem sido a marca da América, algo para não temer, mas para abraçar, e você está disposto a levar adiante esse trabalho duro da democracia. Você logo superará em número qualquer um de nós, e eu acredito como resultado que o futuro está em boas mãos.

Meus compatriotas americanos, foi a honra da minha vida servir-vos. Eu não vou parar; Na verdade, eu estarei ali com você, como um cidadão, para todos os meus dias que permanecem. Por agora, se você é jovem ou jovem de coração, eu tenho uma última pergunta a você como seu presidente - a mesma coisa que eu perguntei quando você me deu uma chance há oito anos.

Estou pedindo para você acreditar. Não na minha capacidade de provocar a mudança - mas na sua.

Peço-lhes que se apeguem firmemente a essa fé escrita em nossos documentos fundadores; Essa ideia sussurrada por escravos e abolicionistas; Aquele espírito cantado pelos imigrantes e donos de casa e aqueles que marcharam para a justiça; Esse credo reafirmado por aqueles que plantaram bandeiras de campos de batalha estrangeiros à superfície da lua; Um credo no centro de todo americano cuja história ainda não está escrita:

Sim nós podemos.

Sim nós fizemos.

Sim nós podemos.

Obrigado. Deus te abençoe. E que Deus continue a abençoar os Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário