
O processo de remobilização das atividades tem outro entrave para a Transnordestina Logística S.A (TLSA), empresa responsável pela obra, além do atual marasmo de canteiros sem trabalhadores. O balanço da Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) considerava, em outubro de 2013, o prazo de 36 meses para a entrega de 100% da ferrovia. Isso levando em conta o reinício imediato da obra, com conclusão agendada, portanto, para setembro de 2016. De outubro para cá, as empresas que vão substituir a construtora Odebrecht na obra não foram anunciadas, o que leva teoricamente o prazo final para o primeiro semestre de 2017.
Já são quatro meses sem obras de engenharia depois que a Odebrecht anunciou a saída do projeto, extraoficialmente por impasses no contrato financeiro com a TLSA. A Odebrecht tinha um pleito antigo para que o valor de R$ 5,4 bilhões fosse reajustado. O aditivo só saiu em outubro de 2013, confirmando o valor atual de R$ 7,5 bilhões, quando a Odebrecht já estava fora do circuito.
A TLSA se pronunciou por nota, na qual afirma que a construção da ferrovia Transnordestina está em curso e terá seu ritmo intensificado nas próximas semanas. “Estão sendo mobilizados equipes, equipamentos e materiais para as novas frentes de trabalho que estão sendo instaladas”. Já o ministério não retornou os questionamentos do Diário.
Vale lembrar que a obra foi iniciada em 2006 com valor de R$ 4,5 bilhões, orçamento de maio de 2005, e foi reajustada acima do índice do IPCA, que mede a inflação no país. Esse valor estaria em R$ 6,9 bilhões em dezembro do ano passado, caso utilizasse o índice.
A obra é dividida em cinco trechos: Missão Velha/CE – Salgueiro/PE (96 quilômetros), Salgueiro/PE – Trindade/PE (163 quilômetros), Trindade/PE – Eliseu Martins/PI (420 quilômetros), Salgueiro-PE – Suape/PE (522 quilômetros) e Pecém/CE – Missão Velha/CE (527 quilômetros). Segundo o balanço do ministério, o único traçado 100% concluído é de Salgueiro/PE a Missão Velha/CE. Já os mais de 500 quilômetros que complementam o traçado do Ceará, que vão de Missão Velha até o Porto de Pecém, estão com atividades praticamente zeradas.
Números
R$ 7,5 bilhões é o valor do contrato da ferrovia Transnordestina; 100% do trecho Salgueiro-Missão Velha estão concluídos. (Fonte: Agência Brasil/foto reprodução)
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