PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

16 agosto 2016

Recife terá disputa acirrada com sete candidaturas

Ao todo, sete candidatos disputarão o maior colégio eleitoral de Pernambuco

Carlos Augusto Costa (PV), Daniel Coelho (PSDB), Edilson Silva (PSOL), Geraldo Julio (PSB), João Paulo (PT), Priscila Krause (DEM), Simone Fontana (PSTU)
Com sete candidaturas, a eleição no Recife promete ser intensa. O prefeito Geraldo Julio (PSB), o ex-prefeito João Paulo (PT), o deputado federal Daniel Coelho (PSDB), os deputados estaduais Priscila Krause (DEM) e Edilson Silva (PSOL), o engenheiro Carlos Augusto Costa (PV) e a professora Simone Fontana (PSTU) ganham, oficialmente, as ruas da Capital pernambucana a partir desta terça (16).
Após ser eleito em 2012 com o capital eleitoral do seu padrinho político, ex-governador Eduardo Campos (PSB), no primeiro turno, o prefeito Geraldo Julio vai precisar andar com as próprias pernas para se reeleger. Para isso, o gestor contará com a ajuda de uma tropa de 20 partidos e do vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB).
Há oito anos afastado do Palácio Capibaribe, o ex-prefeito João Paulo entra na campanha, com o vice, deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), tentando superar o desgaste do partido e as últimas derrotas nas urnas - como vice, em 2012, e ao Senado, em 2014 -, mas apostando no recall dos dois mandatos (2001-2008) na PCR, de onde saiu com avaliação positiva de cerca de 60%. Ainda em processo de construção do programa de governo, com rodadas de debates segmentadas, intituladas de Cirandas, o petista afirmou que privilegiará a área social, reestruturando os programas de governos que deixou ao sair da PCR e implementando outros. Ele conta com apoio de cinco legendas.
Apostando no recall da última eleição municipal, em 2012, na qual ficou em segundo lugar, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) disputará o pleito com o apoio do PSL, que indicou o empresário Sergio Bivar como vice. Crítico da gestão municipal, o tucano defende uma maior eficiência da PCR. Entretanto, ele só deverá apresentar o programa de governo no último mês de campanha.
Debutante em eleições majoritárias, Priscila possui experiência de três mandatos consecutivos de vereadora do Recife (2004-2014) e o atual mandato de deputada estadual. Filha do ex-governador e ex-prefeito Gustavo Krause, a democrata defende a bandeira liberal. “A Prefeitura (do Recife) é grande, pesada e é cara e ela precisa ser reestruturada para que a gestão tenha agilidade de responder as necessidades da população”, avalia a democrata, que terá na vice o empresário Alcides Cardoso (PMN), estreante em disputa eleitoral.
O deputado estadual Edilson Silva (PSOL) está no seu primeiro mandato eletivo como deputado estadual, mas é um velho conhecido em disputas majoritárias - concorreu ao Governo em 2006 e 2010 e à PCR em 2008. Com a vice, a professora Luciana Cavalcanti (PSOL), vai priorizar a resolução de entraves na educação, na segurança pública, na mobilidade e na moradia. “Temos que atuar nos públicos mais vulneráveis e que mais precisam da nossa presença”, afirmou.
Já a professora e dirigente do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Simone Fontana (PSTU), disputará sua quarta eleição, após ter concorrido ao Senado Federal, em 2010 e 2014, e à Câmara Municipal do Recife, em 2012. Na sua vice, o professor José Mariano (PSTU). O foco da candidatura será a classe trabalhadora e as minorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário