PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPINA

ATEL TELECOM

09 setembro 2025

OAB Araripina promoveu I Congresso Jurídico com palestras, debates e homenagens

 


A OAB Subseção Araripina promoveu o I Congresso Jurídico do Sertão do Araripe nos dias 04 a 06 de setembro com palestras, painéis de debate, apresentações acadêmicas e o III Baile do Rubi em alusão aos 35 anos de fundação da Subseção que abrange os municípios de Araripina, Trindade e Ipubi.

Nos dois primeiros dias do congresso, foram apresentadas quatro palestras e painéis de debate que abordaram temas como inteligência artificial aplicada no Direito; a relação entre câncer e trabalho; regime de bens no casamento, e união estável, após os 70 anos e os impactos do Tema 1.236 do STF e Direito Penal. As palestras foram ministradas por Ítalo Costa, Shynaide Mafra, Graciliano Cintra e Carlos Barros, respectivamente e mediadas pelos advogados Ana Paula Delmondes, Fred Kennedy, Gabriela Reis e Alcebíades Modesto que selecionaram perguntas dos congressistas e fomentaram o debate. Foram mais de 800 participantes entre estudantes de Direito, docentes, advogados, advogadas, servidores do judiciário e comunidade em geral.

Já no sábado, pela manhã, aconteceu o Congresso de Estudantes do curso de Direito com a apresentação de trabalhos acadêmicos divididos em três grupos de trabalho: Direito Penal, Direito Civil e Direito Constitucional. Os vencedores foram, respectivamente: “Viabilidade da substituição das penas relacionadas aos crimes de trânsito à luz do artigo 312-A do CTB (Marla Samara de Carvalho Leal, Michelly Eugênia da Silva Vieira e Ricardo Alencar Sampaio); Cidadania e Democracia: combate à desinformação sobre direitos civis (Elvys Vinicius de Melo Baia e Leonardo Moura Pacheco); e O papel do Supremo Tribunal Federal na defesa da Democracia brasileira – uma análise de decisões recentes sobre separação de poderes, eleições e fake News (Suzana Silva Carvalho).
“Este congresso é mais do que um evento acadêmico, é a prova de que, quando sonhamos juntos, fazemos história. Ver a advocacia, os estudantes e a comunidade unidos em torno do conhecimento e da justiça é a maior recompensa que poderíamos ter ao celebrar os 35 anos da OAB Araripina. A reinauguração da nossa sala no Fórum e o Baile do Rubi, que homenageou advogados, advogadas e personalidades que marcaram a nossa trajetória, completaram esta semana de conquistas, reafirmando que o Sertão do Araripe é, sim, palco de saber, de memória e de futuro. Como disse Walt Disney, ‘se podemos sonhar, também podemos realizar’ — e hoje realizamos, juntos, um sonho que agora pertence a toda a nossa região”, afirmou Michelly Mororó, presidente da OAB Subseção Araripina.
CONQUISTAS E CELEBRAÇÕES
Durante a realização do I Congresso Jurídico do Sertão do Araripe, o OAB Subseção Araripina reinaugurou a sala para uso dos advogados dentro do Fórum de Araripina. A cerimônia aconteceu no dia 05 com a presença da presidente da OAB Pernambuco, Dra. Ingrid Zanella e de representantes da CAAPE e ESA-PE além dos advogados e advogadas que compõem o quadro das cidades de Araripina, Trindade e Ipubi. O espaço recebeu investimentos e modernizações e é destinado para o exercício jurídico.
Já no sábado à noite, no restaurante Mirante da Serra, também em Araripina, foi realizada a terceira edição do Baile do Rubi que, este ano, homenageou o aniversário de 35 anos de fundação da OAB Araripina. A programação festiva teve música ao vivo com Robinho e banda e Orquestra Sonata. Entre as atrações musicais, a diretoria da OAB Subseção Araripina homenageou cerca de 35 advogados, advogadas e personalidades que contribuem com a entidade ao longo de sua história.
Os eventos foram realizados pela OAB Araripina, OAB Pernambuco, CAAPE e ESA-PE e tiveram o apoio do SEBRAE, das prefeituras de Araripina, Ipubi e Trindade, da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA) e da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (FACISA) além do patrocínio da Areca, Empório Flora Pura, Qbombom Sorvetes e Posto Garfort.

Advogado diz que Bolsonaro não vai a julgamento no STF: ‘Está com a saúde debilitada’

 

Bolsonaro pode pegar de 18 a 22 anos de prisão

 


 

STF retoma nesta terça julgamento de Bolsonaro com voto de ministros

 

Anistia é inconstitucional, adverte Celso de Mello

 

Governo Trump volta a ameaçar o Brasil e cita Alexandre de Moraes: ‘Continuaremos a tomar as medidas cabíveis’

 

Pena de Bolsonaro deve ser definida pelo STF no último dia de julgamento

Caruaru ganha canal público de TV em sinal aberto

 

Tarcísio adota ‘Bolsonaro acima de tudo’ como slogan

 

Malafaia se diz indignado com bandeira dos EUA em ato na Paulista, mas Eduardo Bolsonaro elogia

 

Governo quer ocupar pauta da Câmara com isenção de IR e propostas populares para evitar anistia