PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPIINA

ATELTELECOM

03 novembro 2023

Prefeito inaugura mais uma escola em São Lourenço da Mata

 

Na manhã da última quarta-feira, o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, entregou a população mais uma unidade de ensino totalmente reestruturada. A nova Escola Miguel Labanca, que fica no Engenho Poço Dantas, tem agora uma realidade bem diferente do que a atual gestão recebeu. A antiga unidade estava totalmente abandonada. Estrutura física sem condições de oferecer aos alunos educação de qualidade. Até banheiro não havia no local. Em 2021, Labanca prometeu entregar uma escola nova para os estudantes diante a precariedade que encontrou na unidade, e assim o fez. 

Na gestão Labanca, a escola entrou na lista de prioridades para reestruturação e nesta quarta foi entregue totalmente moderna e equipada para promover educação com segurança e qualidade, realidade bem diferente do que ficou no passado. A nova unidade, ampla, moderna e equipada, é bem diferente da realidade caótica que a comunidade estudantil vivia. 

Essa já é a terceira escola entregue na gestão Vinícius Labanca. Antes as escolas Ariano Suassuna e a Roldão Siqueira foram entregues a população também com estrutura totalmente nova, moderna e equipamentos de última geração.

Lula convoca ministros para fazer balanço da atuação dos ministérios de infraestrutura hoje

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, hoje, com os ministros da área de infraestrutura do governo. O encontro acontece no Palácio do Planalto, a partir das 9h30, e vai reunir Lula, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e outros nove ministros.

O portal G1 apurou que a reunião foi convocada por Lula para fazer um balanço do trabalho dos ministérios, além de discutir a situação de obras. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) também pode ser pauta.

Veja quem participa:

  • Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin (MDIC);
  • Ministro da Casa Civil, Rui Costa;
  • Ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
  • Ministro dos Transportes, Renan Filho;
  • Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa;
  • Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira;
  • Ministro das Comunicações, Juscelino Filho;
  • Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes;
  • Ministro das Cidades, Jader Filho;
  • Ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.

Esta é a segunda reunião de Lula com os ministros da área de infraestrutura do governo em 2023. O presidente também já reuniu os chefes de outras pastas em reuniões setoriais, como os da área de bem estar social e economia e trabalho, por exemplo. A reunião desta sexta-feira (3) é o começo de um novo ciclo de reuniões deste tipo.

O Novo PAC foi lançado em agosto e prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos e privados no setor de infraestrutura, divididos em nove eixos temáticos.

Vice de João não sairá do PT

 

Com uma gestão bem avaliada, segundo pesquisas dos mais variados institutos, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), viaja, no momento, em céu de brigadeiro rumo à reeleição. Sem adversários aparentemente competitivos, o que precisa para emplacar um novo mandato, logo no primeiro turno, vai depender apenas da sua capacidade de articulação.

Eduardo Campos, seu pai, e Miguel Arraes, seu bisavô, eram próximos ao estágio da genialidade em montagens de chapa. Considerado um animal político de esquerda, Arraes teve a larga compreensão de que sem um candidato a vice no espectro da direita não chegaria a lugar nenhum.

Na histórica eleição de 86, na qual seu jingle dizia que voltaria a governar Pernambuco entrando pela porta que foi expurgado pelo regime de exceção, Arraes escolheu Carlos Wilson, de centro direita, para vice e um usineiro para o Senado, o saudoso Antônio Farias, eleito na mesma onda e clima que o padre Mansueto de Lavor também chegou a Casa Alta.

Eduardo, por sua vez, uniu a Frente Popular pelo critério regional em 2006, escolhendo João Lyra Neto, ex-prefeito de Caruaru, para vice, até então filiado ao PDT. Deu certo e repetiu a chapa em 2010. Em 2020, João Campos também contemplou o PDT com a vice, mas não uniu a Frente Popular, pois o PT lançou Marília Arraes e com ela disputou o segundo turno e venceu.

Com a eleição batendo à porta – faltam menos de 11 meses – o mesmo PT virou a pedra no caminho de João. Pleiteia a vice, na condição de, não sendo atendido, lançar uma candidatura em faixa própria. Já têm até nomes escalados, entre os quais o deputado João Paulo e a senadora Teresa Leitão. João não vai ceder, porque, diante da possibilidade de disputar o Governo do Estado, em 2026, terá que escolher um vice da sua absoluta confiança, o que, convenhamos, não está na constelação petista.

Orientação de Lula – De volta ao poder, com Lula despachando novamente no Palácio do Planalto, o PT se acha no direito de impor a João Campos o direito de indicar o vice. Principal liderança do PT no Estado, o senador Humberto Costa tem conversado muito com Lula sobre Recife, principalmente depois dos acenos que o chefe da Nação vem dando à governadora Raquel Lyra. De Lula, Humberto tem ouvido uma só ladainha: garantir para o PT a vaga de vice na chapa do prefeito recifense.

Haddad diz que texto da reforma tributária “não é perfeito”, mas permite “salto de qualidade inestimável”

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (2) que o texto da reforma tributária em tramitação no Senado Federal não é perfeito, mas que a sua aprovação até o fim do ano pode significar um “salto” de qualidade no sistema tributário brasileiro.

“Nada é perfeito, mas à luz do que nós temos, o salto que nós vamos dar frente ao sistema tributário atual é inestimável. Nós vamos figurar entre os bons sistemas tributários do mundo. Tudo isso tem efeito de curto prazo nas expectativas, na decisão de investimento no Brasil, mas tem um efeito de médio e longo prazo que vai impactar no crescimento econômico, vai diminuir o peso sobre o judiciário”, afirmou o ministro. As informações são da CNN.

Haddad se reuniu, na manhã desta quinta, com o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da reforma tributária do Senado. No encontro, os participantes avaliaram ponto a ponto as recentes solicitações de mudanças e os aspectos técnicos passíveis de judicialização. A reunião incluiu a participação de membros das equipes técnicas do Ministério da Fazenda e da equipe do senador Braga.

Aos jornalistas, o ministro da Fazenda também disse que o relator foi muito atencioso com as demandas do governo federal e que o texto deve ser aprovado no Senado com uma “maioria boa”.

“Eu não posso me antecipar ao relator, porque ele está sendo muito generoso conosco, discutindo ponto por ponto. Mas nós estamos muito seguros que o relatório está bem feito e nós vamos ter, se Deus quiser, uma maioria boa no Senado, e que vai ser possível promulgar a emenda constitucional ainda este ano”, afirmou Haddad.

Sobre as emendas acatadas por Braga, Haddad disse que o ideal seria que houvesse menos exceções na tributação, mas que o importante é a aprovação da reforma. “Quanto menos exceções, melhor para o país. Mas a carga cairá para a maioria dos setores. Queremos promulgar a emenda constitucional ainda este ano”, disse o ministro.

O ministro estimou que as exceções do texto atual devem aumentar em meio ponto percentual a alíquota base anual. “Em relação à versão que saiu da Câmara, aumenta em cerca de meio ponto (a alíquota padrão). Não chega a 28%. Como ampliaram as exceções, amplia em cerca de meio ponto. Essa estimativa demos à equipe técnica do Senado. Estamos dando transparência em tudo”, afirmou o ministro.

Inicialmente, a previsão do Ministério da Fazenda era de que essa porcentagem ficasse entre 25% e 27%. Se ultrapassar os 28%, a alíquota base brasileira pode ser uma das maiores do mundo — o que o governo quer evitar.

Fundo de Desenvolvimento Regional

Após o encontro, Eduardo Braga afirmou que o Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR) vai se manter em R$ 60 bilhões. “O valor do fundo se mantém em R$ 60 bilhões. A reforma está dentro do prazo, acredito em aprovação no primeiro e segundo turnos”, disse Braga.

“Garantimos uma trava constitucional. Haverá revisão de tributos a cada cinco anos. Teremos pequenos ajustes, alguns redacionais, para termos mais segurança jurídica. Está tudo dentro do prazo”, completou.

Tramitação

O relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), apresentou seu parecer para a matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no fim de outubro.

A previsão é que o texto seja analisado no colegiado entre terça (7) e quarta-feira (8) da semana que vem. Se aprovada no colegiado, a reforma segue para o plenário do Senado, onde a aprovação depende dos votos favoráveis de 49 dos 81 senadores, em dois turnos de votação.

Como a matéria teve origem na Câmara e passou por diversas mudanças no Senado, os deputados terão de analisar o texto mais uma vez para decidir se aceitam ou não as alterações propostas pelos senadores. A previsão é que o envio para a Casa Baixa aconteça até o dia 10.

Prefeitura do Recife assina Termo de Cooperação com o Instituto PIPA para fortalecer o Programa Mãe Coruja Recife

 

A Prefeitura do Recife formalizou um Termo de Cooperação com o Instituto PIPA (Primeira Infância Plantar Amor), na tarde desta quarta-feira (1º), no gabinete da Prefeita em Exercício do Recife, Isabella de Roldão. O objetivo do acordo é apoiar o Programa Mãe Coruja Recife nas ações voltadas para o desenvolvimento infantil. A assinatura foi feita pela Secretária de Saúde da cidade, Luciana Albuquerque, e o Diretor Executivo do PIPA, Rogério Morais. 

O programa Mãe Coruja Recife é uma iniciativa da prefeitura do Recife que tem como objetivo principal apoiar e assistir gestantes e mães em situação de vulnerabilidade social. O programa visa promover o acesso a serviços de saúde, assistência social, educação e cidadania, fornecendo apoio integral às mulheres durante a gestação e nos primeiros anos de vida de seus filhos. Além disso, o Mãe Coruja Recife busca fortalecer os vínculos familiares, promover o desenvolvimento infantil e melhorar a qualidade de vida das famílias atendidas.

“Com essa cooperação entre o PIPA e o Mãe Coruja Recife, vamos estabelecer essa parceria para fortalecer as habilidades parentais em saúde, nutrição e bem-estar emocional. Aliar o nosso programa com o PIPA será importante para contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, em especial em comunidades vulneráveis”, afirma a prefeita em exercício.

Operação Têxtil: SDS instala delegacia móvel da Polícia Civil no Moda Center

 

Já está em funcionamento, no estacionamento frontal ao Setor Laranja do Moda Center, a unidade da delegacia móvel da Polícia Civil de Pernambuco. O equipamento faz parte das ações que serão desempenhadas durante a Operação Têxtil, que conta com efetivos das polícias Militar e Civil.

Coordenada pela Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE), a Operação Têxtil tem como objetivo proporcionar uma maior sensação de segurança para compradores e clientes durante as feiras de alta temporada de final de ano (novembro e dezembro).

Na delegacia móvel, poderão ser registradas ocorrências de qualquer natureza (roubos, furtos, perda de documentos, acidentes, entre outras de maior gravidade) e tanto comerciantes, clientes e a população podem recorrer ao serviço disponibilizado pelo Governo do Estado. Além do ônibus, há também viaturas caracterizadas. 

Na quinta e na sexta, principais dias de movimentação no Moda Center, 10 agentes estarão atuando, de forma alternada, para atender as ocorrências. Em casos de maior complexidade, o efetivo pode encaminhá-las às unidades policiais de plantão.

01 novembro 2023

II Semana da Moda de Araripina será realizada dias 09 a 11 de novembro com tendências e coleções exclusivas

A Prefeitura de Araripina realizará nos dias 09 a 11 de novembro, a segunda edição da Semana da Moda de Araripina em parceria com o SEBRAE. A Arena da Moda será montada na rua Coronel Pedro Cícero (Praça Dr. Pedro) e terá a participação de empresas varejistas do setor que vão desfilar na passarela a partir das 19h.

Realizado pela primeira vez no ano passado, o evento aberto ao público entrou no calendário de atividades, pois além de proporcionar o entretenimento para a população também promove cursos e capacitações com empresas do comércio local como lojas de roupas, calçados, acessórios, salões de beleza e outros. 

Os treinamentos aconteceram nos dias 19 e 20 de outubro com o apoio do SENAC e trabalharam temas como Vitrines que vendem, Visual merchandising, Atendimento ao cliente, Estratégias para fidelização de clientes e outros.

Este ano serão 17 empresas desfilando suas coleções e tendências e apresentando ao público exclusividades que estão sendo preparadas especialmente para o evento. A Arena da Moda terá uma super passarela de 10 metros com muitas luzes e animação. 

As lojas participantes da II Semana da Moda de Araripina são: 3 Marias, Bebezinho Kids, Click Modas, Colcci, Garbus, It Girl Butique, Laizete Jóias, Luisa Modas, Mango, Mocinha Center, Naty Maison, Óticas Afagu, Pequeno Tom, Ponto 3, Popy Kids, Skyler e Voilà.

Prefeitura de Araripina mantém compromisso de salários em dia por 82 meses consecutivos

Em um cenário onde o comprometimento com a pontualidade no pagamento de salários se destaca como um marco administrativo, a Prefeitura de Araripina cumpriu, mais uma vez, seu compromisso com todos os servidores efetivos, comissionados e contratados da administração municipal direta e indireta, concluindo os pagamentos nesta terça-feira (31). 

Desde janeiro de 2017, a gestão atual tem honrado com essa responsabilidade, resultando em 82 meses consecutivos de pagamentos pontuais. Esse feito não só fortalece a confiança dos servidores municipais, mas também reafirma a determinação da Prefeitura em manter uma administração financeira estável e responsável.

Os aposentados vinculados ao ArariPrev receberão seus vencimentos no dia 10 do mês subsequente, mantendo a regularidade já conhecida por todos.

"Essa é uma conquista de toda a nossa equipe e dos cidadãos de Araripina. Nosso compromisso sempre foi e sempre será com a transparência e o respeito a todos os nossos servidores. Viramos uma página triste da cidade, deixando para trás os dias de salários atrasados e comércio parado”, comemorou o prefeito Pimentel.

31 outubro 2023

Mundo SENAI em Araripina apresenta trabalhos realizados pelos alunos dos cursos técnicos

A Escola Técnica SENAI de Araripina realizou entre os dias 25 a 27 de outubro mais uma edição do Mundo SENAI que é um evento para apresentar à toda a comunidade as instalações e os projetos educacionais em andamento nos mais diversos cursos ofertados pela instituição e também promover palestras, oficinas e minicursos para os alunos.

A programação contou com minicursos sobre noções básicas de Excel e de CAD, palestras sobre Saúde e Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros e Soft Skills além de oficinas que abordaram Instrumentação em Metrologia e em Elétrica. Todas estas atividades foram destinadas para os 900 alunos que atualmente estudam no SENAI Araripina.

Já a programação aberta ao público em geral contou com diversas apresentações de trabalhos dos alunos dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Eletromecânica e Segurança do Trabalho que mostraram seus conhecimentos em temas como Automação Industrial e a Indústria 4.0; Acionamentos elétricos por dispositivos eletromecânicos e partidas estáticas; Instalação elétrica predial; Usinagem, metrologia, montagem e manutenção mecânica.

Também foram apresentados trabalhos em Gestão de Emergência; História e evolução dos processos industriais; Crescimento da tecnologia de games no cenário mundial; Realidade virtual com óculos 3D; Plataforma de cadastro do Mundo SENAI em linguagens HTML, CSS, PHP e Java Script. No Laboratório Maker foi mostrado o projeto INOVA Versatile Car e as diversas tecnologias da sala Maker.

Para o diretor escolar Josemberg Laurentino, o Mundo SENAI é uma excelente oportunidade para que as pessoas conheçam a escola e os trabalhos que são feitos nos cursos técnicos. “A educação do SENAI é direcionada para formar profissionais cada vez mais conectados com os novos desafios da indústria. Por isto, durante o Mundo SENAI, nossos alunos apresentam temas que conversam com os problemas diários das empresas. Por isto, os egressos do SENAI além do conhecimento técnico também recebem uma formação contextualizada que garante a eles um grande diferencial em busca de uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou.

30 outubro 2023

Sistema FIEPE participa da 8ª ExpoGesso apresentando as atividades realizadas no Araripe

O Sistema FIEPE foi uma das entidades apoiadoras da 8ª Exposição e Feira Internacional das Indústrias de Gesso – ExpoGesso, realizada nos dias 26 a 28 de outubro na cidade de Trindade – PE. Desde sua primeira edição, a ExpoGesso conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco para a promoção do evento.

Na edição deste ano, o espaço do Sistema FIEPE apresentou as atividades que são realizadas pelo SESI, SENAI e IEL – todas as casas compõem o sistema e atuam na região do Araripe promovendo diversas ações em prol do desenvolvimento da indústria, trabalhadores e empresários.

Na quinta-feira, 26, na solenidade oficial de abertura da exposição, o diretor Administrativo da FIEPE, Bruno Veloso, representou o Sistema e falou da importância do evento para o Estado. “A Expogesso chega a sua oitava edição este ano mostrando o que o polo gesseiro do Araripe tem de melhor. Este setor econômico que é o maior gerador de emprego, renda e desenvolvimento social da região também é o responsável pela atração de tantas empresas, instituições e expositores que nos próximos dois dias vão conhecer o polo, realizar negócios e contribuir para a melhoria da competitividade das indústrias aqui instaladas”, destacou.

Ainda no dia 26, os visitantes que foram ao stand conheceram as ações do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) que atua na promoção de cursos e capacitações de diversos temas que são propostos pelos empresários da região e, também, promove o estágio entre alunos e empresas.

No dia seguinte, 27, os alunos da Escola SESI Araripina mostraram todo seu conhecimento em robótica que é uma das disciplinas do sistema de ensino referência em Pernambuco. Eles fizeram programações do robô simulando desafios reais das indústrias. Ainda foram disponibilizados serviços de saúde com a equipe de Fisioterapia do SESI.

No último dia da 8ª ExpoGesso, os alunos da Escola Técnica SENAI Araripina levaram para exposição simulações de sistemas elétricos utilizados nas indústrias do polo gesseiro do Araripe além de mostrar o portfólio dos cursos ofertados na escola.

Para a diretora regional da FIEPE no Araripe, Daniela Batista, cerca de mil pessoas visitaram e conheceram as ações que são realizadas pelo Sistema na região do Araripe e isto demonstra o reconhecimento da população. “Nosso stand foi visitado por empresários, funcionários das indústrias, jovens e adolescentes que se interessam por tecnologia e educação e pela população em geral que reconhece que a FIEPE, SESI, SENAI e IEL são instituições que trabalham para desenvolver o Araripe de maneira completa”, destacou.

João Campos tira recesso e Isabella assume Prefeitura do Recife pela 4ª vez

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, assume o comando da Prefeitura do Recife, interinamente, a partir deste domingo (29), em virtude de recesso pessoal do prefeito João Campos. Após um ritmo intenso de trabalho, reuniões e agendas nas ruas, Campos vai tirar sete dias de descanso, retornando no próximo dia 7 de novembro. A transmissão do cargo ocorreu durante vistoria das obras de requalificação da Praça de Casa Forte, no bairro de mesmo nome.

“Depois de tanto trabalho, vou tirar uma semana de férias e recarregar a bateria para voltar com toda energia. Nessa semana, Isabella vai assumir a Prefeitura. Tenho certeza de que a cidade estará em ótimas mãos e a gente vai poder reenergizar”, afirmou o prefeito João Campos. “Isabella, boa sorte, estamos juntos”, completou o gestor.

Esta será a quarta vez que Isabella de Roldão ficará à frente do Executivo municipal.  Em novembro de 2021, em fevereiro e novembro de 2022, a vice-prefeita assumiu o cargo como prefeita em exercício. Isabella se tornou a primeira mulher a comandar a gestão da capital pernambucana.

Fundação Altino Ventura inaugura novo bloco cirúrgico em Serra Talhada nesta segunda-feira (30)

A Fundação Altino Ventura (FAV) anunciou neste domingo (29) a data de inauguração do bloco cirúrgico da instituição em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco: será nesta segunda-feira (30). As equipes envolvidas no projeto estão trabalhando minuciosamente nos últimos ajustes e detalhes da ampliação da filial.  A inauguração contará com a presença de todo o corpo executivo da fundação, bem como prefeitos, secretários, entre outras autoridades.

O novo bloco cirúrgico é mais um compromisso da fundação em oferecer serviços cirúrgicos de excelência e acessíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A população do município, que há muito tempo anseia por uma unidade cirúrgica, agora vai poder realizar operações de catarata, correção de miopia, tratamentos para glaucoma, entre outras intervenções essenciais, sem precisar se deslocar à capital.

A Fundação Altino Ventura é uma instituição sem