PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPIINA

ATELTELECOM

25 outubro 2023

Juscélio Souza: Da Escola Municipal de Araripina para as Paralimpíadas Escolares 2023 em São Paulo


 O talento e determinação de Juscélio Souza, um aluno com deficiência visual da Escola Municipal Eduardo de Souza Carvalho, estão prestes a ser reconhecidos em âmbito nacional. Representando não apenas sua cidade, mas também o estado de Pernambuco, Juscélio será um dos atletas que disputará a fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2023 em São Paulo, na modalidade Goalball.

O Goalball é um esporte único no mundo paralímpico. Diferentemente de outras modalidades, foi criado exclusivamente para atletas com deficiência visual. No jogo, as habilidades tátil e auditiva são essenciais. Para permitir que os atletas se concentrem totalmente nos sons da bola e nas movimentações dos jogadores, o silêncio é mantido no ginásio durante toda a partida. As exceções são os momentos que se seguem após um gol, o reinício do jogo e as paradas oficiais.

A trajetória de Juscélio serve como um reflexo do potencial e da resiliência encontrados em Araripina. Por reconhecer a importância da inclusão e do esporte na vida dos jovens, a Prefeitura de Araripina tem sido uma parceira fundamental no desenvolvimento desse atleta promissor com investimentos e apoio logístico.

A participação de Juscélio nas Paralimpíadas Escolares é uma conquista pessoal e coletiva, refletindo o esforço do atleta, o suporte de sua escola e o comprometimento da Prefeitura de Araripina em criar oportunidades e reconhecer talentos. Todo o município está na torcida por Juscélio, ansioso para celebrar suas conquistas em São Paulo.

8ª edição ExpoGesso vai movimentar o maior polo gesseiro do Brasil com inovações para o setor

 

Foto: divulgação

A 8ª edição da Exposição e Feira Internacional das Indústrias de Gesso – ExpoGesso – acontecerá entre os dias 26 à 28 de outubro na cidade de Trindade – PE com a participação de cerca de 50 expositores dos mais diversos setores que trarão novidades e inovações para o maior polo gesseiro do Brasil localizado na região do Araripe Pernambucano.

O evento é realizado pela Prefeitura de Trindade e pelo Sindicato das Indústrias de Gesso do Estado de Pernambuco – SINDUSGESSO e tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – FIEPE, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e da Atel Telecom.

Na edição deste ano, todo o espaço da exposição foi planejado para gerar interatividade entre os expositores e o público presente ao evento. Cerca de cem mil pessoas devem passar tanto pela exposição quanto pelo palco festivo que terá artistas que animarão o público entre os dias 26 a 29.

De acordo com a organização da ExpoGesso, o evento gera mais de três mil empregos diretos e movimenta diversas economias regionais como a rede hoteleira, setor de serviços, comércios e, principalmente a indústria do polo gesseiro do Araripe. Na edição do ano anterior, a movimentação econômica de totalizou cerca de R$ 46 milhões e a expectativa é que este ano esta marca seja superada uma vez que o número de empresas expositoras também cresceu devido ao sucesso de 2022.

Estão expondo seus produtos e serviços para o público as empresas e instituições AJCE, Ativa Distribuidora, Banco do Nordeste, Central das Correias, Cequip, CREA-PE. CRQ-PE, DAF Caminhões, Dafonte Tratores, Damião Tratores, Deusivan e Neurismar Eletrotécnicos Associados, Eletrobela, Eletron Power, Engeform, FW e Komatsu, Gotemburgo Volvo, Gypway, HC Lubrificantes, JM Solar, Klabin, NE Máquinas, Normaq / JCB, Rompetec, Sanvale, Smart Mais – correspondente Banco do Brasil, Sotreq/CAT, TC Pneus, Technico, Veneza Equipamentos e Volts Solar.

Moraes autoriza que o relatório da CPI dos Atos Golpistas seja integrado a inquéritos no STF

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, hoje, incluir o relatório final da CPI dos Atos Golpistas em inquéritos em andamento no tribunal, como o das milícias digitais e o das fake news.

Esses inquéritos investigam a atuação de um grupo que se organizou e, de forma sistemática, atuou na internet e nas redes sociais para atacar a democracia e as instituições do Estado de Direito. Um dos instrumentos do grupo são a produção e divulgação coordenadas de informações falsas.

Moraes recebeu o relatório final da CPI das mãos dos parlamentares nesta terça (24). O relatório aprovado pela comissão, que se debruçou sobre os ataques de 8 de janeiro, propõe o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e aliados do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado.

O ministro justificou que os temas investigados pela CPI se relacionam com o conteúdo dos inquéritos já em curso no Supremo. “Da mesma maneira, a CPMI investigou as tentativas de obstrução das eleições, e posteriormente, de sua anulação, com bloqueios de rodovias, acampamentos golpistas, a presença de grupos paramilitares, a noite de vandalismo de 12 de dezembro, a tentativa de explosão do aeroporto em 24 de dezembro”, escreveu Moraes na decisão.

“Na sequência, as investigações da CPMI analisam essas conexões com o dia 8 de janeiro de 2023 e as criminosas invasões às sedes dos Três Poderes da República”, completou. O 8 de janeiro também é investigado dentro do Supremo. Na prática, ao anexar o material da CPI, Moraes adiciona provas e depoimentos levantados pela comissão aos trabalhos em curso no STF.

CCJ do Senado aprova três indicados de Lula para cargos de ministros do STJ

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, hoje, os nomes de Daniela Teixeira, Afrânio Vilela e Teodoro Santos para ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Daniela foi aprovada por 26 votos a 1. As indicações de Vilela e Santos, por 27 votos a 0.

Para serem efetivamente nomeados, os indicados ainda dependem da aprovação do plenário principal da Casa. As votações devem ocorrer na tarde desta quarta. Daniela, Vilela e Santos foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre agosto e setembro. Eles vão substituir:

  • advogada Daniela Teixeira: assume vaga do ministro aposentado Felix Fischer
  • desembargador Afrânio Vilela: assume vaga do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, morto em abril
  • desembargador Teodoro Santos: assume vaga do ministro aposentado Jorge Mussi

Se aprovada pelo plenário, Daniela Teixeira será a primeira mulher indicada ao STJ em 10 anos. Ela também será a sexta mulher entre os 33 atuais ministros. Teodoro Santos será o segundo ministro negro em toda a história do Tribunal.

O Superior Tribunal de Justiça é composto por 33 ministros. Um terço deles vem dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), e outro tem origem nos Tribunais de Justiça (TJs). O último terço é escolhido, em partes iguais, alternadamente, entre advogados e membros do Ministério Público. Cabe ao STJ uniformizar entendimentos sobre a legislação e analisar recursos dos TRFs e dos TJs.

Rede Municipal de Araripina anuncia prazos e documentação para Matrículas 2024



A Secretaria de Educação de Araripina anunciou o início do processo de renovação de matrículas para o ano letivo de 2024. O procedimento é fundamental para que estudantes da rede municipal garantam suas vagas para o próximo ano.


De acordo com a Secretaria, a renovação de matrículas ocorre entre os dias 23 de outubro e 30 de novembro. Já para os alunos novatos que desejam ingressar na Rede Municipal de Ensino, o período de matrícula será entre os dias 2 e 16 de janeiro de 2024.


Os interessados devem se dirigir às secretarias das escolas municipais e ficar atentos à documentação exigida: uma foto 3x4 recente, requerimento de matrícula, declaração escolar, histórico escolar, cópia da certidão de nascimento ou de casamento, cópia do CPF, cópia recente do comprovante de residência e cópia da carteira de vacinação. Essa última é uma exigência específica para os estudantes do Ensino Fundamental.


A Rede Municipal de Araripina dispõe de diversas modalidades de ensino: creches para crianças de 6 meses a 3 anos; educação infantil para crianças de 4 e 5 anos; ensino fundamental para estudantes de 6 a 14 anos, do 1º ao 9º ano; e a EJA, direcionada a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de continuar os estudos na idade regular.


Um destaque para 2024 é a oferta do 6º ano do Ensino Fundamental em tempo integral. As vagas são limitadas, reforçando a importância de realizar a matrícula dentro dos prazos estipulados.


Os pais e responsáveis devem se antecipar e providenciar toda a documentação necessária para garantir a vaga de seus filhos no próximo ano letivo.

IEL-PE promoveu curso sobre Comunicação Empresarial e Oratória, em Araripina


A Unidade Regional Sertão do Araripe do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) promoveu nos dias 20 e 21 de outubro, em Araripina, o curso sobre Comunicação Empresarial e Oratória que foi ministrado pelo instrutor Odilon Medeiros.


Durante os dois dias da capacitação, os participantes foram apresentados aos principais conceitos de comunicação e oratória que, segundo pesquisas recentes, é uma das habilidades mais carentes nos líderes da atualidade. Por isto, o tema é frequentemente colocado como prioridade dentro das empresas e organizações e seus colaboradores apontam o medo de falar em público como o principal entrave para desenvolver a oratória.



Além dos conceitos teóricos, o curso proporcionou atividades práticas individuais e em grupo para que os participantes treinassem técnicas de oratória como, por exemplo, a postura perante o público, a criação de pequenos roteiros de apresentação, o uso do microfone, formas de quebrar o gelo nos primeiros minutos, a voz e os gestos como elementos chave, entre outros.


A próxima capacitação do IEL-PE em Araripina será nos dias 24 e 25 de novembro com o tema “Planejamento financeiro na prática”. As inscrições podem ser feitas no site https://ielpe.org.br/capacitacao/curso-planejamento-financeiro-na-pratica-2/ ou pelo Whatsapp (87) 98178-6670.


Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) – que tem foco na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua escola de negócios – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o SENAI. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação.

Araripina: Conferência Intermunicipal de Cultura 2023 promove debates e propostas para fortalecer a cultura regional


Araripina sediará a Conferência Intermunicipal de Cultura na próxima sexta-feira, 27 de outubro. Sob o tema "Democracia e Direito à Cultura", o encontro visa fomentar discussões e definir propostas para consolidar a cultura tanto local quanto regional, incentivando, simultaneamente, a participação ativa da comunidade artística e cultural.


O evento, que acontecerá gratuitamente das 8h às 17h na ETE Pedro Muniz Falcão, é uma iniciativa conjunta das prefeituras de Araripina, Bodocó e Trindade, com o apoio de suas respectivas secretarias de Cultura. O debate será estruturado em torno dos seguintes eixos temáticos:


Eixo I – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 

Eixo II – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; 

Eixo III – Identidade, Patrimônio e Memória; 

Eixo IV – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 

Eixo V – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; 

Eixo VI – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.


A conferência terá a presença de artistas, produtores culturais, gestores públicos e entusiastas da cultura local. Em complemento às discussões, haverá apresentações artísticas, valorizando ainda mais a ocasião.


Os resultados das propostas debatidas durante a Conferência Intermunicipal de Cultura serão levados para a Etapa Estadual da Conferência, influenciando a formulação de políticas públicas e o refinamento do segmento cultural. Também serão eleitos os delegados que representarão a região no evento estadual.


Para os interessados em participar, as inscrições estão disponíveis no site da Prefeitura (www.araripina.pe.gov.br) ou através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpC8FsLz6j4xvB_TCfi4_nage62zlpoy1Ab58jdNcH8uUSqQ/viewform

23 outubro 2023

REPASSE DO TRANSPORTE ESCOLAR - GOVERNADORA RAQUEL LYRA GARANTE PAGAMENTO DE R$ 85 MILHÕES PARA OS MUNICÍPIOS

 


A governadora Raquel Lyra anunciou, na manhã da sexta-feira (20), o repasse de R$ 85 milhões para os municípios, por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), durante a solenidade que premiou as escolas municipais destaques da educação no âmbito do Programa Criança Alfabetizada. Os municípios receberão os valores 100% reajustados pelo Estado. O pagamento é retroativo ao mês de fevereiro.

“O projeto que dobra o repasse do transporte escolar já foi aprovado na Assembleia Legislativa. Enviamos os documentos para o banco e os recursos vão estar disponíveis para os municípios nos próximos dias. Esse compromisso do Governo de Pernambuco foi firmado desde o lançamento Juntos pela Educação e agora garantirá mais dignidade aos nossos estudantes”, afirmou a governadora.

Ainda hoje, foram premiadas com R$ 80 mil as 50 escolas que tiveram, em 2022, os melhores resultados na avaliação. Em contrapartida, as 50 escolas com os menores resultados foram beneficiadas com contribuição financeira de R$ 40 mil para a implementação de um plano de melhoria dos resultados de aprendizagem de seus alunos. Cada uma das unidades de ensino premiadas deve desenvolver uma parceria de dois anos com uma das escolas apoiadas para executar ações de cooperação técnico-pedagógica.

“É a partir da alfabetização que vamos vendo, a cada ano, o sucesso dos estudantes. Não estamos só preocupados com quem está na escola, seguimos investindo na Busca Ativa, junto à Unicef, para resgatar nossas crianças e adolescentes que estão fora do ambiente escolar”, afirmou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas. O Programa Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade, isto é, até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental.

No município de Custódia, no Sertão do Moxotó, três escolas foram premiadas. O Colégio Municipal Ernesto Queiroz obteve a maior nota do prêmio, com 9,89. “É uma enorme satisfação receber o prêmio, ainda mais se tratando de um programa que cuida da alfabetização, a base de toda a educação. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho que a gente vem realizando com os educadores, funcionários e pais. Nós somos uma família”, enfatizou Rogério Rodrigues de Oliveira, gestor da unidade de ensino.

Os recursos recebidos pelas escolas são transferidos em duas parcelas e somente podem ser utilizados em ações que visem a melhoria dos resultados de alfabetização e letramento dos seus alunos, de acordo com as orientações a serem estabelecidas pela SEE. Para receber a segunda parcela do benefício, devem alcançar as metas de melhoria dos resultados, definidas anualmente pela pasta.

Participaram da solenidade o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho; o executivo de Esportes, Luciano Leonídio; os deputados estaduais Joãozinho Tenorio, Socorro Pimentel, Luciano Duque, Débora Almeida e Renato Antunes; a representante do Instituto Natura, Márcia Ferri; a representante do Tribunal de Contas do Estado, Nagile Lessa; a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Isabela Carneiro Leão; a diretora adjunta da Associação Bem Comum, Maria Vera Vasconcelos; e a coordenadora da Associação Bem Comum, Maria das Graças.

Também estiveram presentes os prefeitos Judite Botafogo (Lagoa do Carro), Diogo Lima (Barra de Guabiraba), Aline Gouveia (Amaraj), Elizio Soares Filho (Carnaubeira da Penha), Erivaldo Chagas (Lajedo), Professor Lupércio (Olinda), Fátima Borba (Cortês), Severino Silvestre (Passira), Zeinha (Guaracy), Edilson Tavares (Toritama), Zé Pretinho (Quixaba), Gustavo Caribé (Belém de São Francisco), Manuca de Zé do Povo (Custódia), Talita Fonseca (Camutanga), Rubem Lima (Panelas), Marly Quental (Cedro), Douglas Duarte (Angelim), Isabel Hacker (Rio Formoso), Graça do Moinho (Lagoa do ltaenga), Anchieta Patriota (Carnaíba), Gustavo Adolfo (Bonito), Guiga (Vicência), Luciele Laurentino (Bezerros), Maria Medeiros (Cumaru), Juarez da Banana (Machados), Jorge de Neno (Camocim de São Félix),Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Duguinha (São Joaquim do Monte), Ricardo Ramos (Ouricuri), Beto do Sargento (prefeito em exercício de Belém de Maria) e Djalma da Padaria (Solidão).

Fotos: Miva Filho/ Secom

PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA - ARARIPINA É DESTAQUE NO PRÊMIO ESCOLA 2023 EM PERNAMBUCO

 


O município de Araripina foi homenageado com o cobiçado Prêmio Escola Destaque 2023, concedido pelo Programa Criança Alfabetizada, do Governo de Pernambuco. A cerimônia de premiação, realizada nesta sexta-feira (20) na capital pernambucana, colocou em evidência como a única cidade premiada na região.

A Escola Municipal João Félix de Abreu foi o grande destaque, conquistando o Prêmio Escola Destaque. A dedicação e o esforço dos educadores e alunos dessa instituição foram reconhecidos pelo governo estadual, reafirmando o compromisso do município com a excelência em educação.

Além da premiação da escola, os educadores de Araripina também foram homenageados. A professora Maria Alice de Andrade Jacó, da Escola Henrique Alves Batista, levou para casa o Prêmio Professora Alfabetizadora, uma homenagem ao seu trabalho incansável na formação das crianças.

O Prêmio Criança Alfabetizada, por sua vez, foi compartilhado entre três professoras dedicadas: Monalisa Virgínia Borges Dias, Ana D’Arc e Ana Paula Costa, todas demonstrando o alto padrão de educação oferecido em Araripina.

O evento teve a honra de contar com a presença da governadora Raquel Lyra, da deputada estadual Socorro Pimentel. Representantes da Secretaria de Educação de Araripina também estiveram presentes para prestigiar e reconhecer o trabalho desempenhado no setor educacional do município.

Tragédia: Homem mata esposa e dois filhos adolescentes em Araripina


Foto: reprodução redes sociais

Araripina acordou nesta segunda-feira (23), com uma notícia trágica. Um homem matou a esposa e dois filhos adolescentes com disparos de arma de fogo, dentro de casa, na Rua Sargento Orlando, área central da cidade.

De acordo com as primeiras informações, após cometer os crimes, o homem fugiu em uma motocicleta, e quando passava pela Avenida Perimetral, jogou o veículo contra um carro que vinha no sentido contrário, tentando se matar.

Ele foi socorrido com vida para o Hospital Regional de Ouricuri onde está custodiado. Mais informações em instantes. 

BLOG DO ROBERTO GONSALVES 

Sofrimento: População de Exu amarga até 70 dias sem água nas torneiras

 


A falta constante de água nas torneiras não é um suplício apenas da população de Petrolina. O clamor dos usuários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ecoa nos quatros cantos do Sertão, a exemplo de Exu (no Araripe).

De acordo com uma moradora que entrou em contato com este Blog, o problema tem deixado a cidade por até 70 dias sem água. Porém, a conta mensal não deixa de chegar às residências dos moradores.

As pessoas mais carentes já não têm o que comprar nem para comer, e aí um pipa de água em Exu é R$ 250,00. É terrível a situação aqui. O prefeito já foi ao Recife e não resolveu nada. Os vereadores também não conseguem fazer nada”, desabafou. Ela contou que já existe a possibilidade dos moradores realizarem brevemente um grande protesto em Exu para cobrar providências da Compesa. Com a palavra, a Companhia. (Blog do Carlos Britto)

Raquel desconhece o jogo do poder

 

A governadora Raquel Lyra (PSDB) não tem um mínimo de sapiência política na relação Executivo x Legislativo. Ainda hoje, quase dois anos após a sua saída da Prefeitura de Caruaru, os vereadores continuam traumatizados com o tratamento dado por ela numa determinada reunião, quando obrigou o recolhimento dos celulares até dos parlamentares da base, num gesto de desconfiança.

Estava na cara que esse modelo não daria certo na relação parlamentar num plano bem superior – à Assembleia Legislativa – agora na condição de governadora. Na semana passada, a tucana levou uma acachapante derrota, de 30 votos a 10, na votação em plenário pela rejeição aos vetos impostos às emendas incluídas na LDO – Lei das Diretrizes Orçamentárias. Sua base, conhecida pelo G-10 (dez parlamentares apenas), é desmoralizante para quem precisa de, no mínimo, 25 votos para aprovar matérias de interesse do Governo.

Politicamente, Raquel é tão desastrosa e mal assessorada que no dia seguinte à derrota foi se banquetear com o G-10 no Palácio, numa afronta ao Legislativo. Não entendeu – ou se fez de mal-entendida – que os 30 votos não foram para desmoralizar o seu Governo, mas para manter vivo o Poder Legislativo. Se os deputados tivessem mantido os vetos do Executivo teriam ferido de morte a soberania de um poder, já frágil por natureza.

O banquete foi também um desrespeito à Mesa Diretora, que não atuou contra o Governo, mas para preservar o poder dos deputados, já que os vetos tratavam de emendas parlamentares, em sua grande maioria. Ao invés de recrutar o G-10 para os comes e bebes palacianos, a governadora, num gesto de humildade e sabedoria, teria chamado para uma conversa o presidente da Assembleia, Álvaro Porto, que é do seu partido.

E que, diga-se de passagem, é a liderança mais forte da Casa, com uma marca já presente no imaginário popular – a instituição de um Legislativo altivo e independente. Raquel ainda não entendeu um preceito básico da política: Nada é tão mau que não tenha um lado bom ou tão bom que não tenha um algo mau.

Desenvolver a habilidade de entender o que de fato motiva as pessoas e saber lidar de maneira adequada com essa compreensão, é a lição mais importante que o príncipe pode aprender no jogo do poder.