PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPIINA

ATELTELECOM

15 setembro 2023

Raquel Lyra anuncia ampliação do Hospital Eduardo Campos, reforma de escolas e obra na VPE-380

 

A passagem da governadora Raquel Lyra por Serra Talhada, durante a plenária do Ouvir para Mudar no Sertão do Pajeú, teve escuta popular e anúncios importantes. A gestora anunciou a ampliação do Hospital Eduardo Campos (HEC), a requalificação da VPE-380, que liga distritos entre Afogados da Ingazeira e Carnaíba, a construção de três quadras poliesportivas em escolas estaduais e a reforma de uma unidade escolar. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

 “Depois de já ter ampliado a atuação do Hospital Eduardo Campos para a área de ortopedia, de urologia e neurologia, teremos a alegria de poder abrir, a partir de outubro, a emergência cardiológica. Serão 24h por dia oferecendo cardiologista de plantão para que as pessoas já não precisem mais viajar tanto pra poder colocar um stent ou fazer cateterismo, procedimentos que agora vão ter aqui pertinho no Sertão do Pajeú. Isso faz parte do processo de regionalização da saúde que estamos implementando no Estado. Também já estamos atendendo pedidos de construção de quadras e a requalificação da VPE-380. São demandas que temos a alegria de anunciar porque já temos o recurso garantido”, afirmou Raquel Lyra. 
 
O HEC será ampliado com 20 novos leitos de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica. Também haverá a implantação do primeiro serviço de hemodinâmica da região, com um posto de transfusão de sangue do Hemope nas instalações do próprio Hospital. Essas ações serão viabilizadas por meio de um investimento de R$ 11,5 milhões e de um custeio mensal de R$ 800 mil.
 
Estradas – A governadora também anunciou a requalificação da  VPE-380, que liga Afogados da Ingazeira ao distrito de Ibitiranga, em Carnaíba. Uma restauração completa em 13 km da estrada, até a ponte de Ibitiranga, será feita a partir de um investimento de R$ 15 milhões. 
 
Educação – Entre os anúncios feitos nesta quinta, destaque também para o processo de licitação para a construção de três quadras poliesportivas, sendo uma em Triunfo, na Escola Monsenhor Luiz Sampaio, e duas em Serra Talhada, nas EREM Solidônio Leite e Cornélio Soares.
 
A população também foi contemplada com o anúncio de reforma da EREM Profa. Rosete Bezerra de Souza em Iguaracy. A unidade contará com instalação de laboratórios, obras para garantir acessibilidade, recuperação de calçadas, reforma dos pisos, do telhado e da rede elétrica, nova pintura, jardineiras, além da instalação de ar-condicionado, bicicletário para professores, servidores e estudantes e a reforma da quadra.
 

Confira algumas propostas solicitadas pela população do Sertão do Pajeú, divididas por temas

Segurança e cidadania:

– Programas de prevenção às drogas com foco em jovens e adolescentes

– Apoio às mães solo da região

– Instalação de uma delegacia da mulher em Serra Talhada

Infraestrutura e dinamismo econômico:

– Finalização das obras da PE-380

– Instalação de Rampa em Serra Talhada para voo livre para ajudar a dinamizar o turismo 

– Cobertura dos pátios de feiras para ajudar os agricultores familiares e comerciantes

Água e habitação:

– Melhorar o abastecimento nas comunidades rurais de Quixaba e Iguaracy

– Conclusão do ramal da Adutora do Pajeú 

– Viabilizar regularização fundiária na zona rural de São José do Belmonte

Educação, cultura, ciência e tecnologia:

– Atualização do kit de robótica na ETE Paulo Freire

– Aumento de vagas no curso de Medicina na UPE

– Melhoria no transporte escolar para a cidade de Triunfo

Agricultura e meio ambiente:

– Melhorar o acesso à água

– Investir na regularização fundiária

Saúde e qualidade de vida:

– Tornar o Hospital Agamenon Magalhães referência para maternidade de alto risco

– Ampliar o PE Conduz adaptado para pessoas com deficiência

– Implantar sede do Hemope em Afogados da Ingazeira

Lula viaja a Cuba para participar da cúpula do G77+China

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta sexta-feira, 15, às 12 horas, para Havana, capital de Cuba, onde vai participar da cúpula do G77+China. O bloco, criado em 1964, reúne países em desenvolvimento para articular e promover interesses econômicos coletivos. Atualmente, 134 nações integram o bloco. O Brasil esteve entre os primeiros 77 signatários.

Em seu primeiro dia em território cubano, Lula deve descansar. Já no sábado, 16, será o dia do petista discursar na cúpula, que tem como tema “os desafios atuais para o desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação”. Além disso, no mesmo dia, Lula terá dois encontros bilaterais. A primeira reunião, de porta fechada, será com o diretor-geral da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu.

Já a segunda, também privada, será com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Lula deixa Cuba na tarde de sábado e viaja para Nova York, nos Estados Unidos, onde vai participar da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Padre é encontrado morto dentro de casa no interior de Pernambuco

 

Um padre da Diocese de Garanhuns, no Agreste, foi encontrado morto dentro de casa na tarde da última quarta-feira (13) no Loteamento Fernandes, em Lajedo. O padre Dorgival Nicácio de Araújo era vigário da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una.

Testemunhas informaram que não conseguiam manter contato com o sacerdote desde a última segunda-feira (11). Foi necessário entrar na residência pelo telhado da garagem e o corpo foi encontrado no chão do quarto, sem ferimentos aparentes, de acordo com a polícia.

“Um médico próximo da vítima que também esteve no local, atestou que a causa da morte foi parada cardiorrespiratória”, disse a Polícia Civil em nota.

Nas redes sociais, a Diocese de Garanhuns lamentou a morte do padre recordando a passagem bíblica do livro de Romanos: “Alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração”.

O velório é realizado na Paróquia Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em São Bento do Una e o sepultamento será realizado no Cemitério São Miguel, às 17h. (g1 Caruaru)

===

13 setembro 2023

Escola SENAI de Araripina oferece curso Técnico em Eletromecânica

 


A Escola SENAI de Araripina está com inscrições abertas para o curso de Técnico em Eletromecânica com carga horária de 1400h e aulas de segunda a sexta no período noturno na modalidade presencial. O curso é dirigido para a formação profissional em uma área que tem amplo mercado de trabalho e diversas possibilidades de carreira.

Dividido em quatro módulos específicos, o curso tem duração de 14 meses, e terá 1400 horas em aulas supervisionada dentro dos laboratórios modernos e equipados do SENAI de Araripina. As matrículas vão até o dia 15 de outubro e o início das aulas está previsto para o dia 16/10.

O objetivo do curso é formar profissionais qualificados para atuar no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Além de exercer atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais; e projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.

Os profissionais formados em Técnico em Eletromecânica têm um vasto mercado de trabalho após a conclusão do curso: empresas de energia elétrica, indústrias eletromecânicas, de materiais elétricos, de metalurgia; montadoras de instalações industriais; extração e beneficiamento de rochas; setor alimentício; cadeia produtiva de petróleo e gás; agronegócios; serviços autônomos. Na região do Araripe pernambucano a principal atuação destes profissionais está no segmento da energia eólica dentro dos parques e também em oficinas e nas indústrias do pólo gesseiro.

Serviço:

Curso Técnico em Eletromecânica

Segunda a sexta das 18h às 22h na Escola SENAI Araripina

Duração de 14 meses com 1400h de carga horária

Investimento: 1 x R$ 79,90 + 24x R$ 446,85

Informações e inscrição (87) 3873 8700 

https://www.futuro.digital/pe-tecnico-em-eletromecanica---1400h----sem-pratica-tec191-270-1400h/p?property__Estado=PE

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Não vou decepcionar Lula, promete ministro Silvio Filho

 

No discurso que fez, há pouco, ao receber o Ministério dos Portos e Aeroportos das mãos do ex-ministro Márcio França, o ministro Sílvio Costa Filho anunciou que uma das suas metas na aviação será baixar os preços das passagens aéreas. Ele também destacou sua disposição para dialogar com todos os governadores e prefeitos do País, para uma cruzada em favor de mais obras em infraestrutura. 

“Não estou assumindo um cargo de ministro pela primeira vez num governo comum. Sou ministro do presidente Lula, uma referência mundial”, disse Silvio. O novo ministro também contou que, quando recebeu a pasta de Lula, deu um beijo na sua face e afirmou que não iria decepcioná-lo.

Pernambucanos prestigiam chegada de Silvio Filho ao Ministério

Um grande número de políticos, empresários e profissionais liberais prestigiam, neste momento, a solenidade de transmissão de cargo do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcia França, para o seu sucessor, o deputado pernambucano Silvio Costa Filho, do Republicanos. O evento acontece no auditório do próprio Ministério. 

Depois de perder ministério, França não faz “positivo” com Lula

 

Substituído no comando do Ministério de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB) não fez o sinal de “positivo”, hoje, ao posar ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de cerimônia de posse de outros 2 ministros: seu substituto, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA), que assume o Ministério do Esporte.

França foi realocado no recém-criado Ministério do Empreendedorismo e da Microempresa, depois de negociações do governo com o Centrão. De São Paulo, França esperava que o cargo em Portos e Aeroportos pudesse alçá-lo a possível candidato a governador. As informações são do portal Poder360.

11 setembro 2023

Salgueiro: Passageira de ônibus é detida com maconha, cocaína e crack

 

Foto: divulgação PRF

Mulher estava com bebê de colo no momento da abordagem

Uma mulher que transportava drogas em um ônibus interestadual foi detida, no sábado (9), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 116, em Salgueiro. A passageira transportava 5,5 Kg de maconha, 926 gramas de cocaína e 735 pinos de crack em uma mochila.

Policiais realizavam uma fiscalização da Operação Independência, quando abordaram um ônibus que havia saído de São Paulo em direção ao Rio Grande do Norte/RN. Durante a orientação sobre o uso do cinto de segurança, a equipe percebeu que uma das passageiras estava inquieta e segurava uma bebê de colo.

Ao conversar com a equipe, a passageira entrou em contradição e quando ela abriu uma mochila que transportava, um forte odor de maconha foi percebido pelos policiais. A mulher transportava cinco tabletes e meio de maconha, três sacos com um pó branco similar a cocaína e 735 pinos de substância semelhante a crack.

A passageira disse que havia sido contratada para realizar o transporte das drogas. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e a bebê foi encaminhada aos cuidados do Conselho Tutelar. (Nucom – PRF)

Sistema FIEPE parabeniza Araripina pela passagem dos seus 95 anos

 

Araripina comemora hoje, 11 de setembro, seu aniversário de 95 anos de emancipação política com uma linda história de desenvolvimento que é construída por seus habitantes e por instituições, empresas e entidades que se dedicam continuamente pelo crescimento do município.

Como parte integrante desta construção, o Sistema FIEPE, que é constituído pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), parabeniza a cidade de Araripina e todos os seus munícipes pela passagem desta data que deve ser celebrada com alegria.

O Sistema FIEPE está presente em Araripina desde o ano de 1991 com a fundação da Escola Técnica SENAI que nasceu com o objetivo de levar educação e qualificação técnica-profissional a serviço, especialmente, do setor industrial da região do Araripe. No mesmo ano, Araripina é agraciada com a instalação do SESI que tem como missão o cuidado com a saúde e bem-estar dos trabalhadores da indústria bem como oferecer educação de qualidade no Ensino Fundamental e Médio para os filhos e filhas dos trabalhadores industriais.

Já no ano de 2015, o Sistema FIEPE inaugura na cidade, a Unidade Regional do Sertão do Araripe da Federação das Indústrias para dar total apoio ao crescimento industrial servindo como entidade de referência na defesa dos interesses do setor produtivo industrial do Araripe. Junto à FIEPE, chega também ao município, o IEL-PE, trazendo capacitações profissionais para empresários e funcionários bem como o estímulo a inserção de jovens no mercado de trabalho através de estágios.

De acordo com a Diretora Regional da FIEPE no Araripe, a empresária do setor têxtil, Daniela Batista, a celebração de 95 anos de Araripina é um marco para o município e parte desta história tem a participação das entidades do Sistema FIEPE. 

“A indústria é o principal motor do desenvolvimento econômico e social de Araripina desde seus tempos de Fazenda São Gonçalo passando pela sua emancipação política em 1928 quando tornou-se município. Diversas atividades industriais construíram nossa história até aqui e nos orgulha saber que o Sistema FIEPE muito contribuiu para a consolidação e crescimento da indústria araripinense. Todas as entidades estão emanadas para apoiar a indústria, seus empresários, trabalhadores e dependentes pavimentando assim o caminho para o centenário que se avizinha. Parabéns, Araripina!”.

Vem ai a força dos Coelho e 2026

 

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), aterrissa, hoje, no Recife, depois de dez dias de uma viagem a negócios no exterior. Amanhã, ou na quarta, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), confirma o nome do deputado estadual Antônio Coelho (UB), irmão de Miguel, como novo secretário de Turismo da sua gestão, substituindo Cacau de Paula, filha do ministro André de Paula, da Pesca.O acordo sela, definitivamente, a volta do grupo Coelho ao velho ninho da Frente Popular no Estado, hoje tendo como figura mais expressiva o prefeito da capital, herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos. Nas eleições passadas, Miguel se contrapôs ao PSB saindo em faixa própria como candidato a governador. Não indo ao segundo turno, apoiou Raquel Lyra (PSDB).

Isso deixou o grupo Coelho mais distante ainda do PSB. Tudo porque havia uma expectativa de que Miguel, que anunciou o apoio a Raquel sem antes mesmo conversar com a tucana, no calor da derrota em primeiro turno, viesse a ser prestigiado no Governo do Estado, se não como secretário, mas com alguém que representasse o seu grupo.

Até porque Miguel foi o principal responsável pela avalanche de votos que Raquel teve em Petrolina no segundo turno, algo em torno de 80 mil votos, quando no primeiro turno alcançou pouco mais de cinco mil votos. Petrolina foi um dos raros municípios no Sertão que Raquel ganhou de Marília, por causa do voto casado da petista com Lula, graças especialmente à força de Miguel.

Mas a governadora nunca reconheceu isso, o que não é novidade. Quando eleita prefeita de Caruaru em segundo turno contra Tony Gel, Raquel teve o apoio do ex-prefeito José Queiroz (PDT), que foi fundamental. Raquel, entretanto, disse que ganhou por mérito próprio, abandonou Queiroz e a ele negou água e pão, acabando a relação com menos de seis meses de gestão.

A chegada do grupo Coelho ao Governo de João Campos tem também esse ingrediente eleitoral, já com vistas não apenas à reeleição no socialista no Recife, mas com a montagem do arco de alianças dois anos depois, em 2026, para tentar impedir a reeleição de Raquel.

Exército diz que Mauro Cid ficará em departamento sem cargo nem função

 

O Exército afirmou neste domingo (10) que o tenente-coronel Mauro Cid não irá ocupar cargo ou exercer função e que ficará acondicionado no departamento de pessoal da corporação.

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro recebeu liberdade provisória neste sábado (9) após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes homologar o acordo de sua delação premiada com a Polícia Federal. As informações são da Folha de São Paulo.

Na decisão, Moraes impôs, porém, uma série de medidas cautelares que precisam ser cumpridas cumulativamente, entre elas a de que Cid fosse afastado do exercício das funções de seu cargo de oficial no Exército.

“O Centro de Comunicação Social do Exército informa que o Exército Brasileiro cumprirá a decisão judicial expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, e o tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid ficará agregado ao Departamento-Geral do Pessoal (DGP), sem ocupar cargo e exercer função”, disse o Exército, em nota.

A colaboração foi fechada no âmbito do inquérito das milícias digitais, que é a principal apuração contra Bolsonaro no STF e mira os ataques às instituições, a tentativa de golpe e o caso das joias, entre outros pontos.

Moraes também determinou o uso de tornozeleira eletrônica, a vedação de comunicação com outros investigados e mandou suspender o porte de arma do ex-auxiliar de Bolsonaro. Além disso, vetou o uso de redes sociais e o proibiu de sair do país. Também o obrigou a se apresentar à Justiça num prazo de 48 horas e, depois, comparecer semanalmente, às segundas-feiras.

O magistrado disse que o descumprimento de qualquer uma das medidas alternativas ao cárcere levará à decretação de uma nova prisão.

Cid estava preso desde 3 de maio sob custódia em uma unidade militar em Brasília.

A delação é um meio de obtenção de prova, que não pode, isoladamente, fundamentar sentenças sem que outras informações corroborem as afirmações feitas. Os relatos devem ser investigados, assim como os materiais apresentados em acordo.

Como a premissa da delação é indicar outros possíveis envolvidos nos fatos apurados, a negociação de Cid tem gerado expectativa no meio político sobre eventuais depoimentos que atinjam Bolsonaro.

Pessoas próximas ao político, que está inelegível, afirmam que o acordo do ex-auxiliar tem potencial para comprometer a imagem do ex-presidente, temem eventuais implicações contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e se preocupam com o teor das revelações.

Novo duelo à vista na Esplanada: André Fufuca x Fernando Haddad

 

Anunciado como novo ministro do Esporte, o líder do PP na Câmara, André Fufuca (MA), já tem um embate marcado com o titular da Fazenda, Fernando Haddad, um dos quadros mais poderosos da Esplanada. Para aderir ao governo Lula, o Centrão aceitou assumir o Esporte desde que a pasta fosse turbinada com a área de apostas esportivas, que movimenta de 100 bilhões de reais a 150 bilhões de reais por ano no Brasil, segundo estimativas de técnicos da Fazenda.

Já é certo que o Ministério do Esporte ficará com pelo menos 3% da arrecadação obtida com a cobrança de tributos sobre as empresas de apostas esportivas, que deve render de 2 bilhões a 12 bilhões de reais por ano. Essa perspectiva de novos recursos ajudou a convencer o Centrão. Mas ainda há dúvida sobre o destino da secretaria que será criada para definir as normas do setor. Entre outras funções, ela terá de decidir sobre os pedidos das empresas para atuar no país. As informações são da revista Veja.

Pelas regras propostas, cada empresa terá de desembolsar 30 milhões de reais para conseguir as outorgas. Na estimativa mais conservadora, de 40 a 60 tentarão as outorgas tão logo a regulamentação seja aprovada. Na mais otimista, serão de 80 a 100. A Fazenda quer manter a secretaria, tão qual desenhado inicialmente, sob seu guarda-chuva, sob a alegação de que a nova estrutura também lidará com temas como meios de pagamento, lavagem de dinheiro e mecanismos de combate a fraudes em apostas.

Tais argumentos não comovem o Centrão. Majoritário na Câmara, o grupo pretende se valer da força do voto para que a secretaria fique no Esporte e, assim, garantir uma vitória do novato Fufuca sobre Haddad.