PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPIINA

ATELTELECOM

11 setembro 2023

Governo federal anuncia R$ 741 milhões em recursos para cidades atingidas por ciclone no RS

 

O governo federal anunciou neste domingo (10) o repasse de R$ 741 milhões em recursos para as cidades atingidas pela passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que está no RS com uma comitiva de oito ministros.

Até este domingo, 43 mortes já haviam sido causadas pelas enchentes e temporais que atingiram o estado durante a semana. A passagem do ciclone causou prejuízo de R$ 1,3 bilhão, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios, com os comércios locais tendo perdas de R$ 423,8 milhões. O Governo Federal anunciou repasse a prefeituras de R$ 800 por pessoa afetada. As informações são do G1.

O pagamento do Bolsa Família neste mês será unificado, integralmente feito no dia 18, segundo o Governo.

Alckmin sobrevoou regiões afetadas pela enchente e visitou a cidade de Muçum, uma das mais atingidas pelo ciclone.

Parte dos recursos foi detalhada por Alckmin:

  • R$ 225 milhões por meio do Ministério das Cidades;
  • R$ 195 milhões por meio do Ministério da Integração;
  • R$ 125 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);
  • R$ 80 milhões por meio do Ministério da Saúde;
  • R$ 57 milhões por meio do Ministério das Desenvolvimento Social;
  • R$ 26 milhoes por meio do Ministério da Defesa;
  • R$ 16 milhões por meio do Ministério dos Transportes;
  • R$ 7 milhões por meio da Receita Federal;

Em edição extra do Diário Oficial neste domingo, foram detalhados valores distribuídos a algumas cidades pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional:

  • Muçum: R$ 46.782 + R$ 1.076.160;
  • Encantado: R$ 1.202.356 + R$ 151.784,71;
  • Roca Sales: R$ 2.365.250;
  • Três Cachoeiras: R$ 158.020,04;
  • Passa Sete: R$ 73.212;
  • Imigrante: R$ 173.326,85;
  • Maquiné: R$ 94.831,26;
  • Nova Bassano: R$ 91.970;
  • Cruzeiro do Sul: R$ 651.239;
  • Estrela: R$ 309.025.

De acordo com o vice-presidente, há 900 militares das Forças Armadas na região. O efetivo envolve 54 veículos de transporte, 30 viaturas especializadas e equipamentos de engenharia, 10 embarcações, nove helicópteros, três ambulâncias, 25 barracas e quatro cisternas.

Um comando militar unificado, sob orientação do comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, também foi estabelecido na região.

Um dos objetivos desta força, segundo Alckmin, é restabelecer a comunicação e telefonia em todas as cidades afetadas. Além disso, serão montados hospitais de campanha e distribuição de 15 kits especiais de medicamentos. O governo afirma que um kit é suficiente para até 1,5 mil pessoas por 30 dias.

Ainda, o governo pontuou os seguintes objetivos e ações:

  • ação para recuperar uma ponta sobre o Rio das Antas (km 96 da BR-116);
  • planos de trabalho para liberação de recursos para reconstrução e atendimento aos municípios.
  • antecipação do Benefício de Prestação Continuada para o dia 25 de setembro, e antecipação de mais uma parcela do benefício, que é no valor de um salário mínimo, para pagamento posterior em até 36 parcelas sem juros e com carência de 90 dias para a primeira parcela;
  • Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) terá R$ 125 milhões, através da Conab, para a compra de produtos da agricultura familiar na região e fazer chegar às famílias em condição de maior vulnerabilidade;
  • liberação pela Caixa do saque emergencial do FGTS no valor de até R$ 6.220;
  • construção de 1,5 mil unidades habitacionais extras pelo Minha Casa, Minha Vida para cidadãos atingidos pelas enchentes no estado;
  • prorrogação pela Receita Federal de pagamentos de tributos federais e disponibilizção de mais de 30 mil peças de vestuário, calçados, artigos de higiene, cama e banho, totalizando aproximadamente R$ 6 milhões, para distribuição às famílias atingidas.

Um comitê interministerial também foi criado para acompanhar a situação dos municípios atingidos pela enchente.

Alckmin, que é presidente em exercício durante a visita de Lula à Índia, também anunciou que a comunicação foi restabelecida em todos os municípios atingidos. Foram transferidos 13 terminais de satélite para ajudar as cidades.

Um hospital de campanha foi instalado em Roca Sales, um dos municípios mais atingidos pelo ciclone, e está em funcionamento desde a manhã deste domingo. Foram disponibilizados 15 kits de medicamentos. Cada kit serve para atender 1,5 mil pessoas por 30 dias.

Na sexta (8), já havia sido anunciado um repasse para as prefeituras de cidades atingidas pelo fenômeno natural. O valor é de R$ 800 por pessoa atingida, para que os municípios possam auxiliar no atendimento a essa população.

O repasse de R$ 800 será feito por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, mas o governo não informou o montante total. O valor será definido a partir das informações repassadas pelas prefeituras. O credenciamento das pessoas afetadas deve começar nesta sexta (8).

De Natal a Noronha de carro: o plano da maior ponte do mundo

 

Do Portal NE9

Você já imaginou poder ir de carro até Fernando de Noronha? A ideia de construir a maior ponte do mundo, e com cerca de 380 km de extensão, para ligar a cidade de Natal a Fernando de Noronha, já existiu fora dos sonhos e fez com que um candidato despontasse em uma eleição.

Essa ideia partiu de um dos candidatos à prefeito de Natal no início deste século e deu muito o que falar nas eleições municipais de 2004. O nome do candidato é Miguel Joaquim da Silva, um sargento reformado do Exército Brasileiro, conhecido por Miguel Mossoró. Ele foi um fenômeno eleitoral ao conquistar 67.065 votos disputando a Prefeitura da capital potiguar. Sua votação expressiva foi tão importante que levou o pleito natalense daquele ano para o segundo turno. A ideia de unir Natal a Noronha é por conta da distância consideravelmente menor entre a capital potiguar e a ilha, uma vez que o arquipélago pertence ao estado de Pernambuco e é um dos destinos mais procurados do Nordeste.

E todo o momento que o político viveu naquele momento era por conta de suas propostas inusitadas, que acabou conquistando a simpatia de eleitores de todas as idades. Contudo, o carro-chefe do seu plano de governo passava pela construção de um equipamento que entraria facilmente para o livro dos recordes, já que a maior ponte construída até hoje tem 164 km  e se chama Ponte de Danyang-Kunshan, que liga Pequim e Xangai. Ela custou 8 bilhões de dólares, foi inaugurada em 2011, após o trabalho de mais de 10 mil operários.

Para se ter ideia, a maior ponte construída no Brasil é a Rio-Niterói, que se encontra na Baía de Guanabara. Ela também é a maior da América Latina com os seus 13.290 metros.

E como seria construída a ponte Natal-Noronha?

Na época, Miguel destacava que iria viabilizar a construção da ponte através de um consórcio internacional. E que a iniciativa traria desenvolvimento econômico e social a capital potiguar.

Mas será que essa ideia é viável? Quais seriam os benefícios e os desafios de uma obra desse porte? Abaixo vamos analisar os prós e contras dessa proposta polêmica e ambiciosa.

Quais seriam os benefícios da ponte?

  • Aumento do fluxo turístico e da geração de renda tanto em Fernando de Noronha e em Natal, que são cidades com forte vocação para o turismo;
  • Geração de milhares de empregos durante a construção da ponte e na sua manutenção;
  • Melhoria da infraestrutura e da mobilidade urbana em Natal, que receberia investimentos para adequar seu sistema viário à demanda da ponte;
  • Integração regional e nacional, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias entre as regiões Nordeste e Norte, especialmente em Noronha que depende de voos ou embarcações.

Quais seriam os desafios para a construção da ponte Natal-Noronha?

Custo

O alto custo da obra, estimado em bilhões de reais, que poderia comprometer o orçamento público e outras prioridades do país.

Técnica

A complexidade técnica da obra, que exigiria soluções inovadoras e seguras para vencer a distância de cerca de 380 km entre Natal e Fernando de Noronha, além das condições adversas do mar e do clima.

Ambiental

O impacto ambiental da obra, que poderia afetar negativamente a biodiversidade marinha e terrestre de Fernando de Noronha, que abriga espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Social

O impacto social da obra, que poderia alterar drasticamente a dinâmica e a qualidade de vida dos moradores e visitantes de Fernando de Noronha, que hoje desfrutam de um ambiente tranquilo e preservado.

Política

A viabilidade política da obra, que dependeria da aprovação de diversos órgãos públicos e privados, além da aceitação popular da proposta.

Qual a importância histórica e turística de Fernando de Noronha?

Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro que tem uma história incrível e um cenário deslumbrante. Descoberto em 1503, foi o primeiro território do Brasil a ser concedido como capitania hereditária a um comerciante português. Ao longo dos séculos, foi invadido por franceses, ingleses e holandeses, que disputavam o seu valor estratégico no Atlântico. Também foi usado como presídio e como base militar na Segunda Guerra Mundial. Em 1988, voltou a ser administrado por Pernambuco e se tornou um distrito estadual e um Parque Nacional Marinho, protegendo a sua rica biodiversidade. Em 2001, foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Hoje, é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, oferecendo diversas opções de lazer e cultura.

Deputado estadual Hermano Morais sofre aneurisma e é internado em Recife

 

O deputado do Rio Grande do Norte, Hermano Morais (PV), foi internado na noite deste sábado (9), no Hospital Português, localizado na área central do Recife, após sofrer um aneurisma na cabeça. 

Segundo informado pela assessoria do parlamentar por meio de nota publicada nas redes sociais, seu quadro é estável e ele está consciente. 

Hermano estava no Recife com a família durante o feriado prolongado da Independência, quando sentiu-se mal e procurou atendimento. Na unidade de saúde, recebeu o diagnóstico do aneurisma. 

“O deputado Hermano Morais foi diagnosticado com um aneurisma após procurar atendimento médico, hoje (9), em Recife, onde estava com a família. Ele segue hospitalizado, estável, consciente e aguarda a realização de exames mais detalhados para encaminhamentos médicos”, explicou a assessoria. 

Em contato com a reportagem da Inter TV Cabugi, a assessoria de comunicação do deputado informou que após procedimento endovascular, foi diagnosticada má-formação arteriovenosa cerebral, causa dos sintomas neurológicos. Hermano seguirá internado e passará por novo procedimento em breve. 

Alepe realiza audiência pública sobre valorização dos profissionais da segurança

 

A segurança pública volta a ser debate na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Por iniciativa do Deputado Joel da Harpa, será realizada na próxima quarta–feira (13), uma audiência pública para discutir a valorização dos profissionais da área, especialmente dos policiais e bombeiros militares da ativa, aposentados e pensionistas. O fim das faixas salariais é um dos temas do evento que acontece a partir das 10h, no auditório Ênio Guerra.

Entidades representativas das categorias foram convidadas. Para Joel, o Legislativo precisa estar acompanhando de perto essas demandas para a construção de soluções para os problemas apresentados. “A tropa está frustrada com a ausência de novas propostas para a segurança pública, quanto a políticas de valorização profissional e salarial”, explica.

Governo do RS cria chave PIX de conta oficial para receber doações

O governo gaúcho criou a conta SOS Rio Grande do Sul para receber doações em dinheiro, na modalidade PIX, para ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o estado nesta semana.  

 A chave PIX da conta criada no Banrisul é o CNPJ: 92.958.800/0001-38. 

O anúncio foi feito pelo governador do estado, Eduardo Leite, nesse sábado (9), nas redes sociais. O objetivo, segundo ele, é ajudar no restabelecimento da economia das cidades e na reestruturação do meio de vida das pessoas.  

De acordo com Leite, os valores transferidos para a conta bancária serão geridos pelo estado em parceria com entidades já reconhecidas pelo trabalho de assistência social e ajuda humanitária. “As entidades que são conhecidas, com credibilidade, vão fazer a gestão desses recursos para fazer chegar àqueles comércios que foram afetados, ajudar os pequenos comerciantes a se reerguerem, para ajudar quem perdeu tudo na sua casa a reconstruir a casa, a comprar mobiliários, a restabelecer essas condições dignas de moradia”, explicou. 

O governo garantiu que as doações serão aplicadas de forma transparente, com acompanhamento, com auditoria e fiscalização do Poder Público.  

Eduardo Leite destacou que o governo continuará a ser o responsável pela reconstrução da infraestrutura das cidades. “O estado vai se encarregar da parte da reconstrução, mas essas pessoas vão precisar de apoio para se reerguer e restabelecerem suas condições de vida. E essa doação pode ajudar muito”. 

As doações podem ser feitas em qualquer valor. 

09 setembro 2023

Dom Campelo de Aragão é homenageado em busto de bronze, em Araripina

 


O 4º Bispo Diocesano de Petrolina e fundador do Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina, Dom Antônio Campelo de Aragão (1904 – 1988), foi eternizado em uma homenagem realizada na noite desta sexta-feira, 04 de setembro, durante a inauguração da revitalização de uma praça municipal, em Araripina, que leva seu nome e fica localizada em frente ao hospital por ele fundado em 1959.


A vida e obra social e religiosa do Bispo está sendo lembrada entre os dias 04 à 10 de setembro na II Semana Dom Campelo promovida pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP) que tem como tema central uma citação do religioso: “Não deixarei ninguém à margem”. A homenagem ao fundador do HMSM foi realizada pela Prefeitura de Araripina que fixou um busto de bronze na praça que leva seu nome.

A homenagem acontece justamente na semana em que o Inquérito Diocesano para Beatificação de Dom Campelo será iniciado. O ato que dará início ao processo de beatificação que pretende mostrar a vida, as virtudes e a fama de santidade do Servo de Deus, será realizado no dia 30 de setembro às 19h na Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei, em Petrolina – PE, e presidido pelo Bispo Diocesano Dom Francisco Canindé Palhano e terá a presença do Postulador da Causa, Dr. Paolo Vilotta e de toda comunidade religiosa.

Para a irmã Fatima Alencar, a homenagem a Dom Campelo é uma alegria imensa, pois é mais uma demonstração da importância do religioso para a comunidade. “Nós somos gratas por receber diariamente as bençãos de Deus sob a proteção de Dom Campelo e poder continuar escrevendo sua história de fé nos dias de hoje. Agradecemos ao prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, pela emocionante homenagem com a presença de muitas irmãs que fazem o Instituto Social das Medianeiras da Paz, especialmente nossa amada irmã Regina”.

06 setembro 2023

Profissionais de saúde de Araripina concluem pós-graduação do Programa Cuida APS

 


Profissionais de saúde da rede municipal de Araripina concluíram nesta terça-feira, 05, um curso de pós-graduação ofertado gratuitamente pela Secretaria de Saúde em parceria com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde. O Cuida APS é uma extensão que trabalhou durante um ano e meio, a melhoria do cuidado das pessoas com condições crônicas na Atenção Primária de Saúde (APS).

Cerca de 18 profissionais que atuam diariamente nas unidades de saúde do município foram capacitados com foco no incremento de ferramentas que auxiliem o exercício da prática e a qualificação do processo de trabalho das equipes no cuidado de pessoas com condições crônicas. Participaram da pós-graduação, enfermeiras, enfermeiros e cirurgiões dentistas.

A cerimônia de diplomação dos participantes teve a presença da secretária de Saúde de Araripina, Roberta Falcão, da consultora do HAOC e coordenadora do Projeto Cuida APS, Fernanda Rocco, das gestoras de campo do projeto Mawusi Ramos e Valeria Salomão, do diretor da IX GERES, Fernando Parente, dos profissionais de saúde de Trindade e Ipubi que também participaram da pós-graduação além dos secretários de saúde.

Araripina: Prefeito Raimundo Pimentel inaugura 11ª escola de sua gestão


 Na manhã desta quarta-feira (06), no contexto das celebrações do 95º aniversário de emancipação política de Araripina, a Prefeitura inaugurou a Escola Nucleada Sebastião Batista de Lima, localizada no povoado da Feira Nova. Este marco é apenas um dos diversos projetos educacionais da atual gestão, demonstrando o comprometimento com a educação.

Com essa nova adição, totalizam-se 11 escolas entregues durante a administração atual, incluindo instituições na Serra da Torre, Serra do IPA, Bairro Aplausos, Povoado do Cavaco, entre outras. Além disso, a Prefeitura anunciou que cinco outras escolas estão em construção em diferentes áreas da cidade, e mais quatro serão erguidas em breve.

Em um momento marcante da cerimônia, o prefeito Raimundo Pimentel falou sobre a importância desses investimentos para a comunidade. “É com grande orgulho que entregamos mais uma escola para os nossos jovens. O futuro de Araripina está nas mãos de nossa próxima geração, e investir na educação é a melhor maneira de garantir que este futuro seja brilhante. Vamos continuar trabalhando para que cada canto de nossa cidade tenha acesso a uma educação de qualidade", afirmou Pimentel.

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, incluindo o vice-prefeito Evilásio Mateus, a secretária de Educação, Ana Paula Ramos, e vereadores como Roseilton Oliveira - presidente da Câmara, Camilla Sampaio, Doval, João Doutor, Evandro Delmondes, Kaligia Mateus, Rodrigo Cobrinha e Luciano Capitão, os ex-prefeitos Lula Sampaio e Bringel, o médico Aluízio Coelho, e familiares do homenageado, assim como pais e alunos da região.

05 setembro 2023

SESI-PE oferece 598 bolsas de estudo gratuitas para o Novo Ensino Médio

 


As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de setembro pelo site da instituição

O SESI-PE está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro para processos seletivos que oferecem, ao todo, 598 bolsas de estudo integrais para o Novo Ensino Médio (NEM) nas 12 unidades da Rede SESI de Educação em Pernambuco. As bolsas são destinadas para estudantes que possuírem, no máximo, 17 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2024. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente no site oficial da instituição (pe.sesi.org.br), onde está o edital com todas as informações.

Os processos seletivos serão realizados através de aplicação de avaliação de língua portuguesa e matemática para os alunos que estejam cursando ou já concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Dependendo da unidade ofertante, os alunos podem optar por itinerários formativos nas áreas de Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; ou pela Formação Técnica e Profissional, em parceria com o SENAI-PE. Para os estudantes que optarem por este último, será possível escolher entre os cursos de Eletrotécnica, Programação de Jogos Digitais, Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho.

Parte das bolsas integrais serão reservadas para dependentes dos colaboradores da indústria ou de Microempreendedor Individual (MEI) enquadrado na categoria da industrial e instalado em Pernambuco. Para quem optar por essas cotas, será necessário apresentar documentos comprobatórios listados no edital.

Diretora de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto destaca que a formação que a instituição oferece possibilita aos jovens se prepararem melhor para o mercado de trabalho. “Nós, da Rede SESI de Educação, pensamos em como preparar nossos jovens para o futuro desde a educação básica. Esses processos seletivos têm como objetivo oferecer oportunidades iguais a jovens de baixa renda para que, lá na frente, eles tenham condições de se destacarem na vida profissional”, afirmou.

Confira, abaixo, a quantidade de vagas disponibilizadas em cada unidade:

Araripina – 35 vagas no Itinerário Formativo de Desenvolvimento de Sistemas

Belo Jardim – 40

Cabo de Santo Agostinho – 80

Camaragibe – 38

Caruaru – 90

Escada – 35

Goiana – 40

Ibura – 45

Moreno – 70

Paulista – 45

Petrolina – 40

Vasco da Gama - 40

Câmara aprova regras do programa Desenrola Brasil

 

A Câmara dos Deputados aprovou, hoje, de forma simbólica, o projeto de lei que trata das regras do programa Desenrola Brasil, sobre a renegociação de dívidas (PL 2.685 de 2022). A proposta também limita e propõe a redução dos juros do rotativo do cartão de crédito. O texto segue para análise do Senado.

A urgência da proposta foi aprovada ontem, por 360 votos a 18. O relator do texto é o deputado Alencar Santana (PT-SP). Depois de um acordo entre o Congresso e o Planalto, o Desenrola, inicialmente publicado como MP (medida provisória), foi incorporado no projeto de lei que trata sobre os juros e é de autoria do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA).

Alepe lança videocast com foco na política e temas de interesse do cidadão

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lançou o Fala Alepe, um videocast sobre política, temas do cotidiano de impacto na vida do cidadão e os mais variados assuntos com especialistas sobre o que está acontecendo no estado e no país. Produzido pelas equipes da TV e rádio da Alepe, o programa receberá semanalmente parlamentares, personalidades políticas, representantes de ONG e especialistas.  

 Espaço de diálogo com o cidadão, o videocast é uma iniciativa da Mesa Diretora da Alepe que visa aproximar o Poder Legislativo da população. Os deputados falarão sobre ações e prioridades dos seus mandatos, projetos em tramitação, audiências públicas e demais iniciativas em discussão na Casa.    

O primeiro programa contou a participação do primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia. De maneira descontraída, ele falou da sua vida pessoal e sobre trajetória e cenário políticos. Na avaliação de Gouveia, é importante que a Casa leve à população informações sobre a atuação dos deputados e o papel desempenhado por eles para melhorar a vida da população.

O programa vai ao ar pela TV Alepe toda segunda-feira, às 13h30, em mais de 100 municípios, através dos canais 10.2 na capital, 22.3 em Caruaru e 9.2 no interior. O conteúdo em áudio é disponibilizado no site (alepe.pe.gov.br) e nas plataformas de podcast (Spotify, Deezer, Google Podcast e outros). A população também pode conferir os episódios por meio do canal oficial da Assembleia no Youtube (youtube.com/@assembleiape).

Lula demite Ana Moser do Ministério do Esporte para dar pasta ao PP

 

O presidente Lula demitiu a ministra do Esporte, Ana Moser, hoje. A demissão aconteceu durante uma conversa de cerca de uma hora entre eles no final da tarde, no Palácio do Planalto.

Ana Moser foi demitida na esteira da reforma ministerial que o presidente da República fará nas próximas horas para abrir espaço para o PP e para o Republicanos no governo federal.

Moser foi a segunda ministra mulher demitida por Lula para dar espaço ao Centrão. A primeira foi Daniela Carneiro, retirada do Ministério do Turismo a pedido do União Brasil.