PREFEITURA DE TRINDADE

PREFEITURA DE ARARIPIINA

ATELTELECOM

05 setembro 2023

PP exige Caixa e Ministério do Esporte com quatro secretarias novas

 

O PP apresentou uma lista de novas exigências na mesa de negociação com o Palácio do Planalto: o partido aceita o Ministério do Esporte, hoje liderado por Ana Moser, mas quer turbiná-lo com quatro novas secretarias para destinar emendas parlamentares. As informações são do portal G1.

Hoje, Lula teve um almoço com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para tratar das trocas nos ministérios – a pasta ocupada por França deverá ser entregue a Silvio Costa Filho, do Republicanos. No final da tarde, o presidente se reuniu com Ana Moser no Palácio do Planalto.

Um dos entraves para a conclusão da reforma é o destino de Márcio França. Há duas alternativas na mesa: ele ficar com a pasta da Pequena Empresa, que seria criada, ou com o Ministério de Ciência e Tecnologia. No segundo caso, a atual ministra, Luciana Santos (PCdoB), sairia do governo ou seria remanejada para outro ministério.

O PP também quer a criação do Fundo Nacional do Esporte, que seria incrementado com verbas de emendas parlamentares. A lista com os pedidos surgiu em novas conversas nesta terça-feira com deputado André Fufuca (PP-MA), líder do PP na Câmara, que será ministro de Lula.

Uma das secretarias trataria de jogos eletrônicos. Auxiliares do Planalto afirmam que a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, já fez um desenho do novo organograma do ministério já com esse novo órgão. As outras três secretarias tratariam de temas ligados a assistência social, juventude e empreendedorismo. O PP já havia pleiteado a transferência para o Esporte da Secretaria das Apostas Esportivas, que vai regular e acompanhar a tributação das casas de aposta

Outra demanda do partido de Arthur Lira é que Lula já encaminhe agora a troca na Caixa Econômica Federal, substituindo a atual presidente, Rita Serrano, por um quadro indicado pelo partido, a ex-deputada Margarete Coelho. Lula, no entanto, quer resolver as trocas na Caixa futuramente.

Esporte tem 470 vezes menos verbas que Desenvolvimento Social

 

Portal Poder360

O Ministério do Esporte, ofertado pelo Planalto ao Centrão numa tentativa de acomodar os aliados de Arthur Lira (PP-AL) no governo federal, tem a 6ª menor verba da Esplanada para 2023. O PP mira o Desenvolvimento Social, que tem um montante 470 vezes superior. O orçamento para o ministério, liderado atualmente pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, é de R$ 900 milhões até o final do ano.

Caso não haja alterações no planejamento do governo, a tendência é que esse montante caia para aproximadamente R$ 600 milhões em 2024. O Desenvolvimento Social, por outro lado, conta com um orçamento 276,1 bilhões e a tendência até o momento é que cresça para R$ 281,7 bilhões em 2024.

Nas negociações da reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não abre mão de seus ministérios mais abastados. Embora tenha feito a promessa de um incremento no orçamento do Esporte para 2024, a bancada do Progressistas recusou a oferta. Líderes do PP acham que ir para o Esporte seria um “downgrade” em relação ao que o próprio presidente Lula havia sinalizado para o partido, que era a entrega do Ministério do Desenvolvimento Social (ainda que desidratado do programa Bolsa Família).

Com essa recusa do PP, fica parada a reforma ministerial para incorporar o Centrão ao governo Lula. Nesta fase de negociações, há 2 partidos discutindo com o Planalto sobre como poderia ser a participação na administração federal: PP e Republicanos.

Álvaro Porto diz que trajetória de Jarbas deve inspirar políticos

O encerramento da vida pública do senador Jarbas Vasconcelos, anunciado hoje, foi destacado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB). Ao final da sessão ordinária desta tarde, Porto afirmou que a trajetória de Jarbas como governador, prefeito do Recife, deputado estadual e federal, além de senador, deve servir de exemplo para outros políticos.

 “Assim como muitos se inspiraram em Marco Maciel (ex-senador, ex-vice-presidente e ex-governador de Pernambuco), que outros possam se inspirar em Jarbas”, disse o presidente da Alepe, acrescentando que era momento também de parabenizar senador Fernando Duere, agora efetivado na Casa Alta, na cadeira deixada por Jarbas.

Antes de encerrar a reunião, Álvaro Porto acatou o pedido do deputado Joaquim Lira (PV) que solicitou à Mesa Diretora da Alepe a realização de sessão solene para homenagem a história de Jarbas Vasconcelos.

04 setembro 2023

Araripina: Prefeito Raimundo Pimentel entrega Creche Tia Dionéa reformada e requalificada na Semana do Município


No início da agenda de eventos em comemoração à Semana do Município, a Prefeitura de Araripina entregou à comunidade, na manhã desta segunda-feira (04), a reforma e requalificação da Creche Tia Dionéa, situada no bairro Alto da Boa Vista. A instituição, que já é referência em cuidados educacionais, tem capacidade para atender cerca de 400 crianças, com idades entre três e cinco anos.

A reforma, além de modernizar as instalações, garantiu salas de aula climatizadas para maior conforto das crianças. Outras melhorias incluem um espaçoso pátio de recreação e um refeitório renovado, proporcionando um ambiente mais agradável e seguro para os pequenos.

O prefeito Raimundo Pimentel, ao discursar durante a cerimônia, destacou: "Esse é um momento importante para Araripina. A requalificação da Creche Tia Dionéa não é apenas um investimento em infraestrutura, mas sim um compromisso claro com o futuro de nossas crianças. Queremos garantir que elas tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, pois acreditamos que uma base sólida na infância é o primeiro passo para formar cidadãos preparados para os desafios do futuro."

A cerimônia de reinauguração foi marcada pela presença do prefeito Raimundo Pimentel, do vice-prefeito Evilásio Mateus e dos vereadores Roseilton Oliveira, João Doutor e Rodrigo Cobrinha. Ana Paula Ramos, secretária de Educação, e Juscicleide Lima, gestora da creche, também estiveram no evento, além dos pais, alunos e da comunidade.

02 setembro 2023

Araripina comemora 95 anos de emancipação política com semana repleta de eventos

 

O município de Araripina celebra, no próximo dia 11 de setembro, 95 anos de emancipação política. Para marcar a ocasião, a Prefeitura de Araripina organizou uma extensa programação na Semana do Município, com inaugurações e eventos culturais que terão início já na próxima segunda-feira, dia 04 de setembro.

As festividades começarão com a entrega da reforma e requalificação da Creche Tia Dionéa, localizada no Alto da Boa Vista, às 10h do dia 04. No dia seguinte, às 10h, será inaugurado o Centro de Educação Infantil e realizada a entrega da ampliação da Escola José Batista Modesto, ambos na Serra da Torre.


Em continuidade à série de inaugurações, no dia 06, a população será presenteada com a Escola Nucleada do povoado da Feira Nova, também às 10h.

No dia 07, a partir das 7h, tem a tradicional Alvorada e o Hasteamento dos Pavilhões na sede da Prefeitura, com a presença das Lojas Maçônicas. No período da tarde, às 15h, uma Grande Cavalgada em homenagem a Joaquim Afonso será organizada, com concentração marcada em frente ao Chapadão do Araripe.

No dia 08, às 19h, os moradores e visitantes poderão prestigiar a inauguração da Praça Dom Campelo de Aragão, popularmente conhecida como Praça do Hospital.

Os amantes de esporte e música terão um final de semana cheio. No dia 09, a partir das 8h, acontecerá o Torneio de Handebol de Araripina, na Quadra da Aeda. Já no período da noite, a partir das 18h, o Festival de Bandas e Fanfarras tomará conta da Avenida Antônio de Barros Muniz, em frente ao Centro Paroquial.

A programação esportiva segue no dia 10 com a continuação do Torneio de Handebol, às 8h, e a esperada final da Copa Araripina de Futebol, no Chapadão do Araripe, às 13h.

Por fim, o grande dia de celebração, 11 de setembro, começará às 8h com o tradicional Desfile Cívico. A noite promete ser de muita animação no Parque Três Vaqueiros, onde a partir das 21h, os shows de Marcelo & Rayane, Nadson Ferinha e Iguinho & Lulinha prometem agitar a população local e visitantes.

A Prefeitura convida todos os moradores e turistas a participarem das celebrações, ressaltando o orgulho e a importância deste marco na história de Araripina.

31 agosto 2023

Ouricuri: Polícia apreende 4,5 kg de maconha em ônibus e detém 17 suspeitos

 

Foto: divulgação

Policiais militares do 7º Batalhão conduziram à Delegacia de Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, no final da tarde de ontem (29), um grupo de 17 pessoas que viajavam em um ônibus vindo do estado de Santa Catarina. Durante a Operação ‘Saturação’ deflagrada pelo 7º BPM, a equipe encontrou dentro do ônibus o total de 4,5 quilos de maconha pronta para o consumo. A erva estava acondicionada em duas mochilas.

Os PMs questionaram os passageiros quem seriam os proprietários das bolsas, mas ninguém assumiu a propriedade e a empresa de transporte não teve como identificá-los. Dessa forma, os 17 suspeitos foram encaminhados à delegacia, onde a ocorrência foi registrada.

Refém do Centrão

 

Ao entregar ministérios e a Caixa Econômica para o Centrão, o presidente Lula quer a garantia de uma base sólida e confortável para aprovar projetos que estão travados no Congresso, que o Governo depende para viabilizar até o orçamento geral para o exercício do ano que vem.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse, ontem, a jornalistas, que a proposta orçamentária para 2024 prevê receitas extras de R$ 168 bilhões, o que permite zerar o déficit. “Essa ampliação da receita depende da aprovação de projetos no Congresso. Sem aprovação do PL (projeto de lei) do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e o PL sobre as vitórias do governo na Justiça, por exemplo, não cumpriremos a meta de déficit zero”, advertiu.

A ministra afirmou que o governo vai enviar a proposta de Orçamento de 2024 com uma previsão de R$ 168 bilhões em novas receitas para alcançar a meta de zerar o déficit das contas públicas no próximo ano. “A matemática é simples: receita menos despesa precisa ser igual a zero”, disse.

E acrescentou: “A Fazenda me mandou toda a grade de receitas já asseguradas ou em tramitação no Congresso. O PLOA (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2024 tem todos os números necessários para cumprir a meta de resultado zero”. Os números antecipam parte da proposta orçamentária, que será apresentada, hoje, pelo Ministério do Planejamento.

Mesmo com o aperto previsto na peça orçamentária do próximo ano, Tebet defendeu a importância de manter uma política de valorização real do salário-mínimo, atualmente em R$ 1.320. Ela disse estar atenta ao impacto do reajuste também nas contas de Estados e municípios. “Temos que achar uma saída para o reajuste real do salário-mínimo”, completou.

Marco Maciel nunca mudou secretários

 

Por Roberto Almeida

A governadora Raquel Lyra (PSDB) confirmou, através de suas redes sociais, a saída da secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, da gestão estadual. Acabei, há pouco, de ler a biografia de Marco Maciel, escrita por Magno Martins. Um dos fatos que me chamou a atenção é que MM manteve toda sua equipe do começo ao fim do governo. A ex-prefeita de Caruaru, em apenas oito meses, já trocou cinco secretários. É Pernambuco em estado de mudança.


 

PF conclui extração de dados do celular do pai de Mauro Cid

 

A Polícia Federal finalizou a extração de dados do celular do general da reserva Mauro Lourena Cid. O militar, que é pai do ex-ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid, foi alvo de buscas neste mês. Ele foi um dos oito intimados a depor simultaneamente nesta quinta-feira sobre o escândalo das jóias.

Após a extração do conteúdo do aparelho, os investigadores passaram para a segunda fase, que é a análise do conteúdo do telefone. Há grande expectativa na PF sobre as mensagens do celular do general, especialmente sobre conteúdos golpistas. Segundo envolvidos na investigação, o material coletado é “vasto”.

O telefone de Lourena Cid é foco de apreensão entre os militares, porque, se mais mensagens vierem à tona, envolvendo desta vez um general quatro estrelas da reserva, a imagem das Forças ficará ainda mais prejudicada.

Na segunda-feira, a PF também concluiu a extração dos dados dos quatro celulares do advogado de Bolsonaro Frederick Wassef, que passaram a ser foco de análise. Um deles era usado exclusivamente para falar com a família do ex-presidente, como revelou a coluna da Bela Megale.

Raquel confirma saída de secretária da SDS

 

Conforme este blog antecipou, mais cedo, a governadora Raquel Lyra (PSDB) confirmou, através das suas redes sociais, a saída da secretária da secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, do governo. “Agradeço à Carla Patrícia por ter se dedicado à missão de comandar até hoje a Secretaria de Defesa Social. O combate à criminalidade e à violência são prioridades do nosso governo. O trabalho segue adiante. Vamos construir um Pernambuco mais seguro para todos”, disse a governadora em seu Twitter.

Araripina adere à paralisação da Amupe em protesto contra queda nos repasses do FPM


 A cidade de Araripina, localizada no sertão pernambucano, anunciou que também participará da paralisação liderada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) nesta quarta-feira (30). A ação tem como objetivo chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras em manter os serviços municipais em funcionamento devido à queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

"A situação é crítica. A queda nos repasses do FPM e do ICMS afeta diretamente a capacidade de nossa prefeitura em oferecer serviços essenciais à população. Precisamos unir forças com outras cidades para garantir que nossas vozes sejam ouvidas e que medidas sejam tomadas para aliviar essa crise financeira”, disse o prefeito Raimundo Pimentel.

Apesar da "greve dos prefeitos", a Prefeitura de Araripina assegurou que serviços essenciais, como saúde e educação, continuarão operando normalmente. 

A queda nos repasses tem sido uma preocupação crescente para muitos municípios de Pernambuco. No acumulado do ano, houve uma queda de 0,55% (descontada a inflação) e de 23,56% apenas em agosto. A situação tem levado muitas prefeituras a reavaliar seus orçamentos e a buscar soluções para manter os serviços em funcionamento.