PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

21 fevereiro 2017

Paulo Câmara prestigia 53º Baile Municipal do Recife

Munciipal
Considerada uma das prévias mais tradicionais do Recife, a festividade exaltou as manifestações indígenas e afro
 
Ao lado de milhares de foliões ávidos pelos festejos de Momo, o governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza prestigiaram o 53º Baile Municipal do Recife. Considerada uma das prévias mais tradicionais do Carnaval pernambucano, o evento aconteceu na noite deste sábado (18/02), no Classic Hall.
 
Os homenageados do Carnaval 2017, Almir Rouche e Caboclinhos Carijós do Recife, comandaram a noite ao lado de artistas pernambucanos. A decoração foi feita à base de grafites que exaltam as manifestações indígenas e afro, presentes na folia, como afoxés, maracatus e caboclinhos.
 
O governador Paulo Câmara destacou essa valorização da cultura pernambucana. "É um baile bonito, que mantém as tradições e que valoriza os artistas da terra. A Prefeitura do Recife fez um belo trabalho, assim como Pernambuco também vai fazer. Vamos​,​ mais uma vez ​,​ fazer um Carnaval alegre, exaltando a nossa cultura que é tão forte, tão bonita e que orgulha os pernambucanos", afirmou ​.​
 
O Baile Municipal é beneficente e a renda da venda dos ingressos será doada para cinco instituições que realizam trabalhos de assistência social sem fins lucrativos. Neste ano foram escolhidas as entidades Grupo Partilhar, do bairro da Boa Vista; Centro Educacional Redenção, de Campina do Barreto; Aliança de Mães e Famílias com Doenças Raras (AMAR), de Boa Viagem; Centro Educacional Popular Saber Viver, da Imbiribeira; e Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, de Água Fria.
 
"A gente está muito feliz porque todos os ingressos foram vendidos, e isso significa uma excelente notícia para as entidades beneficiadas. Na verdade, todos vão sair ganhando. Quem veio para o baile vai se divertir e dançar a noite inteira, sabendo que contribuiu para o funcionamento de instituições sérias que atendem pessoas carentes da nossa cidade"​, pontuou o prefeito Geraldo Júlio, anfitrião do evento, que estava acompanhado da primeira-dama ​,​ Cristina Melo.
 
Com uma programação de sete horas ininterruptas, o baile contou com 17 atrações, entre elas: Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Spok Frevo Orquestra, Maestro Forró, Almir Rouche e Patusco. No início da noite, foram premiados os três primeiros colocados nas categorias Luxo e Originalidade dos concursos de fantasias, seguido​s​ do desfile do Rei Momo, Eduardo Gomes, e da Rainha do Carnaval, Bruna Barbosa.


Fotos: Aluisio Moreira/SEI ​ ​

Governador de PE cancela agenda em São Paulo e Brasília e volta ao Recife após ação de bandidos

Segundo Secretaria de Imprensa do estado, Paulo Câmara (PSB) pegará voo de carreira em Campinas (SP), nesta terça (21). Ele tinha encontros com empresários.

Paulo Câmara está monitorando as ações das polícias (Foto: Reprodução TV Globo)Paulo Câmara está monitorando as ações das polícias (Foto: Reprodução TV Globo)
Paulo Câmara está monitorando as ações das polícias (Foto: Reprodução TV Globo)
Oassalto ocorrido na transportadora de valores Brinks, na Zona Oeste do Recife, na madrugada desta terça-feira (21), levou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), a cancelar as agendas marcadas fora do estado e voltar ao Recife. De acordo com a Secretaria de Imprensa do estado, o chefe do executivo estava em São Paulo desde a noite de segunda-feira (20). Logo mais, nesta terça, pegará um avião de carreira, em Campinas (SP). Não foi confirmado o horário da chegada à capital pernambucana.
Na agenda oficial de Paulo Câmara havia encontros marcados com empresários na cidade de Cajamar, interior de São Paulo. Na tarde desta terça, o governador seguiria para Brasília.
Segundo a Secretaria de Imprensa, Paulo Câmara está acompanhando o desenrolar das investigações do crime ocorrido no Recife e vem mantendo, desde as primeiras horas da manhã, contato com o secretário de Defesa Social (SDS), Angelo Gioia, para para monitorar os trabalhos das forças policiais.
De madrugada, bandidos, além de levar dinheiro do cofre da empresa, atacaram um supermercado, furaram uma blitz do Batalhão de Trãnsito na Avenida Recife e queimaram vários carros. As ações aconteceram em pelo três bairros da Zona Oeste: Estância, Areias e Caçote.
Caminhão também ficou destruído (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Caminhão também ficou destruído (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Caminhão também ficou destruído (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Entenda o caso

A ação ocorreu a partir das 3h20. Cerca de 30 homens fortemente armados estavam envolvidos. Houve explosões e três policiais militares ficaram feridos. Ninguém foi preso. Segundo o comandante da PM, coronel Ivanildo Maranhão, os criminosos conseguiram levar a quantia que estava no cofre. O valor não foi confirmado ainda.
Ruas foram fechadas e carros foram incendiados. A Avenida Recife, uma das principais vias da Zona Oeste, chegou a ser interditada no sentido Zona Sul. Um caminhão também ficou destruído. Os bandidos abandoranam, em cima do Viaduto Ulisses Guimarães, um dos veículos usados na ação. O carro blindado foi pintado de preto e a placa retirada para dificultar a identificação.
O Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da capital, recebeu os três policiais militares feridos. Um levou um tiro no braço, outro na perna e o terceiro recebeu um tiro de raspão na orelha. De acordo com assessoria de imprensa da unidade de saúde, todos passam bem.

Madrugada de terror na Zona Oeste do Recife

Três policiais militares foram feridos ao trocar tiros com os criminosos. O alvo era a empresa Brinks
Cinco carros e um caminhão foram queimados e outros cinco veículos sem placa foram abandonados
Cinco carros e um caminhão foram queimados e outros cinco veículos sem placa foram abandonadosFoto: Flávio Japa/Folha de Pernambuco
Moradores da Zona Oeste do Recife viveram uma madrugada de terror nesta terça-feira (21). Cerca de 20 criminosos fortemente armados realizaram uma série de ataques na região. Eles tinham como alvo a empresa de transporte de valores Brinks, que fica na avenida Recife, no bairro da Estância. Para conseguir roubar o cofre da transportadora, eles fecharam ruas, queimaram carros e criaram um cenário de guerra na capital pernambucana um dia após a troca no comando da Polícia Militar, às vésperas do Carnaval.

A ação criminosa começou por volta das 2h. Moradores da região e pessoas que passavam pelo local registraram os momentos de tensão em vídeos e fotos. O grupo explodiu o muro de uma loja de conveniência de um posto de gasolina para ter acesso ao cofre da Brinks, conseguindo ter acesso a quantia guardada lá. Na fuga, eles passaram por uma blitz do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), entrando em confronto com policiais. Policiais do Batalhão de Polícia de Radipatrulha e da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) chegaram para reforçar. Foram mais de 60 minutos de trocas de tiros.

No confronto, um policial do BPTran levou um tiro raspão de fuzil na perna, um soldado do Cioe foi baleado de raspão no braço e um soldado da Radiopatrulha foi baleado na orelha. A polícia acredita que criminosos também tenham ficado feridos.

Veja os vídeos enviados ao FolhaPE pelo WhatsApp:

Cinco carros e um caminhão foram queimados e outros cinco veículos sem placa foram abandonados
Cinco carros e um caminhão foram queimados e outros cinco veículos sem placa foram abandonadosFoto: Flávio Japa/Folha de Pernambuco

A febre Bolsonaro

    A revista Veja desta semana traz uma reportagem, com chamada na capa, sobre o fenômeno Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSC à Presidência da República. Traz informações impressionantes do repentino crescimento e da aceitação do nome dele especialmente nas redes sociais. Destaca que no deserto de homens e ideias da política brasileira, Bolsonaro arrasta multidões.
O deputado, capitão de reserva do Exército, dono de frases polêmicas, como "Nós vamos devolver o fuzil para o produtor rural" e "Cartão de visita para o MST é cartucho 762", cresce pregando o uso da arma e da força para acabar com a bandidagem. Já passou o senador Aécio Neves e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ambos tucanos, nas pesquisas de intenção de voto.
Na semana passada, segundo a revista, Bolsonaro foi recebido como popstar na Paraíba. Trinta minutos antes de iniciar sua palestra em Campina Grande, o auditório já estava lotado. Homem e mulheres jovens entoavam a palavra de ordem "Um, dois, três, quatro, cinco mil, queremos Bolsonaro presidente do Brasil".
Em cima de um caminhão numa carreata, Bolsonaro acenou para o povo paraibano imitando um fuzil com as mãos, gesto que passou a ser copiado nas ruas e nas redes sociais pelos chamados bolsonaristas, adeptos da candidatura do ultradireita à Presidência da República.
Bolsonaro é uma ameaça real para chegar ao poder num Pais sem líderes, da mesma forma como aconteceu em 1989, quando Collor foi eleito, numa eleição de segundo turno frente a Lula, pregando a tese do fim dos marajás. Deu no que deu. A história todo mundo conhece e não precisa ser contada aqui.
O crescimento de Bolsonaro se dá no território online. Num vídeo em que atacou o PT teve 8,2 milhões de acessos e 963.503 comentários. A título de comparação, o vídeo mais visto de Lula teve a metade dos seus acessos. Os jargões de Bolsonaro viralizam. O mais popular diz respeito também ao enfrentamento da bandidagem: "A cadeia está cheia, mas pior que quem está lá dentro é quem está debaixo da terra".
É de um político deste que o Brasil está precisando?
PROCESSO LENTO– Ministros do Tribunal Superior Eleitoral avaliam que o processo que pode cassar a chapa que elegeu Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014 só deve ser analisado no segundo semestre deste ano, caso o ministro Herman Benjamin, relator da ação, incluir os depoimentos da Odebrecht no processo. O ministro Benjamin, porém, ainda não decidiu se vai incluir as delações na ação.  O relator aguarda a transcrição dos depoimentos dos executivos e ex-executivos da empreiteira. Ele calcula que essas transcrições ainda levarão cerca de dez dias para ficarem prontas.

Ex-prefeito de Araripina responde ao Blog do Roberto Gonçalves sobre atraso das aulas no município


Resultado de imagem para alexandre arraes

“Boa dia Roberto. Com relação a essa matéria no seu blog sobre o recomeço das aulas em Araripina, na qual eles falaram que as escolas não possuem condições de receber os alunos não é verdade, das 132 escolas do município eu reformei 90 na minha gestão,  e ainda deixei 03 escolas nucleadas prontas, ontem mesmo o atual prefeito inaugurou uma. Na verdade  eles não começaram o ano letivo por falta de planejamento. Não fizeram licitação de transporte escolar nem de merenda, também não prepararam a seleção para contrato temporário de trabalho para professor merendeira e zeladora. Isso tudo por que não trabalharam na transição, ficam olhando no retrovisor para me prejudicar e esquecem de fazer as obrigações de gestão.”
 Alexandre Arraes ex-prefeito de Araripina.

20 fevereiro 2017

Paulo Câmara nomeia 2.677 novos professores para reforçar a educação

Escola

Os novos docentes, que foram aprovados em Concurso Público para gestores da Rede Estadual, atuarão em todas as regiões do Estado

Com o compromisso de seguir investindo na melhoria da educação de Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, nesta sexta-feira (17.02), o início do processo de nomeação de 2.677 novos professores aprovados em Concurso Público para gestores da Rede Estadual de Ensino. Após nomeação publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, os aprovados serão convocados no prazo legal de 30 dias para realização de perícia médica e posse.

"A educação de Pernambuco tem avançando muito nos últimos anos, e os professores têm um papel fundamental nesse processo. Esse novo conjunto de nomeações dialoga com o nosso desejo de continuar  como a melhor e mais atrativa escola pública do País, como registrou o último Ideb. Tenho certeza de que esses novos professores nos ajudarão a garantir  muitas outras conquistas para a nossa educação", destacou o governador.

Do total dos novos professores, 2.333 são para docência nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Educação Física. Outros 166 profissionais serão chamados para as vagas de braillista e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, ambos nos níveis médio e superior. A convocação ainda contempla 178 profissionais que atuarão nos cursos de educação profissional nas áreas de Ambiente e Saúde, Segurança do Trabalho, Produção Cultural e Design, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura  e Hospitalidade e Lazer.
Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, serão nomeados 735 candidatos aprovados a mais do que número das vagas previstas no edital (1.282), totalizando 2.017 candidatos nomeados nessas disciplinas.
A Região Metropolitana do Recife receberá 1.071 novos professores. Já no interior do Estado serão 1.606 novos docentes na Rede Estadual de Educação. Atualmente, Pernambuco possui 1.049 escolas, 37 mil professores e 610 mil estudantes.

O edital da seleção conta a oferta de 3 mil vagas distribuídas nas áreas da Educação Básica, Educação Especial e Educação Profissional. Ainda haverá a conclusão do certame para os profissionais de Biologia e instrutor de LIBRAS, com previsão de finalização para março deste ano.

IDEB - A Rede Estadual de Pernambuco vem apresentando uma evolução nos dados do Ideb desde 2007, saindo da 21ª posição até alcançar o primeiro lugar no ranking, em 2015. São registradas também outras conquistas importantes: Pernambuco é o Estado que mais ampliou o resultado para o Ensino Médio desde 2007 e um dos dois que apresentou crescimento no índice em todas as edições do Ideb. É também o Estado que apresenta a menor diferença entre o desempenho da rede privada e estadual. Esta diferença já havia sido de 2,6 pontos Hoje, é de apenas um ponto. Essas conquistas são fruto da priorização da área pelo Governo de Pernambuco.

"PARA TUDO!!!! " CHEGOU A GRANDE NOVIDADE PARA VOCÊ MORAR NA ÁREA MAIS VERDE DE ARARIPINA






Transposição tem o DNA de Lula

 Dez anos após o ex-presidente Lula dar o pontapé inicial das obras, esboço de um projeto do tempo do Império, em 1877, as águas da Transposição do Rio São Francisco transbordam por canais e começam a chegar a regiões distantes. Sábado passado, moradores de Sertânia, no Sertão do Moxotó, região inóspita, com reservas hídricas esgotadas e chão esturricado, molharam as mãos e os pés, pela primeira vez, com as águas do Velho Chico.
A notícia de que seria possível transportar a água do rio da Integração Nacional para regiões mais secas transformou-se em realidade e, mais do que isso, em esperança para um povo esquecido livrar-se do flagelo da seca e da humilhação de não ter um copo de água para matar a sede. Menos de 5% do potencial hídrico do País estão no Nordeste, que detém entre 12% e 16% das reservas de água doce para atender 22,5 milhões de habitantes.
Foram muitos anos de espera, mas o imaginário começou a virar real quando as comportas do sistema foram acionadas na quarta estação de bombeamento do Eixo Leste, na cidade de Custódia, no Sertão do Moxotó, completando um percurso de 96,5 km do trecho. De lá, seguiu por gravidade até a quinta estação elevatória, em Sertânia. A expectativa do Ministério da Integração Nacional é chegar ao segundo Estado, Paraíba, pela cidade de Monteiro, já no próximo mês.
Em Floresta, há 20 dias, o presidente Michel Temer (PMDB) já havia acionado a estação elevatória três, chamada tecnicamente de EBV-3, que abasteceu três reservatórios – Salgueiro, Muquém e Cacimba Nova, além do aqueduto Jacaré. Quando totalmente concluída, a Transposição vai atender mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A obra foi iniciada durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com base no projeto elaborado no Governo de Fernando Henrique Cardoso. Depois do investimento inicial, de cerca de R$ 4 bilhões, o rendimento dos trabalhos diminuiu em 2010 por problemas de adequação do Projeto-Base à realidade da execução, e novas licitações precisaram ser feitas. Somente no final de 2013, conforme o Ministério da Integração Nacional, responsável pelo projeto, às obras foram 100% retomadas.
Temer vai a Monteiro, no próximo dia 6, entregar sexta estação elevatória, permitindo que os paraibanos passem a contar, também, com água em abundância retirada do leito do São Francisco. Por mais esforço que possa fazer, Temer nunca entrará para a história como padrinho do projeto. A Transposição tem o DNA de Lula e é ele que vai captar, politicamente, os dividendos da obra, perpetuando-se como o governante que fez um sonho do Império virar realidade.

Sob chuva e no calor, Virgens ganham as ruas

Depois de muitas caras e bocas para a plateia foram eleitas as vencedoras das categorias
Virgens do Bairro Novo
Virgens do Bairro NovoFoto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco
Pode fazer calor, mormaço, chover. Tudo ao mesmo tempo. O domingo que antecede a semana do Carnaval de Pernambuco tem que ter Virgens do Bairro Novo. E neste domingo (19), não foi diferente.
No seu 64º desfile, milhares de pessoas saíram de casa com todas essas intemperes para acompanhar o desfile de um dos blocos mais tradicionais e irreverentes. Sua concentração aconteceu na Praça 12 de Março, onde foram eleitas as premiadas nas sete categorias, três a menos do que no ano passado.
Depois de muitas caras e bocas para a plateia foram eleitas “Não ao preconceito”, na categoria grupo; “Rainha dos Pássaros”, luxo; Já a ”Rainha das Borboletas, ficou com originalidade; destaque para a “Kenga de Trump”. E nas categorias Mais Malamanhada ficou com Mulher Nunes, Mais Tímida com Globeleza e por último a Mais Sapeca com Carol Paixão.Para as cinco primeiras categorias serão entregues, amanhã, o prêmio em dinheiro no valor de R$ 400,00, além de troféu estendidos para todas as categorias. Segundo os organizadores foram 283 inscritos.
O servidor público aposentado, Antônio Correia, 60 anos, destes 40 participando das Virgens de Bairro Novo, era só alegria com sua fantasia, Rainha dos Pássaros. Quando perguntando de onde via sua inspiração, ele disse ser apenas uma brincadeira para celebrar seu carnaval que começa e termina no desfile das do bloco. “Aqui é o meu carnaval há 40 anos”, concluiu.
O comerciante, Antônio Marinho da Silva, 54 anos, não ganhou em primeiro lugar, mas chamava a atenção do público com usa fantasia Mamãe Vaca. Bem original, ele carregava um bode de verdade dentro de um carrinho de bebê. “Estou homenageando todos os animais”, disse ele.
Assim que terminou o anuncio dos vencedores, o desfile com dez atrações musicais começou em direção Avenida Getúlio Vargas, a principal via do Bairro Novo. A previsão da festa terminar por volta das 17h, nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal, totalizando um percurso de 2.500 quilômetros. A segurança dos foliões era garantida pela Policia Militar e Corpo de Bombeiros.
Para o desfile a Prefeitura de Olinda fez 30 bloqueios do trânsito que deve se estender até às 23h. A interdição é em toda extensão da Avenida Getúlio Vargas, até a esquina da Rua Eduardo de Morais. A Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda colocou 120 profissionais trabalhando.
Virgens do Bairro Novo