PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

30 agosto 2015

Ministra impõe Lei da Mordaça na Agricultura

A ministra Kátia Abreu implantou a “lei da mordaça” no Ministério da Agricultura. Até parece que há o que esconder. Entrevistas, até de pessoal de segundo escalão, só se ela autorizar.
A mordaça vale para seminários, câmaras setoriais etc. Subordinados só dão entrevistas ao final de um evento, por exemplo, após o repórter solicitá-la por escrito, para que a ministra, tão centralizadora quanto ineficiente, a autorize.
A “lei da mordaça” impediu dias atrás que o Ministério da Agricultura explicasse melhor sua posição, após audiência pública na Câmara.
Ex-crítica de Dilma, Kátia Abreu desenvolveu tímpanos complacentes para ouvir suas broncas frequentes.
Mas o importante é ser ministra.
Kátia Abreu chega a condicionar suas entrevistas à apresentação prévia das perguntas, por escrito. Perdeu a confiança no próprio “taco”.   (Do blog Diario do Poder - Cláudio Humberto)

Programa Ganhe o Mundo: emoção no embarque

Governador foi até o Aeroporto dos Guararapes, neste domingo (30), desejar boa viagem aos alunos
 Denis José da Silva, 17 anos, divide uma casa de três cômodos com os pais e três irmãos, no município de Ribeirão, na Mata Sul pernambucana. Uma realidade bem melhor do que já precisou enfrentar, não faz muito tempo, quando ele e a família sequer tinham um “teto” para se abrigar. A vida difícil não foi impedimento para que o jovem se dedicasse aos estudos. Na manhã deste domingo (30), o pernambucano, que sonha em ser médico, seguiu para o Canadá por meio do programa Ganhe o Mundo. O embarque de Denis e de outros 90 estudantes da rede estadual de ensino, que seguiram para o mesmo País, foi acompanhando pelo governador Paulo Câmara, no Aeroporto dos Guararapes.
Aluno do 2º ano da Escola Padre Américo Novais, Denis sonha com um futuro promissor. “Eu quero aprender inglês para, quando voltar, conseguir trabalhos melhores. Quero também conseguir uma bolsa de estudos lá, numa faculdade”, planeja o jovem. Quem também embarcou com muitos sonhos na bagagem foi Francielle Laís, 15, aluna da Escola de Referência João Pessoa Solto Maior, no município de Sairé. "Estou muito ansiosa e curiosa para conhecer a cultura de lá, como são as pessoas, a língua; interagir com outras pessoas de outra cultura. Eu vim de uma família muito humilde e a minha mãe não teria condições de pagar uma viagem assim desse tipo. O Governo está sendo maravilhoso dando essa oportunidade de graça para a gente conquistar nossos sonhos e nossos ideais fora do País”, disse, com um sorriso largo no rosto.
Ao destacar que o Ganhe o Mundo “transforma vidas” e “alimenta o sonho de que vale a pena estudar”, o governador assegurou a continuidade da iniciativa. “Esse programa, que começou com Eduardo, vai ser mantido. E queremos ampliá-lo dentro das possibilidades do Estado; porque ele tem feito a diferença, tem ajudado as pessoas a aprenderem uma nova língua e terem contato com uma nova cultura, com um novo País. Isso é fundamental para a formação desses jovens. Tenho certeza que, quando eles voltarem, saberão que podem realizar seus sonhos, e vão continuar estudando, vão fazer uma faculdade ou iniciar um curso técnico profissional. Ou seja, vão voltar muito mais determinados e focados a serem felizes. É isso que a gente quer”, afirmou.
PARCERIA - À convite do governo canadense, o secretário de Educação, Fred Amâncio, também embarcou com os alunos para o País. Lá, o gestor estadual cumpre agenda oficial na província de New Brunswick. “Terei a oportunidade de ter uma reunião com o ministro da Educação da província. Vamos assinar um memorando de entendimentos, não só para oficializar as parcerias que já temos com o Ganhe o Mundo. Eles também estão disponibilizando a possibilidade de alunos de escolas públicas e privadas fazerem cursos de inglês lá na universidade da província, onde a gente também vai discutir parcerias na área de formação de professores de língua inglesa”, detalhou. “O Ganhe o Mundo está permitindo que a gente expanda as nossas parcerias na área de educação com o Canadá; ele está abrindo outras portas para o Estado”, comemorou Fred.
O PROGRAMA - Criado em 2011, o programa Ganhe o Mundo já beneficiou mais de 3,4 mil estudantes do ensino médio. Além de aprimorar um segundo idioma, os intercambistas pernambucanos vão desfrutar da cultura do país escolhido. Os selecionados têm todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, desde a passagem aérea até a hospedagem em casa de família; matrícula em escola de ensino médio, seguro de saúde, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719.

PREFEITO PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DOS 15 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE MANDIOCA DA SERRA DO SIMÕES II

_DSC0729Na tarde deste sábado, 29, o prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, esteve participando de uma reunião solene que marcou as comemorações dos 15 anos de fundação da Associação dos Produtores de mandioca da Serra do Simões II, uma das mais tradicionais e referênciais do município. Ele estava acompanhado da Assessora do Governo de Pernambuco, Roberta Arraes; do vereador Tião do Gesso; secretários e assessores municipais.
_DSC0659Os responsáveis pela associação e também pela delegacia de base do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Araripina são dona Geraldina e seu Nepozio, pessoas conhecidas pela luta em defesa dos agricultores e na organização das comunidades através do associativismo. Eles comemoraram os 15 anos da entidade fazendo um relato das conquistas durante todos esses anos que os moradores da Serra do Simões II tiveram com a chegada das ações governamentais em benefício da população.
_DSC0722O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araripina, Antônio Viana, participou do ato festivo e lembrou da fundação da associação e da luta de dona Geraldina para conquistar ações e benefícios para o povo.
_DSC0692O vereador Tião do Gesso também destacou a importância da associação como referência no município e incentivo a prática do associativismo. Disse que como parlamentar sempre tem buscando parceria com a prefeitura para poder levar benefícios para aquela população.
_DSC0661O prefeito Alexandre Arraes parabenizou dona Geraldina e falou da sua alegria em poder participar daquele importante momento. Mais uma vez reafirmou o seu compromisso com as comunidades rurais e em especial com a Serra do Simões II. Mesmo apesar da distância da sede do município, disse o prefeito, as ações têm chegado aquela comunidade, como a recuperação das estradas, entre outras.
ACE-PMA/Fotos: Fabiano Alencar

ALEXANDRE ARRAES DESTACA O SUCESSO DA II FEIRA E EXPOSIÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS DE NASCENTE

A segunda edição da Feira e Exposição de Caprinos e Ovinos de Nascente encerrada na manhã deste domingo, 30, foi considerada sucesso absoluto pelos organizadores e entidades parceiras. A feira contou com a participação de cerca de 60 expositores de Nascente, outros distritos de Araripina e de cidades do Sertão como Salgueiro, Dormentes, Santa Filomena e Bodocó.
feira2O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, participou da abertura oficial da feira e destacou a importância do evento para o fortalecimento desta cadeia produtiva e econômica para a região. Ele lembrou que a ovino caprino cultura é uma cadeia econômica sustentável e que em tempos de seca garante o sustento sobretudo das famílias da zona rural.
Alexandre Arraes ficou durante todo o sábado, 29, participando da feira. Ele estava acompanhado dos vereadores João Dias e Francisco Edvaldo.
feira3feira1Na ocasião, Alexandre também reforçou o compromisso do município em apoiar a realização dessas feiras que trazem o intercâmbio com outros criadores e incentiva a economia da região. “O município está sempre presente nesses eventos, que são de grande importância para a economia, principalmente para as famílias que moram na zona rural. Estaremos sempre apoiando”, disse o prefeito, informando que o município é um forte parceiro da Associação de Criadores, comprando a carne do caprino e ovino e colocando no cardápio da merenda escolar.
_DSC0638A Feira e Exposição de Caprinos e Ovinos de Nascente é uma realização da Associação de Criadores com o apoio da Prefeitura Municipal, do IPA, do Chapada, do Sebrae, da CDC Nascente. Contou com a presença do Banco do Nordeste.
feiraO presidente da Associação de Criadores de Nascente, Jeandro Moraes, destacou a importância da feira como um evento de comercialização de animais. Esse ano a comercialização superou as expectativas, onde o volume de negócios ultrapassou R$ 100 mil.
FEIRA AGROECOLÓGICA
feira agroecológicaNo sábado, o distrito de Nascente também inaugurou a sua feira agroecológica, ofertando aos clientes produtos orgânicos e produzidos de forma natural. São produtos saudáveis.
Os agricultores familiares de Nascente fazem a produção das hortaliças, verduras e legumes de forma sustentável, racional e sem o uso de produtos agrotóxicos. Tudo de forma natural e usando a água de forma racional. A água utilizada é das cisternas calçadões que são abastecidas por carros pipas. A prefeitura de Araripina é parceira da agricultura familiar e quem custeia os carros pipas.
A feira agroecológica acontecerá de forma permanente e de início aos sábados. Mais a propostas é que aconteça dois dias na semana: terça e sábado.
ACE – PMA/ Fotos: Fabiano Alencar

28 agosto 2015

Crianças recebe orientação sobre higiene bucal


A assessora especial do governo de Pernambuco Roberta Arraes, participou hoje (28), na cidade de Araripina, de uma palestra com o odontológo Armando Jordão, na escola municipal José Neri de Oliveira, no bairro Alto da Boa Vista. As crianças ficaram atentas as informações passadas pelo odontológo, sobre higiene e saúde bucal, na ocasião foram distribuídas  escovas de dentes.




Imagens : Fabiano Alencar

Nota de aviso do Procon




Diante da suspensão dos trabalhos emitidos pela Rádio Grande Serra, no horário compreendido entre 20hs e 22hs, coincidente com a transmissão do jogo de futebol dos times, Araripina Futebol Clube e Petrolina, em que os clientes, consumidores, da referida rádio, contrataram a publicidade de seus produtos, nessa hora de grande repercussão de audiência dos ouvintes, informo que, os mesmos podem procurar reparação judicial dos seus direitos sobre a não transmissão contratada, mediante responsabilidade civil inserida no Art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, que reza: “Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.” Assim sendo, o consumidor querendo reivindicar reparos, encontra amparo no artigo supra, bem como no Art. 6º, VI do mesmo CDC, que prevê indenização por prejuízos causados ao consumidor: “são direitos básicos do consumidor: VI – a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;” Sendo assim, o descumprimento do contrato publicitário suspenso sem a anuência de uma das partes, poderá ser exigido mesmo de maneira litigiosa frente ao judiciário.

Secretaria de Meio Ambiente de Araripina implanta Programa " Agenda Ambiental na Administração Pública"



A prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promove, dia 01 de setembro, terça - feira, às 09:00h, a implantação do Programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), na sede da secretaria.
A abertura será feita pelo prefeito de Araripina Alexandre Arraes e contará com a presença do Dr. Paulo Fernando Maier Souza, chefe da APA Chapada do Araripe e do Instituto Chico Mendes, que será o palestrante do evento.
ACE - PMA

Assembleia corta 5 por gabinete. Câmara dá 10%

Do Diario de Pernambuco – Sávio Gabriel e Thiago Neuenschwander
Enquanto as contas não fecham na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que precisará cortar, a princípio, 245 cargos comissionados, na Câmara do Recife a situação é diferente. O Legislativo municipal não terá problemas para atravessar 2015. As receitas atuais são calculadas com base na arrecadação da Prefeitura do Recife em 2014. Tanto que há dois meses foi aprovado um reajuste de 10% para os mais de 1,5 mil servidores. 

Na Câmara foram nomeados na semana passada 44 novos servidores, aprovados no concurso do ano passado. Por lá, a crise só deverá chegar em 2016. “É provável que seja um ano difícil, que precise de ajustes. Um dos recursos que compõem a receita da Câmara é o Fundo de Participação dos Municípios e a informação que temos é de que esses repasses estão caindo”, adiantou Augusto Carreras (PV), primeiro-secretário da Casa. 

Na Assembleia, os deputados que integram a mesa diretora da Casa quebram a cabeça para saber aonde será preciso fazer cortes. Hoje, a Casa de Joaquim Nabuco possui um total de 1.308 cargos comissionados, segundo o portal da transparência. A primeira medida deverá ser o corte de pelo menos cinco por gabinete.

O contingenciamento, no entanto, deverá ser maior e atingir outros setores. O líder da oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), afirmou que a definição só deverá sair após nova reunião da mesa diretora, na segunda-feira. Ele destacou que aguarda o balanço do segundo quadrimestre do ano para averiguar a saúde financeira da Assembleia. Pela LOA, a Assembleia tinha uma previsão de receita de R$ 753,7 milhões para 2015. O primeiro secretário da Assembleia, deputado Diogo Moraes (PSB), falou que é provável, inclusive, reduzir investimentos para salvaguardar o máximo a folha de pagamento.

Secretaria de saúde promove palestra sobre aleitamento materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.





Na manhã de ontem quarta feira (26), a prefeitura de Araripina, através da secretaria de saúde, promoveu uma palestra sobre aleitamento materno. O evento aconteceu no PSF do bairro Cavalete I, e faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno, a coordenadora do PSF Robéria Falcão e o médico Diego Araújo, explicaram para as mães presentes " Da necessidade e importância de amamentar, amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebê,  leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.
Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de certas doenças e infecções.



Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.








27 agosto 2015

SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE VISITA INSTALAÇÕES DO HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA MARIA (HMSM)

“O Secretário Iran Costa foi recebido pelo prefeito Alexandre Arraes e as Irmãs do HMSM”
O secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, iniciou na noite desta quarta-feira,26, uma série de visitas ao Sertão do Araripe. Ao lado do prefeito Alexandre Arraes; da Assessora do Governo do Estado, Roberta Arraes e do secretário Municipal de Saúde, Airton Lage, o secretário visitou as instalações do Hospital e Maternidade Santa Maria, unidade filantrópica mantida pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz. As irmãs Selma e Fátima, da administração do Hospital foram as anfitriãs do encontro ao lado de médicos que integram o corpo clínico da referida unidade de saúde. Também participaram os vereadores Francisco Edvaldo, Tião do Gesso e João Dias.
visita1“Nosso objetivo é ver de perto o funcionamento de cada unidade de saúde, proporcionando o contato direto com funcionários e pacientes, conferindo os serviços ofertados à população e fortalecendo a presença da Secretaria Estadual de Saúde em cada região de Pernambuco”, esclarece o secretário estadual de Saúde, que na ocasião conheceu as instalações do Centro de Hemodiálise que foi construído no HMSM com recursos do Governo do Estado e que tem previsão de começar a funcionar em janeiro de 2016.
visitavisita2Iran Costa disse que este também era um momento para conferir o atendimento nas unidades de Saúde da Região, ouvir as demandas e anseios dos profissionais da rede estadual, além de se reunir com os secretários de Saúde dos municípios da IX Regional de Saúde.
visita3O prefeito Alexandre Arraes aproveitou a ocasião para fazer um relato do trabalho que vem sendo desenvolvimento no setor de saúde do município, alcançando avanços importantes, mesmo com grandes demandas e sobretudo com a crise financeira que vem se abatendo sobre os municípios.
O prefeito falou da importância de se manter essa parceria com o governo do estado, visando e objetivando o fortalecimento da rede de atendimento e atenção de saúde na região do Araripe.

26 agosto 2015

Alexandre Arraes se reuniu hoje com alunos da rede municipal



Alexandre Arraes se reuniu hoje a noite, quarta feira (26), com alunos da rede municipal para ouvir as reivindicações e discutir a situação atual do transporte escolar, depois de ouvir representantes dos alunos, o prefeito de Araripina, explanou a situação, explicando para os discentes, que está empenhado e não medindo esforços para resolver a situação. O prefeito explicou que esteve na secretaria de educação, reunido com o secretário Frederico da Costa Amâncio, que deu uma previsão, de  até sexta - feira (28), dará uma posição, para fazer o repasse da parte que cabe ao governo estadual, a secretária de educação do município Rosalina  explicou que o governo federal também está em atraso com o repasse.
Alexandre Arraes chegou do Recife hoje, no final da tarde, depois de uma cansativa agenda no Recife.
A secretária Rosalina, explicou, que enquanto o município tem 2.800 alunos da rede municipal, ainda transporta, 4.800 da rede estadual, enquanto alguns municípios do estado, não querem mais transportar os alunos da rede estadual Alexandre Arraes afirmou, "Que em sua administração esse transporte está garantido.
Estavam também acompanhando o prefeito a assessora do governo de Pernambuco Roberta Arraes, secretários municipais e os vereadores Francisco Edivaldo e João Dias.




NOTA PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Araripina, Estado de Pernambuco, através das Secretarias de Administração e de Esporte, externa que as entidades emissoras de Rádiodifusão e Televisão interessadas em fazer a cobertura e transmissão da partida de futebol, entre o Araripina Futebol Clube e Petrolina, em 27/agosto/2015, previsto para as 20:00h, pelo Campeonato Pernambucano de Futebol da Série A2, deverão utilizar as cabines de transmissão localizadas nos Estádio Gilson Tiburtino de Souza, para desenvolver tal atividade.
As emissoras interessadas em utilizar as cabines de transmissão deverão realizar o credenciamento na Secretaria de Esportes, devendo apresentar cópias dos seguintes documentos:

Carta de CNPJ;

Alvará de instalação e funcionamento, ou análogo;


Licença de Funcionamento, emitido pelo Ministério das Comunicações;


Relação dos profissionais que irão compor a equipe de trabalho;


Crachás dos profissionais que irão compor a equipe de trabalho.


ACE – PMA

Sistema Grande Serra pode não transmitir os jogos do Araripina por estar irregular

Na torre de transmissão  tem 04 antenas o que é errado, só pode ter apenas uma.


O Sistema Grande Serra de Comunicações de Araripina, é composto de 03 emissoras de rádio, Grande Serra Ltda, Fundação para Preservação da Fauna e da Flora da Chapada do Araripe (Grande Serra FM) e Rádio Comunitária Araripina FM, ambas  funcionam sem licença da prefeitura "O alvará de funcionamento" e devem aos cofres da prefeitura entre IPTU e Alvarás R$ 258.000,00, de acordo com o setor de tributos da prefeitura de Araripina e da Secretaria de Meio Ambiente - SEMAD, que informa também, que a empresa não possui Licença de Operação, referente impacto ambiental, gerado pela implantação da torre na serrinha do massapê, emitida pelo CPRH, conforme ofício em anexo.
A presidência do Araripina Futebol Clube, oficializou o Sistema Grande Serra, que ter cunho EDUCACIONAL,  e fazer transmissão  dos jogos com fins comerciais, que a mesma se licencie para tal, nos moldes da lei 9.637/98

O time também oficializou a   Polícia Militar, para que faça a segurança do local, e caso a rádio traga a documentação será liberada para transmissão dos jogos.

A Lei nº 9.612/1998 Institui o Serviço de Radiodifusão Comunitária é um tipo especial de emissora sonora em FM, sem fins lucrativos, com potência limitada a 25 watts criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades. É regulamentada pela lei 9.612 de 1998. Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.

Como são rádios comunitárias não poderiam ter comerciais na grade de programação, funcionar sem fins lucrativo e fazer política partidária.
Mais não fica por aí, as irregularidades das emissoras, algumas podemos cita-las abaixo :

A Torre de transmissão já foi relocada várias vezes, inicialmente era prevista para o bairro Alto da Boa Vista, mais já foi relocada diversas vezes, estando hoje localizada na serrinha do Massapê, sem projeto aprovado e Georreferenciado no Ministério das Comunicações, no município e CREA-PE.

* É obrigatório cerca de proteção protegendo a torre de um acidente, uma descarga elétrica pode chegar a 50.000 wats, a torre do Sistema Grande Serra não tem.


Não existe cerca de proteção na torre

Falta da licença de operações para verificar o impacto ambiental, fornecida pelo CPRH, conforme legislação do Ministério do Meio Ambiente e Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama.

Por ser comunitária educativa, a outorga fornecida pelo Ministério das Comunicações não pode ter fins comerciais, Lei 9.637/98

* Essa outorga não pode ser emprestada, locada ou vendida, mais funciona hoje terceirizada pelo Sistema Grande Serra de Comunicações, como demonstra documentos  em anexo.

Essa outorgas não podem ter vínculo religioso ou partidário.

O transmissor deverá ser homologado pela Anatel e Georreferenciado o local de onde está funcionando, qualquer mudança na instalação da estação, que altere os dados constantes da autorização de operação provisória ou licença, definitiva, será objeto de emissão de nova autorização, deverá ser aprovada pelo Ministério das Comunicações, o que também não é caso do das emissoras.

A outorga de funcionamento da emissora Araripina FM, está vencida desde 02 de junho de 2015.

* As 03 rádios entram em cadeia, para transmissão de alguns programas, inclusive interagindo com outras rádios de outras cidades, como o Sistema Beto Som, da cidade de Parnimirim, fazendo o Link com eles, o que é proibido por lei.

Se não estão regularizadas e com alvará de funcionamento, não deviam esta funcionado, com a palavra a presidente da Fundação para Preservação da Fauna e Flora do Araripe e responsável pelas outra emissoras.




25 agosto 2015

Araripina, recuperação de estradas no município continua



Continua a recuperação de estradas rurais, no município de Araripina, o vereador Francisco Edivaldo postou na sua página pessoal do Facebook, estrada sendo recuperada do distrito de Lagoa do Barro


Alexandre e Roberta Arraes prestigiam lançamento do livro do jornalista Magno Martins


Ontem a noite (24), o prefeito de Araripina Alexandre Arraes e a assessora do governo de Pernambuco Roberta Arraes, estiveram no lançamento do livro do jornalista Magno Martins " Perto do Coração". Evento prestigiado por muitos jornalistas e polítcos, como o governador de Pernambuco Paulo Câmara, o deputado federal Tadeu Alencar, a prefeita de Floresta Roro Maniçoba, secretário da casa civil Antonio  Figueira e o prefeito do Recife Geraldo Júlio.



Dólar ultrapassa R$ 3,55 e fecha no maior valor em 12 anos

Na máxima do dia, por volta das 10h40, o dólar chegou a ser vendido a R$ 3,57 nesta segunda

Em um dia de turbulência nos mercados internacionais, a moeda norte-americana ultrapassou R$ 3,55 e fechou no maior valor em mais de 12 anos. O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (24) vendido a R$ 3,553, com alta de R$ 0,056 (1,61%). A cotação fechou no maior valor desde 5 de março de 2003 (R$ 3,555).
Durante toda a sessão, a divisa operou em alta. Na máxima do dia, por volta das 10h40, o dólar chegou a ser vendido a R$ 3,57, mas o ritmo de aumento diminuiu nas horas seguintes. A moeda norte-americana acumula alta de 3,7% em agosto e de 33,62% em 2015.
O mercado financeiro mundial passou por grande inquietação relacionada às incertezas em relação à robustez da economia chinesa e às perspetivas de crescimento da economia mundial. A bolsa de Xangai encerrou a sessão de hoje com perda de 8,49%, a maior queda em oito anos. A bolsa de Shenzhen, segunda praça financeira da China, caiu mais de 7%.
As bolsas europeias, dos Estados Unidos e da América Latina acabaram por ser arrastadas e sofreram também perdas acentuadas, atingindo valores mínimos dos últimos anos. No Brasil, o índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, atingiu a menor pontuação desde abril de 2009.
A cotação de matérias-primas, principalmente o preço do petróleo, está em queda acentuada. Segundo analistas, a incerteza em torno da China pode levar o Federal Reserve, Banco Central norte-americano, a adiar uma subida das taxas de juros nos Estados Unidos, que poderia ocorrer em setembro.
As ações adotadas pelo governo chinês para reaquecer o mercado não surtiram efeito. Há duas semanas, o Banco da China desvalorizou o yuan (moeda do país), levando à queda global das bolsas. A autorização para que os fundos públicos de pensões do país adquiram até 30% do patrimônio em ações não teve o resultado esperado, aprofundando a desconfiança dos investidores.

Gastos: Paulo Câmara corta quase R$ 1 bilhão

Do Diario de Pernambuco – Júlia Schiaffarino
Governador reduzirá gastos evitando reajustes salariais, contratação e reduzindo cargos comissionados
Com pouco dinheiro em caixa, inclusive para despesas básicas, o governo de Pernambuco anunciou, ontem, elevação na previsão de cortes nos gastos de R$ 320 milhões para R$ 920 milhões até o final do ano. Ficam suspensas nomeações por concursos públicos e demais contratações, início de obras, reajustes salariais, além de redução em gasolina, aluguéis e terceirizados, bem como diminuição de serviços dentro de programas estaduais.
O porta-voz dos anúncios nada otimista foi o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni. De acordo com Stefanni, o esforço será para manter os serviços de saúde, educação e segurança. Ele reforçou, ainda, que o pagamento dos servidores será executado e que o Estado já antecipou o 13º. Há uma semana, porém, terceirizados da saúde foram às ruas reclamar de atraso nos salários, enquanto a bancada de oposição tem denunciado falta de medicamentos nos hospitais públicos. O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), por outro lado, cobra o concurso público prometido em maio.
A Secretaria de Administração afirmou que serão realizados concursos em segurança e educação ainda este ano, mas as nomeações, só a partir de 2016. As contratações estão vetadas porque o Estado atingiu o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede gastos que atinjam 46% da receita com pessoal.