PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

28 fevereiro 2014

Imponente na ponte Duarte Coelho, Galo gigante já está pronto para começar a reinar

Montagem da estrutura gigante, símbolo do Carnaval, foi concluída por volta das 17h15


Galo gigante já está pronto para começar a reinar mais uma vez no Carnaval da Capital pernambucana
Atualizada às 19h50
Imponente na ponte Duarte Coelho, no coração do Recife, o Galo gigante já está pronto para começar a reinar mais uma vez no Carnaval da Capital pernambucana. Concluída por volta das 17h15 desta quinta-feira, antevéspera da Festa de Momo, a montagem da alegoria, que é um dos principais símbolos da folia, foi acompanhada por dezenas de pessoas, incluindo famílias inteiras, ansiosas para registrar os primeiros minutos do Galo Maestro, apelido que recebeu do seu criador, o artista plástico Sávio Araújo.
    Um guindaste com dois muques, distribuídos em dois caminhões, foi utilizado para levantar o Galo gigante. Cerca de 40 minutos depois da conclusão da montagem, no entanto, a alegoria precisou ser deitada na ponte para realização de retoques nos dedos e nas penas que estavam fora do lugar. “É normal as pessoas acharem de longe que ele está inclinado, mas não houve nada grave”, informou Josenildo Almeida, que integra a equipe de montagem.
    Responsável pelo Galo Gigante fala sobre emoção
    Este ano, a alegoria é inspirada nos elementos do Movimento Armorial, do escritor Ariano Suassuna – homenageado do bloco -, e no personagem da fábula do espanhol Miguel de Cervantes, Dom Quixote. Segundo Sávio, o Galo desse Carnaval vem como um combatente que luta contra a desvalorização da cultura popular nordestina, onde a rabeca será a lança do guerreiro, e a sombrinha de frevo, o seu escudo. Participaram da confecção manual da estrutura, que possui cerca de 27 metros de altura, aproximadamente 30 pessoas.
    "Quando a gente lê duas páginas de um livro, no outro dia, a gente já não é mais o mesmo. Esse Galo é o resultado de meu amadurecimento nos cinco anos em que fui responsável pela confecção do Galo  gigante", contou Sávio.
    A alegoria foi produzida com uma massa de fibra de coco com cola natural, materiais resistentes ao fogo e à água. A estrutura ainda conta com itens emborrachados, tecidos com brilho (lupex) e ainda 25 mil vassourinhas plásticas que, ajudam a dar leveza à escultura - permitindo a passagem de vento sem comprometer a segurança dos foliões. As peças utilizadas na montagem foram transportadas em seis caminhões, do ateliê do artista plástico, localizado no município de Igarassu, até a Ponte Duarte Coelho. 
    Falha
    Os tapumes que revestem o guindaste de sustentação do Galo são os que foram utilizados em 2013, ou seja, o ano e os homenageados do Carnaval descritos no tapume são os do ano passado e não os de 2014. O detalhe não retira a beleza do Galo Gigante, mas tira um pouco do brilho e chateia turistas que tentam tirar fotos ao lado do Galo.

    Azeredo diz que não sabia do mensalão tucano

     Em documento entregue nesta quinta-feira, 27, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa do ex-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pede que ele seja absolvido da acusação de ter participado do esquema batizado de mensalão mineiro. De acordo com os advogados, o ex-parlamentar não tinha conhecimento das irregularidades.

    "Evidentemente não se pode atribuir a alguém o domínio de um fato de que sequer tem ciência", afirmam os advogados nas alegações finais encaminhadas nesta quinta ao STF. "Parece que se tornou moda a tentativa de se aplicar a quase tudo a teoria do domínio do fato", acrescentou a defesa.(Da Agência Estado - Mariângela Gallucci)

    A JUSTIÇA ELEITORAL PRORROGOU O RECADASTRAMENTO ELEITORAL BIOMÉTRICO EM ARARIPINA

    O prazo final estava marcado para o próximo sábado (01), mas devido ao volume de pessoas que deixaram para a última hora, o Tribunal Regional Eleitoral - TRE agendou o dia 31 de março de 2014, como a data limite para a realização do cadastro.


    Quem ainda não fez pode agendar seu recadastramento através do site WWW.tre-pe.gov.br ou ir atá o fórum no horário de Funcionamento: 8h às 15h (Este horário não corresponde ao praticado atualmente. O funcionamento encontra-se temporariamente ampliado. Favor entrar em contato com o cartório eleitoral para maiores informações.)

    Endereço: Rua Ana Ramos Lacerda, s/n - Fórum - Centro
    E-mail: ze084@tre-pe.jus.br
    Telefone: (87) 3873.9005


    O eleitor que não se recadastrar terá o título eleitoral cancelado. Quem tiver o título invalidado não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento necessário para o exercício de alguns direitos, entre eles tomar posse em cargo público, tirar passaporte, entre outros.

    27 fevereiro 2014

    CAMPANHA “Neste Carnaval Não dê tempo para a Dengue”

    A Prefeitura de Araripina em parceria com a Secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde, agentes de Endemias, estudantes, professores, diretores das escolas da rede Estadual e Municipal deram as mãos numa grande caminhada pelas principais ruas de Araripina na manhã de hoje (26) para dar um basta ao mosquito Aedes aegypti.

    Com a frase “Dengue. Neste carnaval não deixe que o mosquito faça a folia em seu quintal”. O objetivo da Campanha foi mostrar que Araripina está unida para a diminuição do índice de casos que comprometa a saúde pública, com trabalhos de prevenção.
    Para isso, foi montada uma equipe de enfrentamento entregando panfletos nas ruas com dicas, faixas com frases de orientações, entre diversas informações de combate ao mosquito pela imprensa.
    De acordo com a secretária de Saúde, Glória Beatriz o compromisso é de todos os araripinenses. “Precisamos nos unir contra o mosquito da Dengue, a nossa participação e atenção quanto os cuidados precisa do comprometimento de todos nós”, disse.

    ASCOM – ARARIPINA (Fotos: Gustavo Mendes)

    Venha para o Carnaval dos Blocos de Araripina

    A Prefeitura de Araripina, através Secretaria de Juventude, Cultura e Turismo apoia os Blocos Carnavalescos de Araripina que estão se organizando para apresentar um dos carnavais mais festivos do município, durante os dias: 01, 02, 03 e 04 de março no pátio da Feira do Feijão com uma grande programação animando todos os foliões araripinenses.
    Para quem curte as festividades carnavalescas e não vai viajar neste feriadão, vai conseguir garantir sua festa todos os dias, com a orquestra de Frevo – Ribinha Ribeiro, além da matinê para a criançada no domingo às 16h e o concurso dos Blocos Carnavalescos de Araripina 2014 a partir das 21h.
    Cada noite terá apresentações no palco cultural com os seguintes artistas:

    Dia 01/03 (sábado)
    Swing Pam, Anderson Bandeira e Pegada Federal
    Dia 02/03 (domingo)
    Cores e Canções; Eskema 3 e Swing do Gueto
    Dia 03/03 (segunda-feira)
    Eugênio Sá e Nova Pegada; Descarados e Bonde Polentinhas
    Dia 04/03 (terça-feira)
    Luiz Paulo Style; Os Tampas do Arrocha e Unz’bakanaz

    Acompanhe o Regulamento dos blocos carnavalescos no link abaixo: http://www.araripina.pe.gov.br/carnaval-2014/

    ASCOM – PMA

    Trindade realiza I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

    A Prefeitura Municipal de Trindade, em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco – CONDECIPE e CONDEC, realizou durante todo o dia (25) a I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, no auditório da Secretaria de Educação com o objetivo de mapear detalhadamente áreas de riscos e estabelecer estratégias de monitoramento.
    De acordo com o prefeito Dr. Everton Costa, é preciso sugestões da sociedade para a construção de um documento coeso ao trabalho coletivo. “A participação de todos é muito importante para a aprovação das demandas definidas, e assim, aplica-las com conhecimento as causas que garantam a proteção, a prevenção, e assim, sabermos agir nos momentos mais difíceis”, disse.

    A conferência fortalece a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e Defesa Civil. Para as discussões dos eixos temáticos, os participantes foram divididos em grupos assistidos por facilitadores da Prefeitura de Trindade, Conselhos, Secretarias, Associações, Sindicatos, e membros da sociedade civil organizada.
    Presentes no evento social, o secretário de Educação, Juka Sá, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Tony Cunha, o secretário de Obras, Transportes e Urbanismo, Lamarty Leite Piancó, a vereadora Tais Cunha, a diretora do IPA, Marlene Resende, diversas Associações de Moradores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representantes do SINTRAF - Sindicato da Agricultura Familiar, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Compesa e sociedade civil.
    ASCOM – TRINDADE (Créditos fotográficos: Joãozinho Andrade)

    Secretaria de Educação promove encontro com professores do campo e da EJAI

    A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Educação em parceria com a EDITORA MODERNA promoveu na última quinta-feira (20) um encontro com todos os professores da zona rural com o propósito de orientar e refletir a prática pedagógica utilizada nas Escolas do Campo.
    No momento, foi oferecida uma palestra para os professores da EJAI - Educação de Jovens Adultos e Idosos, com o objetivo de orientar e subsidiá-los para que estes possam promover uma educação de qualidade para a população jovem, adulta e idosa (não alfabetizada) assegurando seu ingresso e permanência no processo educativo.

    De acordo com a secretária de Educação, Cybele Lima Batista Arraes o momento serviu para aprimorar ainda mais o conhecimento dos professores. “O encontro serve para valorizar e reconhecer o profissional como um membro importante e merecedor de novos mecanismos de aprendizagem”, disse.
    ASCOM – ARARIPINA

    Sessenta pessoas concluíram neste domingo o curso de Regras de Arbitragem

    O Curso de Regras de Arbitragem de Futebol e Futsal finalizou-se neste domingo (23) com a última aula pratica no Estádio "Chapadão do Araripe", ministrado pelo árbitro Ricardo Jorge Ribeiro Dos Anjos da Federação Pernambucana de FUTEBOL e Confederação Brasileira de FUTSAL.
    Com uma realização da Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Esportes, foram disponibilizadas 60 vagas sendo todas preenchidas com excelente aproveitamento técnico, segundo estudantes. Entre os participantes do curso, tiveram alunos de educação física, professores e árbitros do município.
    O curso apresentou uma proposta de preparar e qualificar pessoas que atuam ou pretendem trabalhar neste segmento, visando os eventos esportivos de Araripina e região.
    O prefeito Alexandre Arraes enviou do Recife uma mensagem aos concluintes. “Parabéns a cada um que esteve participando do curso de Regras de Arbitragem, temos certeza que o aproveitamento dos atos estudados e praticados servirá para garantir a segurança que o nosso esporte precisa nos momentos dos jogos”, disse.

    ASCOM - PMA

    25 fevereiro 2014

    COMITIVA DE ARARIPINA PARTICIPA DO LANÇAMENTO OFICIAL DOS CANDIDATOS DA CHAPA MAJORITÁRIA DO PSB

    Em Recife, a comitiva capitaneada pelo prefeitoAlexandre (PSB) e a primeira-dama Roberta Arraes, estiveram presentes juntamente com o presidente da câmara de Araripina Luciano Capitão (PSB), vereador Bringel Filho (PSDB) ex-deputado Emanuel Bringel, além do vice-prefeito de Ouricuri Guga Coelho (PMDB), prestigiando o lançamento oficial da chapa majoritária do PSB composta por Paulo Câmara (governador) Raul Henry (vice) e Fernando Bezerra (senador) que concorrerão nas próximas eleições de outubro.

    Num auditório completamente lotado e discursos entusiasmados, aconteceu o tão esperado lançamento oficial dessa chapa que a partir de agora irão para o julgamento popular e a busca da vitória nas urnas no mês de outubro.


    Na oportunidade de estarmos presentes em um evento político desse porte, deu para perceber o quanto o prefeito Alexandre Arraes e a primeira-dama Roberta Arraes tem prestigio na capital, pois foram bastante cumprimentados por onde passavam. Alguns, mais eufóricos como o chefe da casa civil Tadeu Alencar já se refere a primeira-dama como futura deputada estadual.

    Roberta tem encarado esse cenário político com muita responsabilidade. Em nenhum momento ela tem demostrado imposição em torno do seu nome, muito pelo contrario, sua possível candidatura tem ganhado musculatura de forma natural. E em Recife, é percebido o quanto a executiva estadual do seu partido (PSB) tem incentivado para que isso venha a acontecer.

    CHAPADÃO DO ARARIPE - 60 PESSOAS CONCLUÍRAM NESTE DOMINGO O CURSO DE REGRAS DE ARBITRAGEM

    O Curso de Regras de Arbitragem de Futebol e Futsal finalizou-se neste domingo (23) com a última aula pratica no Estádio "Chapadão do Araripe",ministrado pelo árbitroRicardo Jorge Ribeiro Dos Anjos da Federação Pernambucana de FUTEBOL e Confederação Brasileira de FUTSAL.

    Com uma realização da Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Esportes, foram disponibilizadas 60 vagas sendo todaspreenchidas com excelente aproveitamento técnico, segundo estudantes. Entre os participantes do curso, tiveram alunosde educação física, professores e árbitros do município. 

    O curso apresentou uma proposta de preparar e qualificar pessoas que atuam ou pretendem trabalhar neste segmento, visando os eventos esportivos de Araripina e região. 

    O prefeito Alexandre Arraes enviou do Recife uma mensagem aos concluintes. “Parabéns a cada um que esteve participando do cursode Regras de Arbitragem, temos certeza que o aproveitamento dos atos estudados e praticadosservirá para garantir a segurança que o nosso esporte precisa nos momentos dos jogos”, disse. 


    Da 
     ASCOM/ PMA

    24 fevereiro 2014

    PREFEITO ALEXANDRE ARRAES, E A PRIMEIRA DAMA ROBERTA ARRAES PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DA CANDIDATURA A GOVERNADOR DE PAULO CÂMARA

    Veja o discurso do governador no evento de Paulo Câmara

    Desde que demos início à nossa aliança programática, estabelecemos uma nova forma de se fazer política no Brasil. Primeiro pensamos em ideias e somente depois em nomes. A aliança firmou com a sociedade o compromisso de apresentar um programa e um conteúdo antes de pensar em eleições.

    Isto vale também para os governos estaduais. Para construirmos um novo Brasil, não basta trocar o governo que está em Brasília; é preciso temos governadores que estejam comprometidos com este ideal de uma nova política, mais sincera, transparente e democrática.

     
    Em muitos debates internos entre PSB e Rede, alguns nomes surgem de forma natural frente aos desafios e vantagens de cada Estado. São os casos de Vanderlan Cardoso (GO), Francisco Rodrigues (RR), Lídice da Mata (BA), Paulo Câmara (PE, ao meu lado, nesta foto), Rodrigo Rollemberg (DF) e Alexandre Toledo (AL), Camilo Capiberibe (AP), Ricardo Coutinho (PB) e Renato Casagrande (ES), nomes que serão avaliados cuidadosamente não somente por nós e por nossos aliados, mas também pela sociedade – sempre respeitando os prazos estipulados pela justiça eleitoral.

    O Brasil precisa cada vez mais de governadores com capacidade de ouvir a população, de mostrar generosidade e, principalmente, de se emocionar com tudo aquilo que emociona o povo de suas terras, para transformar a realidade dos brasileiros e ajudar o País a dar o salto que tanto esperamos. E este será sempre o objetivo que pautará nossas escolhas e decisões.


    DEMAIS FOTOS NA GALERIA AO LADO DIREITO, POR Fabiano Alencar...

    23 fevereiro 2014

    Biometria: esta é a última semana do recadastramento em Araripina

    O prazo de recadastramento eleitoral em Araripina termina no próximo sábado (01). O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou a revisão biométrica na cidade com uma qualificada equipe para renovar o seu título de eleitor no mais moderno sistema eleitoral que existe.
    Quem ainda não compareceu para revisar seus dados deve ficar atento: o eleitor que deixar de fazê-lo terá o título cancelado, o que o impossibilita de tirar o passaporte, participar de concursos públicos, perda do Bolsa Família, pedir empréstimos em bancos oficiais e matricular-se em instituição de ensino superior, entre outros impedimentos. O atendimento ocorre diariamente, das 8h às 17h, no Fórum Eleitoral de Araripina.
    A recepção está acontecendo mediante prévio agendamento na internet, no site www.tre.pe.jus.br, reforçando que há para este mês de fevereiro de 2014 mais de 3.000 vagas disponíveis para agendamento, sendo que apenas é permitido o encaixe sem agendamento para as pessoas que chegarem ao Fórum das 12h até as 17h, obedecida a ordem de chegada e senhas. O eleitor deve comparecer ao Fórum Eleitoral portando documento de identidade com foto, título eleitoral e um comprovante de residência do município.

    “Campanha Cidadão Consciente” uma iniciativa da Prefeitura de Araripina – Unidos por Um Novo Tempo.

    O carnaval da Copa é na Capital do Gesso

    O clima no Araripe é de muita festa e alegria, além das chuvas que molha a terra do nosso sertão, o ritmo, as cores - verde, amarelo, azul e branco e a aglomeração de gente para comemorar as festividades carnavalescas na região se concentram hoje na cidade de Trindade que traz o maior e melhor carnaval do sertão pernambucano.

    Com o tema “O carnaval da Copa é na Capital do Gesso” a primeira noite (21) reuniu um número expressivo de foliões para assistir atentamente os desfiles das Escolas de Samba Abutres e Agora é que são Elas. Além disso, a praça de eventos culturais apresenta dois polos de animação onde a festa começa a partir das 14h com a presença da Orquestra de Frevo Sapupara, dos blocos Bem Bonzim, e Não Posso Fazer Nada, com atrações das bandas Swing Bom e Adriano Arrocha, durante os três dias de animação, 21,22 e 23. No palco principal as bandas: Babado Novo; Chicabana, Marcas da Paixão e Ranieri Elétrico garantiram ainda mais a alegria dos foliões.

    Para o prefeito Dr. Everton Costa a animação iniciou com chave de ouro. “Estamos felizes em realizar na nossa gestão o segundo ano carnavalesco. Com isso, estimulamos a economia local e mais ainda, investimos na cultura e na socialização de meios que possam atrair a juventude de maneira sadia, onde todos podem brincar o carnaval com segurança e muita animação, quero agradecer também ao Governo de Pernambuco, a Fundarpe e a Secretaria de Cultura do Estado pela parceria, além de toda nossa equipe organizadora do evento”, disse.

    O evento carnavalesco reuniu na noite, diversas autoridades políticas e empresariais, ao exemplo do deputado Estadual, Ricardo Costa que deixou o carnaval de Olinda para prestigiar o carnaval trindadense. O vice-prefeito Jaécio Sá, os vereadores de Trindade, o empresário Geraldo Paraibano, secretários do governo municipal compareceram com suas famílias para aproveitar junto ao prefeito Dr. Everton Costa, da primeira dama, Dra. Conceição Barros e toda população trindadense o carnaval mais colorido do Araripe.
    Para quem deseja participar do carnaval da Copa na Capital do Gesso em Trindade, confira a programação deste sábado e domingo:
    Dia 22/02
    Gabriel Diniz; Trio da Huanna; Antony Sunday; Patusco e Axé Camaleão.
    Dia 23/02
    Araketu; Elba Ramalho; Marcio dos Teclados e Raniere Elétrico.
    ASCOM – TRINDADE (Créditos fotográficos: Joãozinho Andrade)

    Bastidores: como os tucanos jogaram Azeredo na lixeira

     O PSDB criou um enredo épico para a renúncia do deputado Eduardo Azeredo, réu no mensalão mineiro. Mas o afastamento foi definido na reunião da Executiva nacional, dia 11. E coube a um grupo de deputados, coordenado por Carlos Sampaio (SP) e Bruno Araújo (PE), convencer o advogado de Azeredo, José Gerardo Grossi, que a renúncia era melhor para a campanha de Aécio Neves, para a imagem do PSDB e para a sua defesa
    Foi assim
    Um grupo de deputados tucanos ficou na sala, após a reunião da Executiva, e definiu ainda que Azeredo sequer devia discursar na Câmara. E sugeriram que alguém lesse sua defesa. Coube ao deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro, a tarefa. Estavam presentes, o líder Antônio Imbassay (BA); o vice do partido, Bruno Araújo (PE); Carlos Sampaio (SP); Mendes Thame (SP); Vanderlei Macris (SP) e Nilson Leitão (MS). Um deles proclamou: “Não tem que ir para a tribuna. No momento da gritaria não é hora de explicação”. Lá, o ex-líder Carlos Sampaio garantiu que, ainda assim, o STF julgaria Azeredo, e não a primeira instância. “Tenho 99% de certeza”, disse.

    Mais de Mil pessoas se reúnem em evento do Mais Educação em Trindade

    A Prefeitura Municipal de Trindade, através da Secretaria de Educação promoveu na manhã desta sexta-feira (21) no Recanto dos Coqueiras, Vila São Pedro, um evento importante do Programa Mais Educação, já em clima carnavalesco, onde reuniu um público acima de mil famílias, entre estudantes, pais e professores, e contou com a presença do prefeito Dr. Everton Costa, do vice-prefeito Jaécio Sá e de toda equipe da secretaria.
    O evento marcou o início das festividades carnavalescas que vive o município, com várias apresentações culturais e educativas, utilizando da participação maciça dos estudantes e dos professores do ensino público.

    Para o prefeito Dr. Everton Costa a satisfação é coletiva. “Quero parabenizar o secretário Juka Sá e toda equipe pela criatividade desenvolvida nos trabalhos e dizer que estamos aqui atentos para somar no acompanhamento educacional de todas nossas crianças e adolescentes da nossa cidade, entendendo cada desejo e solicitação dos pais e dos estudantes na melhoria e no bom desenvolvimento do ensino”, frisou.

    O Programa Mais Educação, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
    Diferentes experiências pedagógicas indicam o papel central que a escola tem na construção de uma agenda de Educação Integral articulando, a partir da ampliação da jornada escolar, políticas públicas, equipamentos públicos e atores sociais que contribuam para a diversidade e riqueza de vivências que tornam a Educação Integral uma experiência inovadora e sustentável ao longo do tempo.
    ASCOM – PMT (Créditos fotográficos: Joãozinho Andrade)

    Prefeitura aproveita período chuvoso para plantar mais árvores

    A Prefeitura de Araripina, através de sua Secretaria de Meio Ambiente, plantou na manhã desta sexta-feira, (21), 500 espécies de plantas nativas nas principais ruas e avenidas da cidade, a exemplo da Avenida Antonio de Barros Muniz que recebeu Oitis e Ipês que ajudarão a compor uma nova paisagem nos próximos meses.

    A equipe da Secretaria, que participaram ativamente da atividade, apressou-se em plantar e distribuir mudas à população depois que as chuvas voltaram a cair na região. “Foram mais de mil mudas distribuídas só nesta semana, com um único objetivo: recompor, juntamente com a população, o cenário devastado pelo forte período de estiagem que assolou a região nos últimos anos”, relatou a secretária ambiental, Cristina Arraes.

    Agora, com as chuvas voltando a cair em Araripina, a Prefeitura espera continuar o projeto de revitalização de praças, ruas e avenidas criando um ambiente ainda mais verde para a população.

    ASCOM – PMA (Fotos: Ana Abrantes)

    TEVE INÍCIO NESTA QUINTA-FEIRA CURSO DE REGRAS E ATUALIZAÇÃO DE FUTSAL E FUTEBOL DE CAMPO

    Na noite desta quinta-feira (20), teve início no auditório Charles Luciano o curso de regras e atualização de futsal e futebol de campo. O curso se estenderá até o dia 22, domingo próximo, quando árbitros e estudantes de Educação Física estão tendo a oportunidade de conhecer as novas técnicas de arbitragem e também aumentarem o conhecimento técnico e prático a respeito das regras de futsal e futebol de campo.

    O curso tem como monitor o árbitro profissional Ricardo Jorge, integrante dos quadros de arbitragem das Federações Pernambucana de Futebol de Campo e Futsal. Ele é considerado um dos melhores árbitros de Pernambuco. O curso é totalmente custeado pela prefeitura, inclusive as apostilas foram entregues aos participantes sem nenhum custo. Nesta sexta-feira (21) o curso acontece de 19 às 22 horas; no sábado (22) das 14 às 17 horas e no domingo (22) das 08 às 11 horas.

    O curso é uma realização da Prefeitura Municipal de Araripina, através da Secretaria de Esportes. O prefeito Alexandre Arraes (PSB) fez questão de participar da aula de abertura. Ele estava acompanhado da primeira-dama Roberta Arraes; do Secretário de Esportes Luiz Braz e equipe da secretaria. O Secretário Luiz Braz deu as boas vindas aos mais de 60 participantes do curso, afirmando que este esforço do governo municipal serve para fortalecer o esporte amador do município.
    O prefeito Alexandre Arraes disse que o curso de arbitragem faz parte do calendário esportivo que foi planejado para ser colocado em prática em 2014. Segundo ele, primeiro foi pensado realizar o curso para que o município forme um quadro de árbitros com conhecimentos práticos e teóricos para serem utilizados nas competições esportivas que serão realizadas pela prefeitura no decorrer do ano. Inclusive, o prefeito informou a todos que está em planejamento a realização da Copa Araripina de Futebol de Campo, que deve reunir uma média de 80 equipes de todo o município. “Nosso objetivo é fortalecer o esporte amador. Iniciamos com esse curso de arbitragem e depois vamos realizar várias competições no município. Teremos a Copa Araripina e em seguida o Campeonato Feminino e a primeira e segunda divisões. Será o ano da Copa e também do esporte amador de Araripina”, disse o prefeito
    ASCOM – PMA (FOTOS: FABIANO ALENCAR)

    20 fevereiro 2014

    EDUARDO CAMPOS CONFIRMA QUE CANDIDATO SERÁ CONHECIDO ATÉ O CARNAVAL


    educandidato
    O governador Eduardo Campos confirmou que o candidato indicado pelo PSB para concorrer à sua sucessão será conhecido até o carnaval. “Se vocês forem brincar o carnaval, vão encontrar o candidato”, disse após a abertura do Seminário Internacional de Gestão Pública, realizado nesta quarta-feira (19), no Recife. Há uma expectativa muito grande em relação à escolha do governador e há quem aposte que ele anuncie o nome até o fim desta semana.
    Eduardo Campos tem conversado com os aliados e testado algumas de suas opções. No ano passado, pelo menos sete nomes figuravam como alternativa no PSB para disputar o cargo: os secretários Danilo Cabral (Cidades), Paulo Câmara (Fazenda), Tadeu Alencar (Casa Civil), Antonio Figueira (Saúde), Milton Coelho (Governo), além do vice-governador João Lyra Neto e do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho. A lista afunilou-se e, nesta semana, Danilo Cabral e Paulo Câmara aparecem como favoritos.
    Questionado se o perfil do candidato seria técnico ou político, Eduardo Campos desconversou. “Quando você conhece uma pessoa, não pergunta se ela é técnica ou política”, afirmou.
    Para o anúncio, falta o PSB cumprir uma espécie de liturgia. O presidente estadual do partido, Sileno Guedes, recebeu a missão de conversar os presidentes das legendas da base aliada para tratar sobre sucessão. Oficialmente, a discussão se dá em torno de contribuições para o conteúdo programático. No último dia 10, a direção estadual do PSB se reúniu e elaborou um documento com propostas que foi levado ao conhecimento dos demais partidos governistas.
    Sileno Guedes já fez algumas rodadas de conversas, mas ainda falta o PSD, o PDT e os integrantes do chamado G6 (PSL, PRP, PRTB, PSDC, PTdoB e PHS). Ele afirmou que vai reunir as sugestões dos partidos e apresentar um documento.
    Com informações do repórter Tércio Amaral, do Diario de Pernambuco

    LUCIANO CAPITÃO SE DESTACA NA OPINIÃO POPULAR PELO BOM TRABALHO A FRENTE DO PODER LEGISLATIVO EM 2013/2014

    Na sua segunda legislatura, e a primeira como presidente da mesa diretora do Poder Legislativo de Araripina, o vereador Luciano Capitão (PSB) tem apresentado resultados positivos na parte técnica administrativa, controlando os gastos e oferecendo mais ferramentas para que todos os vereadores executem seus mandatos atendendo e dando respostas a população de acordo com suas demandas locais.

    Ele tem recebido o reconhecimento tanto dos colegas vereadores da bancada governista, como também da bancada de oposição, dos funcionários da câmara, da opinião pública, e o melhor de todos, das pessoas que deram seus votos de confiança .

    Diante disso tudo, os veículos de opinião pública, Araripina.com.br (site da cidade) e também aEmpresa Brasileira de Pesquisa e Publicidade (Embrapp) destacaram e premiaram com placa, a atuação parlamentar do vereador presidente da Câmara, Luciano Capitão durante todo o ano de 2013.

    ATENCÃO PARA ESTE COMUNICADO

    Importante reunião neste fim de semana no bairro Universitário com a presença do prefeito Alexandre Arraes para tratar sobre assuntos de interesse relacionados ao bairro.
    O momento acontecerá na escola Antonieta Salatiel a partir das 07h00 da noite e o convite estende-se para todas as famílias da comunidade.

    ASCOM – PMA

    Facebook anuncia oficialmente compra do WhatsApp por 16 bilhões de dólares

    Aquisição foi oficializada nesta quarta-feira, com a regularização junto à Securities and Exchange Comission, uma espécie de comissão de valores mobiliários dos EUA

    Por 16 bilhões de dólares (12 bilhões em ações e outros quatro bilhões em dinheiro), a rede social mais acessada do planeta adquiriu o aplicativo WhatsApp, um mensageiro que está entre os aplicativos mais baixados e utilizados em smartphones e tablets de todo o mundo com sistemas operacionais como iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Symbian.
    Tárcio Fonseca
    Cobiçado pela gigante Google, o WhatsApp foi anunciado como novo aplicativo do Facebook, nesta quarta
    Com a aquisição, os usuários, tanto do Facebook quanto do WhatsApp, podem esperar muitas novidades e serviços de integração entre os programas. Além de mudanças na usabilidade provocada pela integração dos dois serviços, espera-se agora um forte impacto nas cifras das empresas do mercado eletrônico.
    O Facebook, de Mark Zuckberg, venceu a disputa contra a gigante Google, que desde o início de 2013, tentava comprar o mensageiro de Jan Koum, CEO e co-fundador do WhatsApp, segundo o site especializado Digital Trends. A compra foi mais uma ação relâmpago do Facebook, que, em abril de 2012, também anunciou a compra de outro fenômeno entre aplicativos para smartphones e tablets, o Instagram, por US$ 1 bilhão, pegando muita gente de surpresa. 
    O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (19) e confirmado através de um documento enviado à Securities and Exchange Comission (SEC), órgão equivalente à CVM no Brasil. Kuom, que esteve à frente da multiplataforma de mensagens instantâneas nos últimos anos, agora fará parte do corpo executivo do grupo Facebook Inc. como conselheiro administrativo.

    Azeredo se retira de cena pela porta dos fundos

    Josias de Souza
    Diante do pedido de 22 anos de cadeia formulado pela Procuradoria-Geral da República, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) prometera defender-se da tribuna da Câmara. Não falou. Convertido numa condenação esperando para acontecer, ele mandou dizer que resolveu renunciarao mandato de deputado federal. Faltando-lhe os argumentos e a presença de espírito, tenta conseguir a ausência de corpo.
    Azeredo nem veio a Brasília. O filho foi o portador da carta. Um correligionário tucano cuidará de comunicar ao plenário. Suprema ironia: os mensaleiros petistas José Genoino e João Paulo Cunha renunciaram para fugir à cassação do mandato. Azeredo renuncia em fase anterior para escapar da própria condenação do STF. Com os dedos na guilhotina, salva antes os aneis.
    Azeredo vê a cúpula do ex-PT no presídio da Papuda e já não pode dizer “dessa água não beberei”. Então, ele tenta ferver antes. Entrega o mandato para forçar o Supremo a devolver o seu processo à primeira instância do Judiciário, em Minas Gerais. Apostando na infinidade de recursos que a legislação brasileira é capaz de prover, o ex-governador mineiro, ex-presidente do PSDB e ex-senador da República já não ambiciona a absolvição. Ele deseja agora a prescrição. Tomado pela coreografia, Azeredo se retira de cena pela porta dos fundos.

    Araripina realizará o maior carnaval de todos os tempos

    A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes realizou na manhã de hoje (18) uma reunião com todos os diretores dos Blocos Carnavalescos para apresentar a programação do Carnaval 2014 em Araripina que acontecerá nos dias 01, 02, 03 e 04 de março no pátio da Feira do Feijão com uma grande programação que animará todos os foliões do município.
    O evento tomou uma grande proporção, após a solicitação feita pelos araripinenses que desejam aproveitar o carnaval com muita alegria e cultura em Araripina que vem crescendo com vários avanços e investimentos culturais.

    O secretário Lídio Santiago abriu o debate para discutir ideias, sugestões e tirar as dúvidas dos presentes para maiores esclarecimentos da festividade que movimentará toda a cidade.
    “Estamos juntos com o prefeito Alexandre Arraes e toda nossa equipe para proporcionar aos foliões o melhor carnaval que Araripina já teve”, disse o secretário.
    Todos os dias terá a orquestra de Frevo – Ribeira Ribeirinha, além da matinê para a criançada no domingo às 16h e o concurso dos Blocos Carnavalescos de Araripina 2014 a partir das 21h.
    As noites receberão a alegria de vários artistas, confira a programação:
    Dia 01/03 (sábado)
    Swing Pam, Anderson Bandeira e Pegada Federal
    Dia 02/03 (domingo)
    Cores e Canções; Eskema 3 e Swing do Gueto
    Dia 03/03 (segunda-feira)
    Eugênio Sá e Nova Pegada; Descarados e Bonde Polentinhas
    Dia 04/03 (terça-feira)
    Luiz Paulo Style; Os Tampas do Arrocha e Unz’bakanaz

    Acompanhe o Regulamento dos blocos carnavalescos no link abaixo: http://www.araripina.pe.gov.br/carnaval-2014/

    ASCOM – PMA (Fotos: Fabiano Alencar)

    Liberação de supersalários é absurda, diz Renan

     A presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), classificou nesta quarta-feira (19) de “absurda” a liminar (decisão provisória) concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), queordenou o pagamento dos salários acima do teto no Congresso Nacional, os chamados supersalários. “Há um teto constitucional que precisa ser cumprido, observado. Acho essa decisão um absurdo”, disse Renan.
    A decisão provisória do ministro beneficia os funcionários do Legislativo que ganham acima de R$ 29,4 mil, atual teto do funcionalismo público. Em outubro de 2013, o Tribunal de Contas da União havia recomendado a suspensão dos pagamentos de supersalários a servidores do Congresso. Diante da recomendação, tanto a Câmara quanto o Senado determinaram o corte dos contracheques.
    Marco Aurélio Mello disse não ter ficado ofendido com a declaração do presidente do Senado. 'Nós vivemos em estado democrático de direito e cada qual deve ter ideias próprias sobre matérias. Isso não me alcança. Só que não podemos partir para o justiçamento porque o Supremo é o guarda maior da Constituição.'  (Portal G1